sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Opinião de Primeira

TEMOS O QUE COMEMORAR NESTE SETE DE SETEMBRO
Os 190 anos da Independência, que comemoramos hoje, mostram que, no final das contas, valeu a pena a luta pela ficarmos livres dos portugueses e, sozinhos, fazermos no nosso caminho. Há muitas mazelas, várias das quais aprendemos exatamente com os portugueses, incluindo o títulos de nobreza dados pela Coroa, para tomar casas de otários, quando da vinda da Família Real para o Brasil. Os primeiros passos não foram fáceis. A Proclamação da República, em novembro de 1889, abriu novos horizontes. Daí em diante, nossa história é feita de muita luta, muitos passos para a frente e outros tantos para trás; guerras, revoluções, ditaduras e, finalmente, a democracia ampla, geral e irrestrita, nos últimos 26 anos. Para se ter idéia de quão jovem somos, mesmo aos 190 anos, basta lembrar que esse é o maior período de democracia que vivemos em toda nossa história. O povo brasileiro, trabalhador, decente, sonhador, esperançoso, festeiro em sua grande maioria, é o grande responsável por estarmos hoje numa posição de destaque entre todos os países do mundo. Se dependêssemos da qualidade dos nossos políticos, estaríamos ainda num atraso inominável. Mas há o povo e esse sim, com erros e acertos, é quem faz a grande deste Brasil.

Agora, na entrada do século 21, quando estamos entre as melhores economias do mundo, temos ainda importantes correções de rumo a fazer. Entre elas, o combate eficaz e sistemático à corrupção; leis duríssimas para a minoria de criminosos, que transformou algumas das nossas cidades em campo de guerra e melhor distribuição de renda, já que o fosso que separa pobres e ricos é ainda imenso. Mas, no geral, temos sim o que comemorar neste 7 de setembro. Vamos homenagear, então, a terra que nos abriga e nos dá tudo. Um pouco de amor verdadeiro à Pátria seria uma forma decente de lembrarmos esta data tão importante.

ALGUÉM ENTENDE?
As Prefeituras, em Rondônia e no Brasil inteiro, estão, em sua grande maioria, perto do abismo. Muitas já estariam falidas, caso fossem empresas privadas. A queda no Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e outras arrecadações, colocam a administração das cidades como um enorme e quase intransponível desafio. Só há queixas a fazer, quando se fala em Prefeituras. Mas, ao contrário do que se poderia imaginar, nunca houve tanta disputa por um cargo como esse, no Brasil inteiro. Só em Porto Velho são nove pretendentes. Dá prá entender?

TAMBÉM PAROU
Não se pode elogiar! A obra da ponte sobre o rio Madeira, no bairro da Balsa, que estava indo de vento em popa, simplesmente parou. Faltam ainda dois vãos centrais e as cabeceiras. Não se vê movimento de operários, não se ouve o barulho das máquinas, nada está acontecendo, pelo menos nos últimos dias. E, tão ruim quanto isso é que nenhuma autoridade vem a público dizer o que está acontecendo. Será que a nossa ponte terá o mesmo destino da maioria das obras públicas neste país?

ESTÁ MELHORANDO
Dois acusados de meter a mão no dinheiro público e criar contas com muito dinheiro no exterior, vão ter que devolver pelo menos parte do que afanaram. Um deles é o juiz Nicolai Lalau dos Santos, que roubou milhões das obras do TRT de São Paulo. A Justiça da Suiça mandou nos devolver nada menos do que 6 milhões e 800 mil dólares, que o Lalau “lalauzou”. Já Paulo Maluf, aquele que jurava que não tinha conta no exterior, também ficará alguns milhões menos rico. Seu dinheirinho em paraísos fiscais foi descoberto.

NUVEM NO CÉU
Moradores do bairro São João Bosco, antigo Jardim América, perto do centro da Capital, estão pedindo pelo amor de Deus que a Eletrobras Rondônia dê atenção àquela populosa área da cidade. Mesmo com grande aumento na população, com cada vez mais domicílios, o sistema de distribuição de energia é o mesmo de dez anos atrás. Cada vez que dá uma nuvem anunciando chuva, cai a energia em toda a área. Foram três vezes em quatro dias, nesta semana. Então, Eletrobras, vê se dá um jeito!

CENSURA
A criação do tal marco regulatório da mídia brasileira não foi esquecida pelos aprendizes de ditadores de plantão. Depois de seis anos deixado de lado, até pelos protestos vindos de todos os segmentos da Nação, os malandros querem que o Conselho de Comunicação Social do Congresso retome o assunto. Estão doidos para censurar a imprensa e controlá-la, talvez para que não publique as denúncias de falcatruas e roubalheiras do dinheiro público. Esquerdistas metidos em sindicatos – inclusive de jornalistas – estariam apoiando a iniciativa. Temos todos, os democratas, de ficar de olho nessa tentativa de sacanagem.

SEM DONA DILMA
Seringueiros de Rondônia, Acre e Pará foram a Brasília, convidados pelo Palácio do Planalto e esperavam ser recebidos pela presidente Dilma. Eles, contudo, foram atendidos pelo secretário geral dela, Gilberto Carvalho. Apresentaram reivindicações, como a aprovação da PEC 556, que prevê a estes pioneiros da floresta os mesmos direitos concedidos aos combatentes de guerra. Saíram de lá com as mesmas promessas de sempre. E ainda sem realizar o sonho de falar com dona Dilma.

PERGUNTINHA
A participação de Aécio Neves, Lula e ministros do atual governo, apoiando seus candidatos em Porto Velho, no horário eleitoral, pode mudar os rumos da eleição?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário