domingo, 27 de março de 2016

OPINIÃO DE PRIMEIRA

OS MAGISTRADOS FALAM A LINGUAGEM DAS PESSOAS DE BEM   

Arredios a entrevistas e comentários públicos, os magistrados começam a mudar esse quadro no país todo e em Rondônia também, até em função dos acontecimentos envolvendo o Judiciário na complexa Operação  Lava Jato, que colocou na cadeia políticos e empresários, entre os mais poderosos do país.  A mobilização dos magistrados também em defesa do juiz Sérgio Moro,  foi apenas mais um passo em defesa da independência do Poder,  atacado por membros do Governo, depois que começaram a ser denunciados por participação em ilícitos. O ex Presidente Lula e a Presidente Dilma estão em confronto com a Justiça. Alegando que juízes – e principalmente Moro – estariam agindo politicamente e em busca dos refletores da mídia, os acusados tentam passar os debates para outro campo, o público. Dois magistrados rondonienses, entre os mais respeitados, participaram, neste sábado, de programas na SICTV/Record, explicando, com segurança e do alto de sua sapiência jurídica, tudo o que está acontecendo.

Tanto o Desembargador Gilberto Carvalho, que participou no programa Papo de Redação na TV (com os “Dinossauros” Everton Leoni, Beni Andrade, Léo Ladeia, Jorge Peixoto e Sérgio Pires), quanto o juiz federal Dimis Braga, no programa Direto o Ponto, foram didáticos, explicando o que realmente está acontecendo e defendendo todas as ações de Sérgio Moro. Falando uma linguagem acessível, os dois magistrados mostraram todo o seu conhecimento; destacaram, a importância de um Judiciário independente e deixaram claro que os juízes não querem nada mais do que fazer Justiça. Foi um dia muito positivo não só para o jornalismo, com a presença do Desembargador e do Juiz Federal,mas também para uma maior aproximação do Judiciário com aos cidadãos de bem, que confiam cegamente que a Justiça será feita, sempre.

ÁGUAS DE MARÇO - Que se preparem os enrolados com sacanagens e desvios do dinheiro público também por aqui. Assim como a bandidagem está sendo tragada pela Operação Lava Jato, em nível nacional, em Rondônia as coisas vão estourar antes que as águas de março terminem de molhar nosso chão. Roubalheira,fraudes  e desvios de dinheiro público, são esquemas que irão por água abaixo. Uma organização criminosa será desarticulada, acabando com  o desvio de milhares de reais dos cofres públicos. Agora, é apenas uma questão de tempo, para que toda a ilegalidade seja divulgada e os responsáveis devidamente responsabilizados;

VITÓRIA DE CASSOL - O senador Ivo Cassol comemora uma vitória muito importante, na batalha que ele lidera, em nível nacional, para ajudar pessoas com câncer. A permissão para que pacientes com câncer usem a fosfoetanolamina sintética, antes do registro pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) foi aprovada nesta seanas, pela Comissão de Assuntos Sociais, em reunião extraordinária. O Projeto de Lei da Câmara 3/2016, que permite o uso do medicamento ainda em fase de testes, segue agora para a análise do Plenário. Foi aprovado requerimento para que a proposta seja votada em regime de urgência.

DECISÕES INCOMPREENSÍVEIS - O absurdo de obras paralisadas, algumas delas com até 95 por cento concluídas e paradas por decisões judiciais ou de tribunais de contas e que são  incompreensíveis, continuam trazendo sérios prejuízos à população. O caso do Espaço Alternativo é sintomático,. Cada vez que o governo consegue uma vitória para recomeçar as obras, vem uma decisão da Justiça, monocrática, mandando parar tudo de novo. É o que está acontecendo agora. Tais decisões, embora pareçam, querer proteger os cofres públicos de roubalheiras e ilegalidades, na verdade são punições ao povo, que nada tem de culpa e, no final, nunca recebe a obra que foi feita com os impostos que ele pagou.

 AO LADO DO POVO - A subseção da OAB de Rondônia foi sensível  à voz das multidões n as ruas. A entidade, comandada pelo competente Andrey Cavalcante, aprovou moção  de apoio ao impeachment da Presidente Dilma Rousseff por ampla maioria, muito perto da unanimidade. No dia seguinte, sexta, a OAB nacional seguiu os passos dos rondonienses e também, por 26 votos a 2, decidiu também ficar ao  lado da maioria dos brasileiros, que querem ver Dilma defenestrada.   Depois de vários anos partidarizada e agindo como se fosse um braço Dio PT, finalmente a OAB voltou   a ser a entidade histórica, cumprindo seu papel perante a sociedade brasileira.              

ACIR CONTRA DILMA? - Grande surpresa ocorreu na reunião do diretório do PDT em Porto Velho, nesta última sexta. Dois dias depois de ter participado da posse do ex Presidente Lula como  Chefe da Casa Civil (cancelada pelo ministro Gilmar Mendes), o senador Acir Gurgacz teria anunciado o rompimento com o governo da Presidente Dilma Rousseff. Gurgacz havia dito que se manteria na base de apoio à Dona Dilma, mas depois de muitos protestos de seus eleitores contra essa decisão, incluindo um buzinaço de protesto em frente  de sua residência, o senador teria decidido mudar de posição. Por enquanto, o anúncio do rompimento não foi desmentido nem por Gurgacz ou por sua assessoria. 

PERGUNTINHA - Nessa inversão de valores, em que denunciados por crimes acusam membros do Judiciário de perseguição política, em quem a população vai acreditar?

Fonte: Sérgio Pires - Jornalista / Porto Velho.RO.




Nenhum comentário:

Postar um comentário