segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Psicólogo aborda aspectos importantes para o envelhecimento saúdavel

Com o aumento da expectativa de vida do brasileiro, 31 anos em 1900 para atuais 70, a população idosa tende a crescer cada vez mais. A terceira idade é um período caracterizado por intensas mudanças físicas e psicológicas que interferem em vários aspectos. Com o objetivo de compartilhar conhecimentos sobre esse assunto, as Clínicas Unimed realizaram palestra "Envelhecimento, a hora da virada", no último dia 9 à noite, no auditório da Unimed Cuiabá. Esse foi um dos temas escolhidos pelos pacientes das Clínicas, setor responsável pelo atendimento de psicologia, nutrição e fonoaudiologia aos clientes Unimed. "Esta foi a terceira palestra que realizamos este ano, com o intuito de fornecer informações que contribuem para a qualidade de vida das pessoas", explicou a gerente das Clínicas Ildete Alves.

Para ela, o assunto é importante por trazer reflexões sobre os conflitos da terceira idade. "Se aspectos normais do período, é preciso exercer a tarefa de conviver e se adaptar". O evento contou com a presença de clientes, cooperados e colaboradores da Unimed Cuiabá. O assunto foi ministrado pelo psicólogo Fernando Borges Custódio, graduado pela Universidade de Cuiabá (Unic), com atuação nas áreas de Psicologia Clínica, Psicologia Escolar e Psicologia Organizacional. "Muitos evitam falar de envelhecimento porque têm medo dessa fase, principalmente com relação às mudanças na saúde, na sexualidade, no temperamento, situações que causam dúvidas e ansiedade", ressaltou.

O palestrante lembrou ainda que o período de envelhecimento é novo, pois nunca se viveu tanto e com tanta intensidade. "Hoje as pessoas conseguem ter até quatro relacionamentos duráveis ao longo da vida, mas viver muito não significa, necessariamente, viver bem. Por isso, é importante cuidar da saúde física e emocional , ponderou Fernando Borges. Ele citou os dados do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), que apontam, no Brasil, a previsão de que o número de idosos triplique até 2050 - passando de 21 milhões para 64 milhões.

Conscientização - A administradora de empresas, Mirian Mendes, de 53 anos, participou da palestra. "O conhecimento é importante para analisarmos e aprendermos a lidar com as mudanças nas áreas emocional e física", disse. Ela frisou ainda que a conscientização também é essencial para aproveitar a longevidade proporcionada pelos avanços da medicina e de políticas públicas.
Fonte: psicologado.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário