A checagem inclui motor, câmbio, suspensão, relação, freios e pneus
Para garantir uma pilotagem com segurança e assegurar que a motocicleta apresente o máximo de performance possível, é fundamental que o motociclista mantenha a manutenção em dia. “A recomendação é ficar atento às revisões periódicas e analisar todos os sistemas da motocicleta desde motor e câmbio até os pneus”, afirma Jair Silva, gerente de qualidade e serviços da Nakata.
Na parte de motor e câmbio, Silva alerta para a limpeza, pois facilita observar vazamentos de óleo ou combustível.
“Mas, cuidado para não danificar componentes, é possível fazer a higienização sem água, utilizando produtos específicos em spray ou se preferir, utilizando apenas água e sabão neutro”, adverte.
Devem ser verificados as condições do cabo, cachimbo, vela e filtros, bem como nível e prazo do óleo lubrificante.
No sistema de suspensão é preciso procurar indícios de desgaste nos amortecedores traseiros, como vazamentos ou buchas danificadas, bem como ruídos ou folgas. O nível de fluido hidráulico das bengalas e os retentores devem ser analisados.
Nas motocicletas com conjunto de pinhão, coroa e corrente, é necessário ter atenção com limpeza e lubrificação além de conferir e ajustar a tensão da corrente. Já nas motocicletas com eixo cardan, além de observar o nível do lubrificante, deve-se verificar se há vazamentos.
Os cabos de acelerador, embreagem, freios e do velocímetro também devem ser checados para identificar se há algum desgaste. Na dúvida, troque preventivamente.
No sistema de frenagem a disco, a recomendação é avaliar as pastilhas e discos quanto à espessura mínima para o correto funcionamento, enquanto na moto com tambor, é aconselhável revisões periódicas, verificando sempre a alavanca de acionamento quanto à regulagem e a cada 15 mil quilômetros ou anualmente, é aconselhável uma inspeção interna dos componentes além do desgaste de lonas que também devem ser analisados. Caso o acionamento seja hidráulico, confere-se o nível do fluído e se há vazamentos.
A parte de iluminação e bateria não devem ser esquecidas na hora da revisão, bem como o desgaste das bandas de rodagem dos pneus e outros defeitos.
Fonte: Portal do Trânsito.
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