Todo apaixonado pelo mundo em duas rodas sempre exalta a liberdade de poder sentir o vento batendo em seu corpo durante as viagens, ou no trajeto urbano. Mas é válido lembrar que andar de moto no frio sem as devidas precauções pode acabar transformando este sonho em um pesadelo indescritível!
Cuidados com a saúde e a segurança são essenciais para quem quer se aventurar em situações climáticas de baixa temperatura. E, pensando nisso, separamos para você 4 dicas que, certamente, vão tornar a sua viagem ainda mais agradável e sem imprevistos. Confira!
1. Cuide bem da sua saúde ao pilotar no frio
A exposição corporal do piloto às baixas temperaturas pode ocasionar muitos danos à sua saúde, desde respiratórios e inflamatórios, até hipotermia, em casos mais extremos.
O clima do Brasil, embora seja tropical, acaba surpreendendo, especialmente na região sul, onde há casos de congelamento dos dedos das mãos devido ao mau uso do equipamento necessário. Nesse caso, é possível apontar negligência por parte do piloto, que não utilizou as proteções indicadas durante o seu trajeto.
Doenças respiratórias também são muito comuns devido à falta de equipamento impermeável. Afinal, o piloto não enfrentará apenas o clima frio, mas também a umidade do ar, acompanhada de serenos e ventos fortes. Portanto, o importante é se prevenir sempre!
2. Use o traje mais indicado para as estações mais frias
No mercado brasileiro, podemos encontrar uma grande variedade de equipamentos para segurança do motociclista. No entanto, os trajes comercializados nem sempre são adequados para combater climas frios. Por isso, vale a pena pesquisar antes de efetuar a compra de jaquetas, luvas, calças, capacetes, sapatos etc.
Para proteção da cabeça, o uso do capacete é indispensável, mas há também a opção da balaclava (segunda pele) que, utilizada por baixo do capacete, protege a cabeça e o pescoço, e alguns modelos protegem até mesmo contra incêndios.
O importante é escolher sempre materiais impermeabilizantes para vestir por baixo das roupas, pois, além de trazer um conforto térmico, também dispensam o uso excessivo peças de vestuário para manter o corpo devidamente aquecido.
3. Entenda a importância da utilização de alguns trajes específicos
Os trajes de segurança, como o próprio nome já diz, são projetados para suportar limites determinados de pressão, choques e colisões que piloto possa sofrer. Mas, como vivemos em um país onde o clima predominante é o tropical, os projetistas seguem a demanda regional.
Nas regiões norte e nordeste, por exemplo, a malha flexível dos trajes permite maior passagem de vento devido às temperaturas quentes do local. Já nas regiões sul e sudeste, as mesmas malhas flexíveis recebem uma camada impermeabilizante para inibir a passagem de vento e água.
Desta forma, é importantíssimo pesquisar o tipo de clima que você irá enfrentar durante o seu trajeto para não errar na escolha do traje.
4. Cuide da sua moto para que ela também resista ao frio
Andar de moto no frio não é um desafio apenas para o piloto. O veículo também precisa de alguns cuidados especiais para que não sofra panes mecânicas durante o trajeto. A seguir, vamos destacar algumas dos componentes que exigem mais atenção:
Pneus
Alguns locais de maior altitude podem formar películas de gelo na pista e atrapalhar a aderência dos pneus no solo. Por isso, antes de entrar na estrada, procure andar com a moto por aproximadamente 15 minutos para aquecer os pneus.
Sistema elétrico
Para evitar problemas na parte elétrica, equipamentos como os cabos de vela e a bateria devem estar sempre limpos e bem conectados. Caso sua moto contenha o sistema de injeção eletrônica, realize testes na ignição antes de sair de casa para evitar surpresas no caminho.
Combustível
Abasteça sempre em postos de sua confiança, escolha um combustível que contenha aditivos em sua composição e lembre-se de deixar sua moto funcionando antes de iniciar para o trajeto desejado. Assim, o sistema de lubrificação ficará aquecido e o motor funcionará melhor.
Fonte: Falando em moto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário