O piloto mostra como deixou a naked mais rápida, passa no dinamômetro e mede na pista
A garagem do piloto de testes de Duas Rodas Leandro Mello agora tem uma naked Honda CB 1000R. Para ser usada principalmente em circuitos fechados, ela recebeu upgrades que melhoraram sensivelmente a performance e reduziram o tempo de volta em 4 segundos no primeiro teste!
Começando pelo motor de 4 cilindros que originalmente entrega até 141 cv e 10,2 kgf.m declarados pela fabricante. Trocando o escapamento por outro esportivo, sem restrições de catalizador e abafador, a potência automaticamente subiu 8 cv.
Seguida de uma necessária reprogramação da injeção eletrônica para readequar o fluxo de entrada de combustível à maior vazão de exaustão, a diferença passou a 18 cv e 2 kgf.m extra.
Além do entusiasmo adicional nas acelerações, Leandro precisava readequar o restante do conjunto ao uso esportivo severo em circuito fechado, que exige mais de pneus, freios e suspensões. Foram instalados pneus slick, dutos de freio revestido por malha de aço anti-dilatação e o amortecedor traseiro foi trocado por outro com regulagem remota hidráulica da pré-carga da mola.
O resultado prático de todas as modificações em nossa pista de testes foi o tempo de volta reduzido de 1min08s36 para 1min04s48. Assista ao vídeo com Leandro mostrando o processo de preparação e o primeiro teste da CB modificada. Veja o Vídeo:
Fonte: Revista Duas Rodas.
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário