segunda-feira, 22 de outubro de 2012

5 princípios para professores de adultos

Ensinar alguém mais maduro é diferente do que ser professor de crianças ou jovens. Se você dá aulas para alunos adultos é importante entender cinco princípios básicos desse aprendizado

A partir dos estudos de Malcolm Knowles, considerados um dos pioneiros no estudo do aprendizado de adultos, podemos perceber que eles aprendem melhor quando cinco aspectos são observados. Primeiro, quando entendem por que algo é importante de saber ou fazer. Em segundo lugar quando possuem a liberdade de aprender de suas próprias maneiras. Terceiro, quando o aprendizado é experimental. Quarto, quando é o tempo certo para que aprendam e, em quinto, quando o processo é positivo e encorajador.

Confira a seguir os cinco princípios para o aprendizado de adultos:
  1. Eles devem entender o porquê - Esse princípio não se trata sobre o motivo pelo qual seus alunos estão na sala, mas sim por que cada coisa que você ensina é uma parte importante no aprendizado.
  2. Respeito os diferentes estilos de aprendizado - Há três estilos gerais de aprendizado: visual, auditivo e tátil ou cinestésico. Os alunos visuais são aqueles que aproveitam melhor elementos imagéticos para aprender. Eles gostam de gráficos, diagramas e ilustrações. Os estudantes auditivos são aqueles que prestam maior atenção aos sons associados ao aprendizado. Eles irão se ater ao som de sua voz e se envolvem de maneira mais ativa em debates e discussões de sala, por exemplo. Os táteis ou cinestésicos são os alunos que precisam aplicar a teoria de maneira prática, física. Eles querem, por exemplo, tocar o objeto sobre qual estudam ou praticar determinada instrução para que realmente entendam sobre o que estão aprendendo.
  3. Permita que eles experimentem o que aprendem - Qualquer atividade que faz com que seus alunos se envolvam pode ser aprendizado experiencial. Pequenos grupos de debate, experimentos, peças de teatro, esquetes, construir algo, escrever ou desenhar, entre outras atividades que os mantenham energizados e em desenvolvimento.
  4. Respeite o tempo - Um provérbio budista diz que "quando o aluno está pronto, o mestre aparece". Isso quer dizer que, não importa o quanto o professor se esforce, se o estudante não estiver pronto para aprender, é muito provável que ele não irá conseguir.
  5. A importância do encorajamento -  Para a maioria dos adultos pode parecer intimidante voltar aos estudos depois de ficar anos fora da escola. Por isso é muito importante que você encoraje e motive seus estudantes de maneira constante. Entretanto, fique atento já que ser positivo não signficia que você deve ser condescendente.
Fonte: Universia Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário