quinta-feira, 17 de março de 2016

BMW R 1200 GS com tração nas duas rodas?

Confira esse projeto da alemã Wunderlich... 
 A empresa alemã Wunderlich é reconhecida em todo o mundo por fabricar diversos acessórios de qualidade para as motos da BMW. 
No EICMA de Milão, embora projetos de tração nas duas rodas de uma moto não seja uma novidade, a empresa surpreendeu ao apresentar uma BMW GS 1200 com tração elétrica adicional na roda dianteira, desenvolvido por um especialista italiano. Isso porque tudo funciona perfeitamente. 


O projeto foi batizado de X2, e consiste em um motor elétrico de 13CV de potência instalado na roda dianteira, o qual, permite, tracioná-la de forma independente da roda traseira, essa última tracionada normalmente pelo tradicional motor boxer. 
O protótipo tem comandos de seleção instalados no tanque de combustível, para o piloto acionar a tração dianteira. A bateria elétrica é carregada pelo próprio sistema, com a moto em movimento. 
O motor elétrico movimenta a moto em velocidade aproximada de 20km/h e funciona também tracionando a roda no sentido inverso, por exemplo, pode ajudar ao motociclista a sair de um barranco ou fazer uma manobra numa descida. 


O sistema ajuda e muito em manobras em terrenos off-roads. Interessante a iniciativa, vamos ver se no futuro teremos esse tipo de tração dianteira, para que as pesadas motos de aventura fiquem ainda melhores na terra. 
 Fonte: RockRiders.com.br, com informações publicadas no site asphaltandrubber.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário