quinta-feira, 31 de março de 2016

HISTÓRIA DO BRASIL: 31 de março de 1964


Golpe de Estado no Brasil em 1964 designa o conjunto de eventos ocorridos em 31 de março de 1964 no Brasil, que culminaram, no dia 1º de abril de 1964, com um golpe militar que encerrou o governo do presidente democraticamente eleito João Goulart, também conhecido como Jango.
Os militares brasileiros favoráveis ao golpe e, em geral, os defensores do regime instaurado em 1964 costumam designá-lo como "Revolução de 1964" ou "Contrarrevolução de 1964".[1] [2] Todos os cinco presidentes militares que se sucederam desde então declararam-se herdeiros e continuadores da Revolução de 1964.[3]
Já a historiografia brasileira recente defende a ideia de que o golpe, assim como a ditadura que se seguiu, não deve ser considerado como exclusivamente militar, sendo, em realidade, civil-militar.[4] [5] [6] [7] Segundo vários historiadores, houve apoio ao golpe por parte de segmentos importantes da sociedade: os grandes proprietários rurais, a burguesia industrial paulista,[8] [9] uma grande parte das classes médias urbanas (que na época girava em torno de 35% da população total do país) e o setor conservador e anticomunista da Igreja Católica (na época majoritário dentro da Igreja) que promoveu a Marcha da Família com Deus pela Liberdade, realizada poucos dias antes do golpe, em 19 de março de 1964.[10] [11] .
Jango havia sido democraticamente eleito vice-presidente pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) – na mesma eleição que conduziu Jânio da Silva Quadros, do Partido Trabalhista Nacional (PTN), à presidência, apoiado pela União Democrática Nacional (UDN). O golpe estabeleceu um regime autoritário e nacionalista, politicamente alinhado aosEstados Unidos,[12] [13] e marcou o início de um período de profundas modificações na organização política do país, bem como na vida econômica e social. O regime militar durou até 1985, quando Tancredo Neves foi eleito,indiretamente, o primeiro presidente civil desde 1964.
Fonte: Wikipédia

COMENTÁRIO DO BLOG: Na condição de Professor de História, não vejo como Golpe esta ação dos militares, juntamente com boa parte da sociedade civil, e sim uma maneira de "tirar" o Brasil de um comunismo "nojento" iminente na época. Hoje estamos, por ironia da história em uma situação pior, ou seja, o Brasil está sangrando e muito e, é necessário livrar o país desta raça maldita que está no poder. Lembrando ainda que, foi o Congresso Nacional que decretou a medida para "tirar" o presidente da época.




Um comentário:

cRiPpLe_rOoStEr a.k.a. Kamikaze disse...

Eu não cheguei a viver o período do regime militar, mas a grande maioria do pessoal de mais idade com quem eu convivo costuma falar com saudosismo dessa época.

Postar um comentário