quinta-feira, 18 de outubro de 2012

SAÚDE BUCAL - O estresse e seu efeito sobre a saúde bucal

Hoje em dia a maioria das pessoas tem uma rotina bastante agitada, o estresse não tratado pode afetar a mente e o corpo, inclusive a saúde bucal. O estresse é definido como uma resposta fisiológica do corpo a situações ou problema que podem afetar negativamente  a atitude ou o organismo de uma pessoa. Segundo pesquisas, o estresse é dividido em quatro categorias: eustresse, distresse, hipoestresse e hiperestresse. O eustresse é uma forma de estresse positivo. É um estresse motivador e permite que a pessoa conclua seu projeto ou  trabalho. O distresse é um estresse negativo que afeta as pessoas através do medo, frustração e, por vezes, raiva.  O hipostresse ocorre quando alguém não está sob estresse positivo e pode dar origem a mais problemas, produzindo tédio e desespero.

O hiperstresse é  o o resultado do estresse quando alguém esforça-se em demasia para cumprir prazos. Quando o estresse ocorre, mais pessoas são afetadas por hábitos pouco saudáveis ou negativos que podem influenciar sua saúde bucal, tais como o uso do tabaco e/ou álcool. Os fatores de risco - tabaco e álcool - podem influenciar o desenvolvimento das doenças periodontais. O estresse pode afetar a saúde das pessoas causando os seguintes problemas bucais:

  • Surgimento de aftas - Aftas são pequenas feridas na boca causadas por vírus, bactéria e deficiência do sistema imunológico.
  • ATM/Bruxismo - As pessoas sob estresse podem ter problemas que afetam a articulação temporomandibular, assim como ranger e apertar os dentes durante o dia ou quando dormem.
  • Boca seca - O estresse pode afetar o nível de salivação. Certos medicamentos podem ter influência sobre o fluxo salivar.
  • Gengivite - Vários estudos mostram que o estresse pode afetar a capacidade de a pessoa realizar um boa higiene bucal.
Esses são alguns dos problemas que podem ocorrer quando o estresse está presente. Consulte seu dentista, se estiver passando por qualquer um deles. Tente aliviar o estresse ingerindo uma dieta nutritiva, dormindo o número de horas necessário à noite e exercitando-se para reduzir a ansiedade e a tensão decorrentes do estresse.
Fonte: Dr. Ilomar Negri - Especialista em Implantes  - Clínico Geral - Correio de Notíciais

Nenhum comentário:

Postar um comentário