terça-feira, 23 de outubro de 2012

Açúcar ou adoçante??

O simples ato de adoçar um café pode ser prejudicial à saúde, se o produto utilizado não for bem escolhido. Apesar do açúcar ser considerado o vilão das dietas, por acumular gordura nas células e aumentar rapidamente o nível de glicose, alguns adoçantes podem, com o uso contante, ate´mesmo, destruir o sistema nervoso e o cérebro.

A primeira sensação após o consumo de açúcar é bem estar e ganho de energia, mas pouco tempo depois, quando há a queda da glicose, aparecem os sintomas de hipoglicemia: fraqueza, falta de concentração, depressão, ansiedade, irritabilidade, sudorese, dores de cabeça, queda dos níveis do organismo cromo, selênio,magnésio e zinco, envolvidos em múltiplas reações orgânicas. O produto é também um depressor é um depressor imunológico e não deve ser consumido por quem já tem redução de imunidade.

Açúcar mascavo e mel são mais saudáveis do ponto de vista nutricional, pois contém mais nutrientes, mas também provocam as oscilações desagradáveis  da glicose e favorecem o ganho de peso. O aspartame é uma neurotoxina, ou seja, uma droga que destrói o sistema nervoso e o cérebro, porque provoca a sua excitabilidade. Sua molécula tem três componentes: o ácido aspártico, a fenilalanina e o metanol. O adoçante pode provocar, entre outras coisas, reações alérgicas alimentares, dores de cabeça, náusea, espasmos musculares, perda de audição, depressão e surgimento ou piora de algumas doenças degenerativas como: Pakinson, Alzheimer, retardo mental.

O uso constante de adoçante não é recomendado. É importante lembrar que durante o dia acabamos tomando aspartame, muitas vezes sem perceber, em refrigerantes, sucos, produtos diet, café, etc. E é exatamente esse consumo que pode trazer males á saúde, e não o suo esporádico do produto.
Fonte: Drª Nájila Morais - Nutricionista - Clínica Equilibrium

Nenhum comentário:

Postar um comentário