OS COMPRADORES DE VOTO SÃO CRIATIVOS,
MAS A JUSTIÇA ESTÁ SEMPRE DE OLHO NELES
Os compradores de voto, a cada eleição, acham sempre formas criativas de ludibriar a Justiça Eleitoral e escapar da lei. Muitos candidatos não se preparam para enfrentar o eleitorado, para criar discursos palatáveis, para envolver a comunidade. Eles, sorrateiramente e até meses antes dos pleitos, organizam verdadeiras quadrilhas para compra de voto. Está cada vez mais difícil, mas continuam tentando. Foi-se o tempo em que candidatos davam tampas de panelas de pressão, prometendo a panela depois da eleição. Ou daqueles que separavam caixas de isopor cheias de dinheiro, para comprar o voto no dia do pleito. Agora, são mais sofisticados. Criam redes de informantes, sempre alertas à presença de fiscais da polícia e do TRE. Têm um faro para detectar servidores que trabalham disfarçados. Quando eleitos, viram as costas ao eleitor e à sua comunidade. Querem mais é recuperar o que investiram. Hoje, se pegos, eles pagam caro. Mas o eleitor que for flagrado negociando seu voto, também começa a ser punido. A lei endurece. E eles têm que gastar mais, comprar mais gente, se organizar melhor, para tentar burlar e ganhar de qualquer jeito.
Este é um dos temas abordados pela diretora geral do TRE, Elizeth Mesquita, em esclarecedora entrevista ao programa Candelária Debate (TV Candelária, Canal 11 na TV Aberta e Canal 25 na TV a Cabo, a partir das 13h20 deste sábado). Ela falou sobre a campanha eleitoral que começa, sobre os compradores e vendedores de votos; sobre as ações da Justiça Eleitoral, com apoio da PM e PF e pediu aos eleitores que escolham os melhores e não os menos ruins. O Brasil pode mudar pelo voto. Basta o eleitorado concluir que, ao vender seu voto ou fazer de conta que ele não tem valor, está entregando sua cidade, seu Estado e seu país nas mãos de delinquentes.
TROCANDO
Ainda não se sabe se será esta semana ou na próxima ou na outra. Mas, dentro de alguns dias, haverá mudanças na equipe do governador Confúcio Moura. Uma das secretarias terá seu titular substituído e uma estatal também. Por enquanto, o assunto é tratado apenas nos bastidores e poucos têm acesso a detalhes. Mas que as trocas acontecerão em breve, não existe mais qualquer dúvida. Só falta o governador anunciar.
BANCADAS, NÃO!
Decisão também tomada em nível de governo: as emendas individuais dos deputados serão liberadas, mas as de bancada não. Dias atrás, houve reunião pesada entre representantes do Executivo e do Legislativo, mas não houve acordo para que as verbas das emendas das bancadas fossem incluídas. O assunto foi debatido com gente da alta esfera dos dois poderes. O governo do Estado está segurando todas as despesas que não considera prioritárias. A arrecadação, no mês passado, caiu em 16%.
SEM BONDADE
Más notícias para os grevistas federais: a presidente Dilma Rousseff reuniu sua equipe econômica e lideranças políticas de peso, para pedir que não sejam aprovados pacotes de bondade nesse ano de eleição. Traduza-se: nada de aumento para qualquer categoria do funcionalismo. Portanto, professores universitários, servidores do Incra e Eletrobras, parados em luta por melhores salários, podem ficar sem nada. Outras categorias estariam se mobilizando para exigir reajustes, mas depois dessa da Dona Dilma...
FALTA POUCO
O prefeito Roberto Sobrinho confirmou, essa semana: até o final do mês, entregue o viaduto da BR 364, na Jatuarana. As obras estão na fase final. O do Trevo do Roque vai demorar um pouco mais, porque ainda há necessidade de retirada de prédios e desapropriações. Mas fica pronta também até o fim do ano. Enquanto isso, a Prefeitura vem fazendo um trabalho duro e diuturno para recuperar ruas esburacadas pela forte temporada de chuvas deste ano. Em várias áreas da cidade, as equipes comandadas por Miriam Saldaña não param. E os resultados já aparecem.
MENOS RUIM
Os números ainda são alarmantes, mas a Secretaria de Segurança Pública divulga a diminuição no número de assassinatos no Estado. Sobre 2010, o ano passado teve uma queda de 22%. Em 2010, foram 550 mortes violentas. Em 2011, 427. Mesmo assim é de apavorar, embora tenha que se reconhecer que a queda é importante e deve ser registrada. No ano passado, 14,3 assassinatos por mês; uma morte a cada duas horas. Já há índices que indicam avanços, mas o número ainda apavora. E, pelo andar da carruagem, 2012 poderá terminar tão violento quando o ano que passou. Mesmo com todo o esforço da segurança pública.
MAIS GREVE
Está marcada mais uma greve para começar nessa segunda. E essa sim, vai infernizar a vida do porto velhense. Motoristas e cobradores de ônibus da Capital anunciam paralisação já na segunda-feira. Querem aumento de salário e fazem outras reivindicações. O único grupo empresarial que domina o serviço de transporte coletivo na Cidade será pressionado, mas quem vai sofrer mesmo são os trabalhadores, que dependem dos ônibus principalmente para ir e vir ao trabalho. As conversações prosseguem no final de semana, mas ao que parece a paralisação já estaria decidida.
PERGUNTINHA
Qual coligação ainda mudará nomes de algum candidato na chapa majoritária, antes de que a campanha comece pra valer na Capital?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires
Nenhum comentário:
Postar um comentário