Para quem pilota moto, fazer revisão de segurança e estar atento às necessidades de pilotagem é imprescindível para prevenção de acidentes inoportunos com motocicleta. Por isso, é fundamental você sempre estar revisando a sua motocicleta, afinal, o seu “cavalo de aço”, sua ferramenta de trabalho, também sofre com o desgaste do cotidiano, assim como você, por isso, é muito importante você saber quais são os principais itens que você deve checar sempre na sua moto para sua própria segurança. Estamos falando da famosa checagem PCLOC, uma sigla ainda pouco conhecida pelos “motocas”, mas que é bom todos estarem ligados e atentos para atender.
Muitos motoboys não sabem, mas fazer uma rápida e simples revisão na motocicleta antes de sair para rotina de trabalho ou passeio pode a diferença no seu dia a dia como pode ser uma defensiva para prevenção de acidentes, ou até mesmo, uma parada inesperada no meio do caminho e isso, nenhum motociclista merece.
Prevenção de acidentes com motocicleta é um fator que todos os motociclistas precisam ficar ligados, todos nós sabemos que, quando sentamos em uma moto e aceleramos pelas ruas, avenidas e rodovias, sabemos que estamos totalmente expostos, correndo riscos de acidentes e até risco de morte em algumas situações, bom, excesso de velocidade, se colocando em risco, ziguezagueando no transito isso só aumenta ainda mais a possibilidade de se envolver em acidentes, e em alguns acidentes, a falta de equipamento de segurança, ou utilização correta do equipamento, em grande parte agravam muito a situação do acidentado, a falta de manutenção, também é um fator, que poucos fazem com frequência, e isso também é um causador de acidentes, acidentes esses, que podem sair da estatística se o próprio motociclista tiver mais consciência, não deixando de dizer que a distração, sonolência, imperícia e enfim, a imprudência, esses são os fatores mais comuns causadores de acidentes com motocicleta, ou seja, a todo o momento o motociclista passa por situações inesperadas no transito e ficar atendo e tentar ser o mais prudente possível é sem dúvida um bom começo para não se envolver em acidentes, mas, que se aliado à manutenção preventiva da motocicleta fica melhor ainda na questão da segurança, para o seu bem pilotar e a sua própria vida.
Sabemos que é muito ruim, quando estamos pilotando a moto, mas, principalmente quando é em uma rodovia, ai, derrepente, fura um pneu, de certa forma, não tem um que não solta aquele “Putz grilo”, “C” “P”, ou seja, você fica muito bravo, realmente é muito ruim essa situação, e não tem como não ficar nervoso, mas isso é só um fato, quando na verdade você pode evitar este tipo de situação, com uma simples observação, olhando sempre a calibragem corretas dos pneus para cada tipo de situação ou se há sinal de desgastes, se houver, troque, este é o melhor conselho a se seguir, pneus desgastados e carecas, aumenta de 80 a 90% a chance de furar, enquanto os pneus novos diminuem em 90%, acredite.
Agora, se imagine em trânsito fluindo na velocidade da via, comum, e do nada, aquele motorista imprudente que esta a sua frente, que não sinaliza o que vai fazer, e você vem pelo corredor normalmente, e do nada o “infeliz” muda de faixa, nessa situação eu prefiro nem comentar o que sai da boca do motociclista na hora que ele toma a fechada não é mesmo? Acredito que não, por isso, nessa hora é fundamental que você esteja atento, mas, principalmente com os freios da sua moto em dia, neste caso, seguindo a ordem da Sigla PCLOC, que vocês já estão quase entendendo o que é, agora vamos falar dos cabos, neste caso, os cabos de freios, eles, estão entre os itens mais importantes a serem verificados numa checagem preventiva, estar sempre verificando os freios pode te livrar de muitos acidentes, por que se na hora que você mais precisar dele e não tiver, uma simples fechada, às vezes por falta de freio e não conseguir frear a tempo, pode te custar muito caro e você sabe disso.
A sinalização do veiculo é muito importante para informar os outros condutores no transito para onde queremos ir, ou seja, ninguém tem uma bola de cristal para saber ou até mesmo adivinhar onde o outro vai virar, ou entrar. Por isso, a luzes de freios, piscas e farol, são itens bastante relevantes a serem considerados durante uma checagem preventiva, por que existem muitos motociclistas inexperientes que a seta traseira da moto não pisca ou a luz de freio não acende há dias, e ele nem sabe que a lanterna esta queimada, e em muitas vezes só fica sabendo quando é parado numa blitz e toma uma multa, sacanagem, mas, não tem choro, por isso, é importante você estar de olhos abertos a estes itens também, afinal, no transito de moto, principalmente se for de noite é importantíssimos ver, mas, principalmente ser visto pelos outros condutores, isso também evita muitos acidentes, pode acreditar.
Agora, alguma vez você já ficou sem gasolina numa estrada ou até mesmo no transito? Não? Ainda bem né? Mas, acreditamos que muitos motociclistas já passaram por isso, e isso não é legal, mas, vamos mais além. Por um acaso o motor da sua moto já fundiu por falta de óleo no motor? Acredito que não também, talvez, mas sabemos que muitos já passaram por este tipo de situação, até mesmo por inexperiência, mas são situações como essas que nos colocam em risco principalmente quando é por falta de combustível, imaginamos que a gasolina da sua moto acabe numa área que é propicia a roubo de motos, isso não seria legal para você não é? Ficar alheio dando sopa para o azar, principalmente para ladrões de moto, ninguém merece, ou muito menos ferrar o motor da moto por falta de óleo. Por isso, aconselhamos você checar sempre o nível de óleo e combustível da sua motocicleta, a dica é nunca pilote com pouca gasolina e verifique sempre o óleo, no caso da gasolina, se for preciso reabasteça, é importante observar também os respiros, o filtro de ar e o registro de combustível, fazendo essas checagens com frequência, você não terá este tipo de problema pilotando a sua ferramenta de trabalho e passeio.
E por ultimo, perguntamos quem já teve a corrente da moto estourada por estar muito apertada ou frouxa de mais? Ou quem já passou num buraco e sentiu que a suspensão já não é mais aquela? Dois fatores, que também ao serem observados podem ser evitados e também diminuir o risco de acidentes, ou seja, a primeira situação é muito desagradável e pode causar um acidente sem dúvida, já a segunda situação complica um pouco na parte de conforto e até mesmo de dirigibilidade da motocicleta, por isso, necessário que o motociclista também observe o conjunto de corrente, transmissão, chassi e suspensão. Para isso, o piloto deve ficar atento nas folgas entre as peças, já a transmissão ficar ligado no desgaste e lubrificação, além disso, dar uma atenção especial às condições da suspensão, não se esquecendo de verificar as folgas de porcas e os parafusos, observar se estão devidamente apertados.
Enfim, agora vamos para o resumo, como você observou durante a leitura, nós colocamos algumas situações que já deve ter acontecido com muita gente, mas que nos revelou a importância da checagem de alguns itens da sua moto que podem fazer a diferença quando se trata de prevenção, esperamos que você tenha compreendido o que significa a sigla PCLOC, que é nada mais nada menos que os principais itens da motocicleta que devem ser checados antes de sair pilotando, parece ser tanta coisa, mas todos os itens citados podem ser checados em minutos pelo motociclista, por isso, entendam e torne isso um hábito para sua própria segurança, fazendo isso, você vai se prevenindo contra possíveis acidentes e imprevistos desagradáveis, que em parte deles, podem ser evitados com consciência e prudência, por isso, previna-se, cuide e pilote com segurança, sempre.
A sigla PCLOC
P – Refere-se à inspeção nos pneus e rodas do veiculo
C – Refere-se inspeção de comandos e cabos.
L – Trata-se das lâmpadas dos faróis, pisca-alerta, setas, freios e o sistema elétrico do veículo
O – Trata-se da checagem do nível de óleo, combustível, filtro de ar, respiros e o registro de combustível
C – Refere-se ao conjunto de corrente, transmissão, suspensão e chassi da moto.
Fonte: Motoboymagazine.com.br
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