quarta-feira, 30 de março de 2016

EU - Outras Poesias / Poemas Esquecidos

APÓSTROFE À CARNE

Quando eu pego nas carnes do meu rosto.
Augusto dos Anjos
Pressinto o fim da orgânica batalha:
-- Olhos que o húmus necrófago estraçalha,
Diafragmas, decompondo-se, ao sol pôsto...

E o Homem -- negro e hereróclito composto, 
Onde a alva flama psíquica trabalha,
Desagrega-se e deixa na mortalha
O tacto, a vista, o ouvido, o olfacto e o gôsto!

Carne, feixe de mônadas bastardas,
Conquanto em flâmeo fogo efêmero ardas,
A dardejar relampejantes brilhos,

Dói-me ver, muito embora a alma te acenda,
Em tua podridão a herança horrenda,
Que eu tenho de deixar para os meus filhos!

Fonte: AUGUSTO DOS ANJOS -  Do Livro EU - Outras Poesias / Poemas Esquecidos / Editora Livraria São José - Rio de Janeiro / 1965.


Nenhum comentário:

Postar um comentário