sexta-feira, 25 de março de 2016

OPINIÃO DE PRIMEIRA

UMA JUSTA, MAS TRISTE HOMENAGEM A UM PIONEIRO DE RONDÔNIA

“Um homem sério, trabalhador, honesto. Com sua empresa de topografia, demarcou milhares de lotes em Rondônia, que precisavam ser demarcados para que fossem titulados.  Foi um destemido e honrado pioneiro. Nesses últimos anos, ele foi massacrado por um bando de marginais, invasores de terras, que pretenderam lhe tomar aquilo que ele havia adquirido com enorme esforço, com sangue e suor. A gente percebia que ele estava cansado da luta desigual. O Incra, para o qual trabalhou com lisura e competência, passou a ser o depósito destes celerados, que se diziam camponeses pobres. E o Conti ficou abandonado, parecendo um Dom Quixote a combater moinhos de vento. Ele foi levado pela exaustão e, com certeza, pela decepção que lhe causaram homens e instituições. Vá em paz, Conti, se possível!” O texto perfeito do brilhante Amadeu Machado, advogado que conhece cada milímetro da história de Rondônia desde o início do desbravamento do Estado, é uma homenagem justa e ao mesmo triste a Sebastião Conti Neto. Homem que dedicou grande parte da sua vida a organizar nossa terra, com seu importante trabalho de tipografia, acabou morrendo de um ataque cardíaco, sem conseguir ver a Justiça ser feita. Sua fazenda, invadida por bandidos, foi tomada de assalto sem que houvesse prisões, condenações e a terra que desbravou e tanto amou lhe fosse devolvida.

A inversão de valores que se adonou  do Brasil, dá a criminosos que invadem propriedades para depois vender a terra que nunca foi deles, a proteção do Estado. As pessoas de bem são as “zelites”, que não querem andar em avião onde hajam pobres (uma das besteiras ditas pelo investigado  Lula).  Quem tem terra, que trabalhou nela, produziu, esses são tratados como se fossem os errados. Conti desistiu de lutar contra essa gente. Uma pena. Se esperasse mais um pouco para ir, veria nosso país se livrar dessa praga que nos assola.

PONTA DO ICEBERG - Operação policial que começou a desbaratar uma quadrilha que agia dentro da Caerd não vai parar por aí. Segundo uma fonte muito bem informado, essa primeira fase foi apenas a ponta do iceberg. Tem muito mais podridão para ser extirpada. Na medida em que as investigações andem, os rondonienses ficarão de cabelos em pé, ao saber o tamanho da roubalheira. Também serão divulgados casos de super salários, que chegam a 72 mil reais, baseado em “diretos adquiridos”, obviamente de forma totalmente suspeita. O câncer da corrupção, que assola o país, também, está sendo combatido de forma dura pelo governo do Estado.

RONDONIENSES NA CRISE - O site  Rondoniadinâmica traçou inteligente paralelo entre os caminhos que podem levar à cassação da Presidente Dilma Rousseff e o impeachment do então Presidente Fernando Collor de Mello. Também enumerou, nos escândalos atuais, ligações com Rondônia. O primeiro citado foi o então senador Amir Lando, na época considerado um dos heróis da queda de Collor. Agora, recordou as citações de Lula ao jovem promotor Douglas Kirschner, que teria agredido a esposa. Depois, destacou que o caso Lula tem semelhança com o do ex deputado Natan Donadon que tentou escapar das grades fazendo manobras judiciais, que, aliás, não deram certo.

EDITAL DOS ÔNIBUS - Mais uma dor de cabeça para o prefeito Mauro Nazif, de Porto Velho, que já tem problemas imensos para enfrentar. Agora é o Tribunal de Contas que exige que ele inicie, imediatamente, a concorrência pública para o sistema de transporte coletivo para a Capital. O novo consórcio (SIM), foi contratado de forma emergencial e o conselheiro Wilber Coimbra avisa que o prazo desde tipo de contratação já está se esgotando. A cada dia que passar da data para o lançamento do edital para a disputa pelo serviço de ônibus em Porto Velho, a Prefeitura poderá ser multada em até 18 mil reais. É briga de gente peso pesado!

CINCO A ZERO - Qual a posição dos membros da bancada federal de Rondônia em relação ao impeachment da Presidente Dilma? Os membros do PMDB devem votar a favor. Valdir e Marinha Raupp ainda não se pronunciaram, mas como deve romper com o governo, é muito provável que eles vão contra Dilma. Lúcio Mosquini já divulgou oficialmente sua posição pró impeachment. O mesmo deve fazer o jovem deputado Expedito Netto e a estrela do PSDB, Mariana Carvalho. Se dependesse desse quinteto, Dilma já seria cassada por 5x0.

TODOS OS OITO - E os demais? Lindomar Garçon, agora no PRB, terá que seguir a orientação do seu partido e votar a favor da cassação. Ele próprio já anunciou que é favor do impeachment. Luiz Cláudio sem dúvida vai votar contra a Presidente.Falta a definição pública de  Nilton Capixaba, embora em grupo de amigos e correligionários, ele já anunciou que vai também contra a Presidente.Ou seja, Dilma poderá ter todos os oito votos os  rondonienses na Câmara Federal contra ela. E os outros dois senadores? Ivo Cassol vai votar contra Dilma. E Acir Gurgacz já disse uma vez que é a favor e outra que é contra. Há quem diga que Gurgacz e seu partido , o PDT, podem morrer abraçados com Dona Dilma.....

PERGUNTINHA - Será que depois da Caerd, outros órgãos também sofrerão devassa das autoridades policiais, para limpar o Estado da corrupção?

Fonte: Jornalista Sérgio Pires - Porto Velho-RO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário