quinta-feira, 25 de outubro de 2012

OPINIÃO DE PRIMEIRA


O PERIGOSO EFEITO COLATERAL NO CASO DOS MENSALEIROS
O julgamento do Mensalão, acompanhado de perto por todos os brasileiros de bem, esperando ver os envolvidos na cadeia, pode ter um efeito colateral danoso, que representaria um grande retrocesso para o país e mais terror contra a população comum. Parece paranóia? Pode ser. Mas o raciocínio é simples. Se até agora os legisladores criaram leis de auto proteção, estendendo a bandidos perigosos benefícios que eles planejaram para si mesmos, caso pegos com a boca na botija, o que não farão outras autoridades poderosas, para se proteger de futuras prisões? Em breve teremos um pacote de novas leis de proteção ao crime; de direitos humanos dos criminosos; exigindo cadeias melhores e até com ar condicionado? Assim, se atenderia a nova safra de criminosos do colarinho branco que, ao que parece, finalmente podem ir para trás das grades, nesse país da mais absurda impunidade que se tem notícia na história recente da civilização. Na Constituição de 1988, houve uma enorme preocupação em proteger presos políticos. Só que ela não discerniu quem é quem e, claro, as leis abrigam mesmo os criminosos comuns, já que presos políticos não temos há décadas e, certamente, não teremos tão cedo.

O raciocínio é um exagero, mas não um absurdo. A classe política brasileira, antes de criar leis que beneficiem a maioria da população, preocupa-se primeiro com ela mesmo. Não importa que resultados danosos isso venha a representar para o país. Veja-se o caso da ampla, geral e irrestrita impunidade que vem campeando no Brasil, dando carta aberta à bandidagem e à violência sem fim. Temos que torcer que, em função da prisão dos mensaleiros, não sejam criadas mais leis para proteger criminosos. Os de colarinho branco, mas também os outros, que estão transformando nossas cidades em praças de guerra.
 
RETA FINAL
Momentos finais da campanha eleitoral em Porto Velho. Hoje e amanhã ainda tem horário eleitoral gratuito. Amanhã no final da tarde tem a segunda pesquisa do Ibope, que será divulgada no telejornal local da TV Rondônia e em seguida replicado em todos os sites e outras emissoras. À noite, também nesta sexta, o terceiro e último debate entre Mauro Nazif e Lindomar Garçon, os dois concorrentes à cadeira de Prefeito da Capital. Militâncias com nervos à flor da pele; candidatos correndo atrás do voto; boatos e confusões: tudo isso na reta final da disputadíssima eleição.

ADEUS ÀS CRIANÇAS
Os números trágicos da violência no trânsito não param de piorar. Todos os dias, cinco crianças morrem em acidentes no país. Os  números finais apontam quase duas mil mortes por ano. Some-se a isso milhares de jovens, na faixa etária dos 14 aos 25 anos, cujas vidas são ceifadas nas rodovias, avenidas e ruas e se chegará a um quadro desesperador. Todos os anos, perto de 45 mil brasileiros são mortos em acidentes pelos quatro cantos do Brasil. Infelizmente, essa é uma doença incurável.

MALÁRIA CONTROLADA
Sucesso total o programa de combate à malária, feito pela equipe de especialistas da Santo Antonio Energia. Nas regiões atendidas durante o projeto (os distritos de Jacy-Paraná e Rio Pardo, além de comunidades indígenas como as aldeias Karipuna e Karitian), os resultados foram muito positivos. O trabalho já conseguiu reduzir em mais de 30% os casos de malária na Capital rondoniense, alterando a colocação de Porto Velho do quadro de grave para médio. Cerca de seis mil famílias foram atendidas pelos técnicos e agentes de saúde.

MOSQUITEIROS
O trabalho desenvolvido por técnicos da construtora, em parceria com a secretaria municipal de saúde e Ministério da Saúde, realizou a entrega de 17.500 Mosquiteiros Impregnados de Longa Duração, conhecidos como (MILD). Esses mosquiteiros compostos com inseticidas ajudaram a reduzir drasticamente as incidências de malária em regiões que eram consideradas de alto risco de contaminação. Segundo os técnicos que participaram desta fase do projeto, houve um intenso trabalho de conscientização das comunidades, que inicialmente se mostravam receosas com o fato de instalarem mosquiteiros com inseticida em suas residências.

CINTOS APERTADOS
Passada a eleição no segundo turno na única cidade de Rondônia, todas as atenções vão se voltar para a reta final do ano em termos de fechamento das contas do Governo; pagamento dos fornecedores e salários dos servidores. Mesmo com toda a crise, o governador Confúcio Moura tem conseguido cumprir os compromissos e não atrasou um só dia o pagamento do funcionalismo, desde que assumiu. Há algumas dificuldades com fornecedores, mas a tendência é que, apertando o cinto, o Estado consiga terminar o ano no azul. Mesmo com todos os problemas que surgiram nos últimos meses.

NÚMEROS DO IBOPE
Pesquisa do Ibope dessa semana, continua colocando o prefeito Roberto Sobrinho e o governador Confúcio Moura com índices positivas em suas administrações. Entre ótimo, bom e regular, Sobrinho chegou aos 68% de aprovação. Já Confúcio, nessa soma, ficou com 66%. A pesquisa foi feita em Porto Velho, no último final de semana. Ela apontou também empate técnico entre Lindomar Garçon e Mauro Nazif no segundo turno da eleição da Capital.

PERGUNTINHA
Qual dos dois finalistas na eleição de Porto Velho podem comemorar a vitória nos debates realizados para o segundo turno?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires

Um comentário:

Shirley disse...

Acredito que o candidato Drº Mauro pode comemorara a Vitoria!

Postar um comentário