segunda-feira, 21 de março de 2016

OPINIÃO DE PRIMEIRA

POVO, JUÍZES, PROMOTORES, EMPRESÁRIOS: TODOS PELO BRASIL

Quando a gente pensa que nada pior vai acontecer, vem mais bomba. Desde que Lula foi confirmado como chefe da Casa Civil, parte das população foi para as ruas em vários estados, para protestar. Piorou depois da divulgação das gravações dele, recheadas de palavrões e esculhambando com as instituições. Foi empossado, mas proibido de assumir por duas liminares na Justiça Federal. Enquanto isso, houve uma série infindável de protestos contra o governo, a favor do juiz Sérgio  Moro e pelo o impeachment da Presidente Dilma. Juízes e Promotores de todo o país foram  para a frente dos tribunais, vestidos de preto, para se solidarizar com Moro. Empresários de todas as regiões se reúnem continuamente, tentando achar uma saída pela crise. Em Rondônia, o presidente da Fiero, está convocando uma reunião com lideranças. Marcelo Thomé, preocupado com o arrocho econômico e as dificuldades por que passa o setor, está liderando uma grande manifestação do setor produtivo para pedir o fim da crise instalada em Brasília. Nesta sexta-feira à tarde, a Fiero reúne vários segmentos da produção regional, para ações  organização de manifestações contra o atual quadro.

A grande maioria dos brasileiros – e rondonienses, claro – não aguenta mais o que esse governo está fazendo para colocar o Brasil numa posição  degradante. Hoje, grupos que apoiam o governo que está aí, caindo aos pedaços e sem o respeito da maioria da Nação, prometem barulho e ameaçam quem não concorda com essa baderna em que transformaram o país.  Não serão muitos, mas certamente farão de tudo para manterem a “boquinha”. O se espera é que o Brasil seja devolvido aos brasileiros quem amam a Pátria e saiam das mãos dessa gente, que só ama a si mesmo e à sua ideologia bolivariana. Até quando esses incompetentes ficarão no poder?

CONTAGEM REGRESSIVA - O país continua em ebulição. Os acontecimentos dos últimos dias são, sem dúvida, os mais inacreditáveis da nossa história mais recente. Não há mais como manter um governo em que a Presidente coloca no seu Ministério, apenas com a intenção de protegê-lo perante a Justiça, o incrível Lula, suspeito de vários crimes. Pior ainda foi a divulgação das ligações telefônicas de Lula com várias autoridades, comprovando seu auto endeusamento e debochando das instituições. Começou a contagem regressiva para o fim do ciclo dessa gente no poder. Falta muito pouco!

O TEMA É CORRUPÇÃO! - O momento é de combate à corrupção. O tema explode em todo o país. Por isso, mais do que nunca se torna  importante a audiência pública na Assembleia Legislativa para discutir exatamente a situação da corrupção. Proposta por Ribamar Araújo e apoiada pelo presidente Maurão de Carvalho e demais parlamentares, a audiência contará com representantes do Ministério Público, Judiciário, entidades sociais, representantes de escolas e outros setores. Depois de tudo o que está acontecendo no Brasil, da vergonha a que todos os brasileiros estão expostos, um debate no parlamen
to rondoniense sobre esse tema é merecedor da atenção de todas as lideranças do Estado.

COERÊNCIA DE ACIR - Nas redes sociais, muitas críticas de rondonienses, ao senador Acir Gurgacz, por estar ao lado da Presidente Dilma e do novo chefe da Casa Civil, o ex Presidente Lula. Injustas as críticas. Acir é do PDT, partido que faz parte da base aliada. Certo ou errado, está tendo as benesses do poder e tem que ter, ao mesmo tempo, a grandeza de se manter fiel aos seus parceiros. Errado seria abandonar o barco, agora que ele está afundando. Outro ex senador rondoniense, Odacir Soares, fez o mesmo no governo de Fernando Collor. Ficou ao lado do Presidente cassado até o fim. Acir está fazendo o que considera correto, mesmo que seus eleitores discordem.

SALÁRIO DEBOCHE - Nessa crise toda, será justo um salário de mais de 13 mil e 600 reais para os vereadores da Capital? E ainda um retroativo para todos, totalizando um gasto de mais 310 mil reais? Claro que não. Na situação em que vive o país, um aumento nesse nível é uma espécie de deboche para a população pobre. Ainda mais de uma Câmara que, sempre se ressalvando as exceções, tem sido inoperante e muito pouco ativa em relação aos problemas da comunidade.  Basta olhar para a situação da cidade, dos bairros, das obras inacabadas, do abandono de alguns setores para se saber que a Câmara gasta muito e dá pouquíssimo retorno à comunidade.

LEMBRANDO VALVERDE - O quinto ano da morte do então deputado federal do PT, Eduardo Valverde, foi lembrado na tribuna da Assembleia, nessa semana. O deputado Laerte Gomes, do PSDB, resumiu a importância de Valverde para o Estado:”´E uma homenagem justa, lembrar de uma pessoa que foi como cidadão exemplar. Nunca discriminou ninguém, atendendo a todos da mesma forma, independente de cor partidária, Eduardo Valverde, durante o tempo de mandato, direcionou recursos para todos os municípios, sem se importar com a questão partidária. Rondônia sente muito a falta dele, sem dúvida alguma”.

PERGUNTINHA - O deputado campeão de votos Tiririca, estava errado quando disse, na sua campanha, que pior do que está não fica?

Fonte: Jornalista Sérgio Pires - Porto Velho/RO.


Nenhum comentário:

Postar um comentário