terça-feira, 30 de outubro de 2012

OPINIÃO DE PRIMEIRA


MAURO NAZIF GANHOU COM TODOS OS MÉRITOS
Os dois tem perfis parecidos e qualquer um teria méritos para vencer. A vitória esmagadora de Mauro Nazif se desenhou depois que os eleitores dos demais candidatos no primeiro turno optaram, em sua maioria, em ir para o lado dele. Mauro fez uma campanha limpa, cheia de propostas, assim como o fez Lindomar Garçon. É claro que dizer que o importante é competir é papo furado de perdedor, mas nesse caso específico, Garçon também sai vitorioso, aplainando uma longa carreira política, com a liderança que consolidou na cidade onde foi prefeito duas vezes, Candeias do Jamari e agora em Porto Velho. Nazif ganhou com todos os méritos. Tem uma história pessoal recheada de vitórias nas urnas e suas derrotas haviam sido apenas para os cargos executivos (perdeu três vezes para Prefeito de Porto Velho e uma vez para Governador). Deputado federal atuante, ficha limpíssima, respeitado por praticamente todos os sindicatos de servidores públicos, Nazif assume em janeiro com a dura missão de melhorar ainda mais uma cidade que se transformou e se multiplicou várias vezes de população, nos últimos anos.

Mais que tudo, a população de Porto Velho recebe seu novo prefeito com grande esperança. Quer vê-lo realizar o que prometeu na campanha, no sentido de melhorar a qualidade de vida do povo. Quer mais obras, quer os viadutos concluídos, quer o fim das alagações onde elas ainda existem; quer melhor transporte coletivo; quer uma saúde pública ampliada; quer lazer e quer paz. Enfim, terminada a eleição, agora a hora é da transição de governo e de preparar a posse. Nazif chega para assumir uma função pública inédita para ele. Todos torcemos que ele tenha todo o sucesso, porque se isso acontecer, Porto Velho vai ser uma cidade ainda melhor para se viver. 
 
VITÓRIA ANTECIPADA
Quando saiu a pesquisa do Ibope na sexta, dando 16 pontos de diferença  para Mauro Nazif, quem conhece um pouquinho de eleição já sabia que o jogo estava terminado. No primeiro turno,Lindomar Garçon chegou na frente, mas ficou perto do seu teto. Além disso, o eleitorado de Mariana Carvalho, Mário Português, Fátima Cleide e Pastor Aluizio foi, em sua maioria, para os braços de Nazif. Alguns por preconceito, outros por ideologia. Mas quando o Ibope saiu, sexta á tardinha, já se sabia que Porto Velho tinha um novo prefeito.

PLANOS A EXECUTAR
No programa de governo anunciado na campanha por Nazif, há importantes propostas que a população espera, se torne realidade. Entre elas o fim do monopólio das empresas de ônibus; a conclusão dos viadutos sobre a BR 364; mudanças drásticas no sistema de recolhimento de lixo; obras em parceria com o Estado para concluir o abastecimento de 100% das residências da cidade com água potável; contratar engenheiros de trânsito para transformar o caos das ruas e avenidas em locais mais humanizado e seguro; pelo menos dois especialistas (pediatra e ginecologista) e um clínico geral em cada UPA ou posto de saúde.

O POVO REAGE
Embora as chamadas autoridades competentes continuem fazendo que não é com elas, a população já começa a dar sinais que não suporta mais a violência que sofre em silêncio e começa a reagir. Na Bahia, moradores destruíram totalmente a casa de um tarado que matou uma criança de dez anos. Só não foi linchado porque a vida dele foi protegida, ao contrário da criança que ele matou. Em Porto Velho, na semana passada, o povo aplaudiu um policial que reagiu a um assalto, matando um dos bandidos e ferindo outro. Ninguém aguenta mais, só nossos governantes, que, aliás, sempre têm muita segurança cuidando deles.

ANSELMO VOLTA
 O PT não foi de todo perdedor na eleição municipal em Porto Velho. Com a vitória de Mauro Nazif, assume a cadeira dele na Câmara Federal o suplente Anselmo de Jesus, que atualmente é o secretário de Agricultura do Estado. Anselmo, que teve um bom mandato na legislatura passada, acabou não se reelegendo. Ficou na primeira suplência e só chega ao Congresso porque Nazif ganhou a eleição na Capital. A turma do Anselmo deu muito duro para ajudar Nazif a ganhar. De olho, é claro, na cadeira dele..

NO ESCURO
Uma das críticas que os petistas e seus aliados faziam e fazem ao governo do seu adversário Fernando Henrique Cardoso, é que ele não planejou o país, permitindo que houvessem vários apagões de energia em várias regiões. Agora, quem tem que dar explicação é o governo do PT. Nas últimas semanas, uma série de apagões se registraram em vários estados, incluindo o Distrito Federal, sede do poder. Embora corra dar dar explicações cada vez que a energia desaparece, está ficando difícil para esse governo não ser comparado ao de FHC, nesse quesito.
 
NOVA CULTURA
Seria bom demais prá ser verdade! Não houve, como se anunciou, uma eleição sem sujeita nas ruas, no segundo turno, na Capital rondoniense. Embora bem menos do que no primeiro turno, ainda assim houve sujeira em frente e próximo a praticamente todos os postos de votação. Há a necessidade de mudança cultural: os candidatos precisam entender que sujar a própria cidade pode ser um tiro no pé. O eleitor está consciente e está deixando de votar em quem faz as ruas depósito de lixo.

PERGUNTINHA
Quando serão anunciados os nomes dos novos secretários que assumirão a Prefeitura junto com Mauro Nazif?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário