Tive a grata surpresa em testar a Vulcan S 650 e cheguei a uma avaliação muito boa sobre o modelo Custon da Kawasaki.
Para quem gosta do estilo é uma ótima moto, eu particularmente não sou fã deste estilo de pilotagem de motos custon em geral, que me deixa engessado e me cansa um pouco quando se anda cerca de 100Km, como a posição das pernas para frente a gente fica sem mudar de posição como em outros estilos de moto, mas eu acabei encontrando uma confortável, em alguns momentos acabei utilizando a pedaleira do garupa na estrada.
Vou contar para você, a motoca é muito boa que difere positivamente de vários modelos de outras marcas, principalmente no quesito de suspensão, motor e consumo.
Agora chega de enrolação e vamos ao que interessa de fato.
Painel de instrumentos
A instrumentação é de fácil leitura, o conjunto apresenta um tacômetro analógico e um display LCD com todas as informações para manter o motociclista informado como conta-giros analógico, o mostrador digital apresenta conta-quilômetros que pode alternar com dois contadores parciais, consumo médio de combustível, consumo instantâneo e autonomia. Tem ainda indicador do nível de combustível, relógio e o ícone “eco”, que surge quando mantemos ritmos mais manso.
Motor
Nesse quesito me surpreendeu, com motor 649cc bicilíndrico paralelo de ótimo torque e elástico, você não precisa andar com giro alto para ter potência, não vibra muito e desfruta de muita saúde com economia de combustível.
Consumo na cidade ficou por volta de 23,5Km/l, e na estrada chegou por volta de 25Km/l, estes números podem variar do tipo de tocada de piloto para piloto e velocidades.
Consumo na cidade ficou por volta de 23,5Km/l, e na estrada chegou por volta de 25Km/l, estes números podem variar do tipo de tocada de piloto para piloto e velocidades.
Na minha opinião a velocidade cruzeiro a moto comporta tranquilamente 140Km/h.
A Kawasaki Vulcan S 650 atingiu na pista, a velocidade máxima de 193Km/h (velocímetro).
Levamos a Vulcan ao dinamômentro para conferir a potência do motor:
Câmbio
Não gostei um pouco na parte dos engates, pois a alavanca do cambio possui um curso muito longo, e isso as vezes eu tinha dificuldade em reduzir rapidamente, porque tinha que voltar todo curso para poder reduzir marcha por marcha, se não fizesse isso não reduzia, más isso é costume, e logo me adaptei.
Suspensão
Esse quesito a Vulcan é excelente e me surpreendi mais uma vez, enquanto a maioria das Custon possui uma suspensão traseira com pouco curso, a Vulcan S 650 da um banho, com um bom curso da suspensão auxiliado de um ótimo amortecedor com várias regulagens de pressão de mola não permitindo final de curso e fazendo o piloto ter uma agradável pilotagem sem ficar preocupado com a pancada de final de curso da suspensão como acontece na maioria das custon e assim a Vulcan deixa sua coluna protegida das pancadas a seco.
A Suspensão dianteira também é muito boa, desde pressão e velocidade de retorno, como também o curso total não dando batente em nenhuma vez durante os testes.
Posição pilotagem
Na minha opinião as motos do estilo custon são cansativas pela posição com as pernas estendidas para frente, dificultando uma mudança de posição, e isso cansa um pouco, mas isso é o do estilo das motos custon e normal ok… a Vulcan S 650 possui regulagens das pedaleiras do piloto que é muito boa e você regula de acordo com a sua necessidade e conforto.
Freios
Testei a versão com freios ABS, que é muito bom na chuva, por exemplo, eu peguei a estrada cheia de veículos com uma chuva enorme e sabendo que se tem um freio ABS no auxilio nestas circunstâncias me deixava mais tranqüilo e seguro.
Resumindo: A Kawasaki Vulcan S 650 é ótima moto para quem gosta do estilo, com ótimo motor sendo econômico e potente, sua suspensão é excelente e eu destaco junto com o motor como um grande ponto positivo, na questão de valor R$26.990,00 também eu indico como um ótimo custo benefício da categoria e no uso na cidade e estrada.
Ficha técnica Kawasaki Vulcan S 650:
Motor:
Tipo: 4 tempos, bicilíndrico paralelo com refrigeração líquida
Capacidade: 649cc
Diâmetro e curso: 83x60mm
Taxa de compressão: 10,8:1
Válvulas: 8, com duplo comando no cabeçote
Alimentação: Injeção eletrônica ø38mm x2
Ignição: eletrônica digital
Partida: elétrica
Lubrificação: forçada com cárter semi-seco
Potência máxima: 61cv @ 7.500rpm
Torque máximo: 6,4 kgfm @ 6.600rpm
Tipo: 4 tempos, bicilíndrico paralelo com refrigeração líquida
Capacidade: 649cc
Diâmetro e curso: 83x60mm
Taxa de compressão: 10,8:1
Válvulas: 8, com duplo comando no cabeçote
Alimentação: Injeção eletrônica ø38mm x2
Ignição: eletrônica digital
Partida: elétrica
Lubrificação: forçada com cárter semi-seco
Potência máxima: 61cv @ 7.500rpm
Torque máximo: 6,4 kgfm @ 6.600rpm
Transmissão:
Tração: 6 velocidades
Primária: engrenagens (88/42)
Final: corrente (46/15)
Embreagem: manual com multi-discos úmidos
Primária: engrenagens (88/42)
Final: corrente (46/15)
Embreagem: manual com multi-discos úmidos
Chassis:
Quadro: perimetral com aço de alta rigidez
Frente: pneu 120/70 R18 59H, 130mm de curso na roda
Traseira: pneu 160/60 R17 69H, 80mm de curso na roda
Caster: 31º (rake)
Trail: 120mm
Esterçamento: 35º/35º
Quadro: perimetral com aço de alta rigidez
Frente: pneu 120/70 R18 59H, 130mm de curso na roda
Traseira: pneu 160/60 R17 69H, 80mm de curso na roda
Caster: 31º (rake)
Trail: 120mm
Esterçamento: 35º/35º
Suspensão:
Frente: tubos telescópicos de ø41mm
Traseira: amortecedor deslocado lateralmente com links e ajustes na pré-carga
Traseira: amortecedor deslocado lateralmente com links e ajustes na pré-carga
Freios:
Dianteiro: 1 disco de ø300mm com cáliper de dois pistões
Traseiro: 1 disco de ø250mm com cáliper de um pistom
Traseiro: 1 disco de ø250mm com cáliper de um pistom
Dimensões:
Comprimento: 2.310mm
Largura: 880mm
Altura: 1.100mm
Entre-eixos: 1.575mm
Distância do solo: 130mm
Assento: 705mm
Largura: 880mm
Altura: 1.100mm
Entre-eixos: 1.575mm
Distância do solo: 130mm
Assento: 705mm
Massa (peso): 225kg (abastecida)
Tanque: 14 lit
Tanque: 14 lit
Fonte: Marcos Branco / Fotos: KT Espinosa - Moto Esporte
2 comentários:
Sou motociclista há anos, tive várias motos , a Vulcan 650 foi melhor compra que fiz na vida, excelente moto, Parabéns KAWASAKI.
Ótimo teste esse modelo de motos é realmente isso que disse
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