segunda-feira, 21 de março de 2016

OPINIÃO DE PRIMEIRA

FINALMENTE, DOZE ANOS DEPOIS, A JUSTIÇA COMEÇA A ANDAR,!

Em abril de 2004, Rondônia assistiu, apavorada, a duas chacinas. Uma delas foi no presídio Urso Branco, onde alguns presos se rebelaram e mostraram ao mundo toda a selvageria de humanos presos. Quando jogaram a cabeça de um dos mortos no meio da rua, foi o horror dos horrores. Mas houve outra, também terrível. Dentro da Reserva Roosevelt, índios Cinta Larga mataram a tiros, golpes de tacape, de facão e flecha nada menos do que 29 garimpeiros, que invadiram suas terras para procurar diamantes, existentes em abundância no local. A grande diferença nos dois casos é que os envolvidos na chacina do Urso Branco foram julgados e condenados a duras penas. Mas os assassinos de Roosevelt, até agora, sequer haviam sido denunciados. Doze anos depois, a Justiça começa a ser feita. Dos mais de cem indiciados em inquérito da Polícia Federal, o Ministério Público Federal (finalmente !), denunciou 20 envolvidos diretamente nos 29 assassinatos.  O juiz federal Leonardo Soares presidiu a primeira audiência para ouvir as  duas dezenas de matadores e a partir daí, espera-se que seja feita, finalmente, a verdadeira Justiça, até para que as famílias das vítimas não continuem pensando que vivem num país sem leis. 

Alguma coisa contra os índios? Nenhuma. Pelo contrário. Eles são vítimas da sociedade gananciosa. Mas matar alguém, seja quem for e ainda covardemente, sem dar chance de defesa; destroçar corpos de pessoas desarmadas, nunca tem defesa. É a Justiça que tem que ser feita, como o é para todos. Os Cinta Larga vivem sobre uma mina de diamantes, que poderia melhorar muito a vida de todo o povo e vivem no sofrimento,  como povo. Mas, os assassinos que abrigam, ao menos têm que ser julgados. Senão, a sociedade vai achar que as leis brasileiras valem para alguns criminosos, mas não para todos.

DIMAS BRAGA NA TV - A Operação Lava Jato; as decisões e ações do juiz Sérgio Moro; a divulgação das gravações do ex Presidente Lula, inclusive na conversa com a Presidente Dilma; ocombate à evasão de divisas do país; o momento político que vivemos e a importância da mídia: tudo isso faz parte da entrevista imperdível, concedida pelo juiz federal Dimis Braga ao programa Direto ao Ponto deste sábado. Ele  analisa também  a situação que o país atravessa, sob o ponto de vista de Judiciário. Começa às 13h20 em ponto, para todas as emissoras afiliadas à SICTV/Rede Record. A apresentação é de Sérgio Pires.

ÚLTIMOS SUSPIROS - Moribundo, o governo petista ainda tenta se manter, praticamente sem apoio da Nação e a cada momento piorando, com uma série de erros; de mais divulgações de ligações telefônicas absurdas, que num pais sério já teriam derrubado todo o mundo envolvido nelas além de escândalos infindáveis. Afora os grupos que poderão sumir do mapa caso o governo caia (sindicalistas pelegos e lideranças dos chamados movimentos sociais, alimentados todos com gordas verbas), todo o resto da população está na contagem regressiva para que essa praga que se assolou nosso o país acabe logo. Dona Dilma chegou aos incríveis 91 por cento de rejeição. Está caindo de madura!  

MAURÃO É O NOME - Nos bastidores políticos, já se comenta como certa a candidatura ao Governo, em 2018, do presidente da Assembleia, deputado Maurão de Carvalho, pelo PMDB. Havia um plano inicial de que PMDB e PDT poderiam caminhar juntos, numa chapa liderada por Acir Gurgacz. Mas com a adesão de Maurão aos peemedebistas e com pesquisas, o partido estaria mudando de estratégia. Além disso, há outro fator importante: o PMDB vai romper com o governo Dilma, enquanto o PDT decidiu que vai morrer abraçado com ela. Acir inclusive.

 O ZIKA E AS GRÁVIDAS - Uma jovem grávida, que mora no bairro Flodoaldo Pontes Pinto , em Porto Velho, junto com todos da sua família, vive dias de angústia e medo. Diagnosticada com o zika vírus, a garota está no segundo mês de gravidez. Só saberá se o feto sofreu algum problema, como a terrível microcefalia, quando ele estiver bem mais desenvolvido. È uma tristeza o que está acontecendo com milhares de futuras mamães no país afora. Algumas delas foram contaminadas com o zika e tiveram filhos com sérios problemas. Outras não tiveram. Parece uma loteria, porque até agora a Ciência e a Medicina não descobriram porque algumas crianças são afetadas e outras não. Um horror.

AGORA SÃO SEIS - O PMDB ganha mais um reforço de peso. O jovem deputado estadual Jean de Oliveira, filho do ex Presidente da Assem,b leia, Carlão de Oliveira, assinou com o partido, aproveitando a janela aberta para troca de partidos. Ele saiu do PSDB e assinou com os peemedebistas.  Agora, a bancada do partido de Confúcio Moura e Valdir Raupp se torna a maior da Assembleia Legislativa, com seis representantes, três dos quais (além de Jean, Maurão de Carvalho e Lebrão), que ingressaram na sigla nestes últimos dias.  Jean começou sua carreira política em Salta Floresta, mas também tem um eleitorado forte e cativo na região de Porto Velho.

PERGUNTINHA - Afinal, as escutas telefônicas divulgadas por autorização do Juiz Sérgio Moro o foram de forma correta, como determina a Constituição ou a liberação delas foi uma brutal 
ilegalidade?

Fonte: Sérgio Pires - Jornalista / Porto Velho-RO.


Nenhum comentário:

Postar um comentário