quarta-feira, 17 de outubro de 2012

PREVENÇÃO - Especialista alerta para redução de riscos de contrair doenças cardíacas

Subir e descer escadas ao invés de usar o elevador pode proteger o corpo contra doenças. Se forem 32 lances de escada por semana o risco de doenças do coração diminui em 29%, segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia. Ser sempre ativo reduz o risco de doenças crônicas, principalmente as cardiovasculares. As doenças do coração representam a  primeira causa de norte em todo o mundo, segundo o Ministério da Saúde. No Brasil, cerca de 70 mil pessoas morrem de infarto por ano, e milhões são gastos com as formas de tratamento. 

A circulação nas artérias pode causar uma pressão mais forte que o o normal, dependendo de vários aspectos da saúde da pessoa. Essa situação é chamada de pressão alta, ou hipertensão arterial. A hipertensão arterial sistêmica é o estágio crônico da doença e pode causar danos a outros orgãos  e sistemas. Para pessoas com problemas graves nos rins, a insuficiência renal crônica associada a hipertensão, pode levar a estágios fatais da doença.  A hipertensão é diagnosticada quando a pressão arterial alcança níveis superiores aos considerados normais de acordo com a idade da pessoa.

"A pressão arterial  de um adulto é considerada normal quando é igual a 120/80 mmHg ou como é conhecida popularmente. 12 por 8. Ela passa a ser alta quando é igual ou maior que 140/90 mmHg. E se esse controle não for feito adequadamente pode gerar diversos problemas", diz o cardiologista Dr. João Roberto Gemelli. Mas a cada dia, médicos e estudiosos descobrem novas formas de tratamento e prevenção para esses males. Temas importantes na sociedade são destaques no 4º Simpósio de Hipertensão Arterial Sistêmica, que acontece no dia 26 e 27 de outubro, no auditório da Uniron , no Porto Velho Shpping.
Fonte: O Estadão do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário