domingo, 27 de março de 2016

DEUS NOS FALA

Evangelho de Lucas 23, 33-47

“Chegados que foram ao lugar chamado Calvário, ali O crucificaram, como também os ladrões, um à direita e outro à esquerda. E Jesus dizia: Pai, perdoa-lhes; porque não sabem o que fazem. Eles dividiram as suas vestes e as sortearam. A multidão conservava-se lá e observava. Os príncipes dos sacerdotes escarneciam de Jesus, dizendo: Salvou a outros, que se salve a si próprio, se é o Cristo, o escolhido de Deus! Do mesmo modo zombavam dele os soldados. Aproximavam-se dele, ofereciam-lhe vinagre e diziam: Se és o rei dos judeus, salva-te a ti mesmo. Por cima de sua cabeça pendia esta inscrição: Este é o rei dos judeus. Um dos malfeitores, ali crucificados, blasfemava contra ele: Se és o Cristo, salva-te a ti mesmo e salva-nos a nós! 

Mas o outro o repreendeu: Nem sequer temes a Deus, tu que sofres no mesmo suplício? Para nós isto é justo: recebemos o que mereceram os nossos crimes, mas este não fez mal algum. E acrescentou: Jesus, lembra-te de mim, quando tiveres entrado no teu Reino! Jesus respondeu-lhe: Em verdade te digo: hoje estarás comigo no paraíso. Era quase à hora sexta e em toda a terra houve trevas até a hora nona. Escureceu-se o sol e o véu do templo rasgou-se pelo meio. Jesus deu então um grande brado e disse: Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito. E, dizendo isso, expirou. Vendo o centurião o que acontecia, deu glória a Deus e disse: Na verdade, este homem era um justo.”

O longo trecho da paixão de nosso Senhor Jesus, sintetizado aqui por esses versículos, nos revela a profundidade do mistério da cruz, falência para as ambições do ser humano e salvação para Deus. É na cruz que nossa vida deve se espelhar, se quiser ter perspectivas. Por incrível que pareça, é a própria cruz de Jesus que nos eleva a uma nova vida. Isto, naturalmente, se choca com o pensamento e a vida do mundo. Não podendo refletir e analisar todos os versículos da paixão, devido ao pouco espaço reservado, eu vou me concentrar no final, que fala da morte de Jesus na cruz. O cenário é bem simples e dramático: Jesus crucificado e mais dois ladrões também crucificados.

Em volta deles, temos o povo, os chefes da religião daquele tempo e os soldados: “O povo permanecia aí, olhando. Os chefes, porém, zombavam de Jesus, dizendo: “A outros ele salvou. Que salve a si mesmo, se é, de fato, o Messias de Deus, o Escolhido! ”Os soldados também caçoavam dele. Aproximavam-se, ofereciam-lhe vinagre, e diziam: “Se tu és o rei dos judeus, salva a ti mesmo!” Um quadro, esse, totalmente horrível, para não se desejar a ninguém. Porém, o
evangelista Lucas quis assim focalizar que ali mesmo se manifestou a majestade de Jesus, como modelo e exemplo de martírio cristão. A coerência de Jesus foi até o fim; até na cruz. Ele, por toda a sua vida, buscou os últimos, os pecadores, os excluídos e agora morre entre dois ladrões.

Pregou o amor e testemunhou a misericórdia e o perdão; e na hora da sua execução, rejeita qualquer forma de violência: “Pai, perdoa-lhes! Eles não sabem o que estão fazendo!” Jesus, santo e inocente, é reconhecido no calvário pelo ladrão e o oficial do exército romano: o ladrão falou “Jesus, lembra-te de mim, quando vieres em teu Reino.” Também: “O oficial do exército viu o que tinha acontecido, e glorificou a Deus, dizendo: “De fato, esse homem era justo!” Até o fim doa a sua vida para todos e aos seus inimigos, aqueles que o rejeitaram. Assim sendo, Jesus, verdadeira imagem do Pai, revela-nos o amor dele narrado em toda a Sagrada Escritura.

Por isso, o Divino Mestre disse: “Eu, porém, estou no meio de vocês como aquele que serve.” De fato, podem ver como Jesus, pendurado na cruz, não se preocupa de jeito nenhum de se salvar, mas de salvar os outros, mantendo a fidelidade a Deus Pai. Consciente da sua condição de Filho de Deus, não pensa para si, mas se torna serviço e dom para todos. Com isso, a cruz se torna o maior dom para a humanidade. Antes de morrer, o mestre Jesus gritou: “Pai, em tuas mãos entrego o meu espírito.” Dizendo isso, expirou. É o salmo 31, oração de um pobre abandonado que confia humildemente em Deus. A confiança total em Deus que teve em toda a sua vida e agora culmina na sua morte. Portanto, não se deixou levar pela tentação de fazer prevalecer a justiça através da força e da arma, mas confiou totalmente no amor. Que lição para nós, para uma sociedade como a nossa! Espontaneamente, pergunto-me: a cruz é reconhecida entre todos nós como amor, doação ou é uma ameaça, uma desgraça? É a cruz que revela Deus!

Fonte: Claudio Pighin -  Sacerdote, doutor em teologia, mestre em missiologia e comunicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário