domingo, 20 de março de 2016

SAÚDE - 10 malefícios do refrigerante

O refrigerante é uma das bebidas mais consumidas no mundo, e por quê?  É super prático e saboroso, porém pode causar vários danos à saúde. Confira os 10 malefícios do refrigerante:

  1. Diabetes: Bom, não é preciso nem falar que os refrigerantes possuem uma quantidade enorme de açúcar. Esse fator contribuem para o aumento do nível de glicose no sangue e a resistência à insulina. Aumentando assim, o risco do desenvolvimento de diabetes.
  2. Osteoporose: Os refrigerantes de cola possuem um composto químico que aumenta a acidez do sangue, o ácido fosfórico. O nosso organismo, para neutralizar o aumento, utilizar cálcio dos ossos o que propícia a osteoporose. Em uma pesquisa realizada, com mulheres que bebiam apenas 3 refrigerantes de cola por semana, revelou que elas perderam em média 4% da massa óssea das regiões do quadril.
  3. Doenças cardiovasculares: o consumo excessivo de açúcar pode  levar a problemas contra a obesidade, isto na combinação de gordura no sangue e elevar o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Um estudo realizado em Harvard, revelou que o consumo diário de refrigerantes aumenta 20% o risco de infarto durante um período de 22 anos.
  4. Cárie: Mais uma vez o nível elevado de  açúcar e de ácido nos refrigerantes, prejudica também a saúde dos dentes. Além do risco de desenvolvimento de doenças da gengiva, como a gengivite.
  5. Gastrite: O ácido presente nos refrigerantes ataca as células gástricas e pode causar azia e gastrite. E se não tratada adequadamente a gastrite pode evoluir para úlceras estomacais.
  6. Insônia: Devido ao alto teor de açúcar, o ciclo circadiano pode ser interrompido e provocar insônia.
  7. Pressão alta: Os refrigerantes de guaraná e de cola, possuem cafeína. A cafeína se consumida em excesso pode provocar o aumento da pressão.
  8. Câncer: Devido as substâncias presentes nos refrigerantes para dar cor à bebida, há o risco de surgimento de câncer, pois esses aditivos químicos são tóxicos para as células do organismo. Um estudo sueco revelou que uma lata de refrigerante por dia, aumenta o risco de homens desenvolveram câncer de próstata em 40%.
  9. Envelhecimento precoce: O fosfato presente no refrigerante prejudica as funções renais. Um estudo concluiu também que o consumo em excesso dessa substância causa envelhecimento das células.
  10. Infertilidade: As latas de alumínio são revestidas com uma resina chamada bisfenol que tem sido associado a problemas hormonais que levam a infertilidade desenvolvimento de câncer e obesidade. Portanto os refrigerantes de latinha possuem mais esse risco.
E se não bastasse, os que são light e diet não estão fora da lista de  maléficos, pois possuem o ácido fosfórico, corantes e outros componentes que causam descalcificação elevação da acidez no sangue e no estomago, aumento da pressão e, entre outros problemas.

É indicado evitar o  consumo de refrigerantes, substituindo por água ou suco de futas. manter uma dieta equilibrada e fazer exercícios físicos regularmente, são atitudes essenciais para uma vida saudável.

Fonte: GetNinjas.




Nenhum comentário:

Postar um comentário