quinta-feira, 31 de março de 2016

OPINIÃO DE PRIMEIRA

EM GUAJARÁ, UM SÍMBOLO DO RESPEITO AOS MAIS POBRES

No meio de toda a vergonha a que o brasileiro está exposto, com a sucessão diária de escândalos e a roubalheira generalizada, há ainda uma questão que torna bem pior todo o momento dramático por que passa o país: o pacotaço de  obras paradas, abandonadas, jogadas ao léu, depois geralmente de uma gastança imensa, de milhões de reais jogados no lixo. Exemplos não faltam. Vamos ficar com alguns só de Rondônia. Comecemos pelos viadutos da BR 364, um deboche com a cara do rondoniense. Depois, o Espaço Alternativo, com 85 por cento das obras concluídas, paradas,  por decisões monocráticas de juízes ou de conselheiros do Tribunal de Contas. A reforma do prédio do INSS da Capital é mais que tudo um acinte contra a população, principalmente a mais pobre, que precisa de um local decente para ser atendida. E o INSS há sete anos fica brincando de terminar uma reforminha que, num país sério, demoraria seis meses para ser feita.

Os problemas se espalham por toda a Rondônia. Em Guajará Mirim por exemplo (e a SICTV mostrou uma reportagem sobre o assunto, deixando todos os telespectadores de queixo caído),  uma creche (FOTO\) teve suas obras paradas depois de 95 por cento dos serviços estarem concluídos, porque uma decisão judicial considerou que havia suspeita de irregularidades. Noventa e cinco por cento pronto. Ou seja, por causa disso, dezenas de mães continuam angustiadas por um local decente para deixar seus filhos. Estão há seis anos, desde que uma operação da Polícia Federal foi realizada e até prendeu gente por superfaturamento na obra, vendo o prédio quase pronto se deteriorando e sendo tomado pela sujeira e o mato. E seus filhos continuam sem creche. Tudo parado, sem perspectivas da conclusão.  A punição , na verdade, foi para quem? Para os pobres, é claro. Eles sempre pagam o pato.

A TUBERCULOSE ATACA - Em pleno século 21, nos anos 16, a tuberculose voltou a atacar em Rondônia. Neste ano, um novo caso por dia, nos primeiros 90 dias do ano. Já no ano passado, foram registrados quase 700 casos e 14 pessoas morreram com a doença. Há muitos casos em que os  atacados pela doença não procuram tratamento logo, até porque consideram que têm apenas uma tosse passageira. Mesmo que continuem com sintomas da doenças, muitos só conseguem o diagnóstico quando ela,já está em estado avançado. É importante que, a qualquer suspeita, que se procure imediatamente um posto de saúde, para começar o tratamento. A doença é curável, desde que tratada logo.

FOGO AMIGO - No grupo palaciano, crescem os elogios ao trabalho que vem sendo realizado pelo pelo secretário chefe da Casa Civil, Emerson Castro,.O governador Confúcio Moura colocou nas mãos dele negociações políticas importantes,. A reaproximação com, a Assembleia foi uma delas. O sucesso da ação de Emerson é clara, pelas forma como melhorou radicalmente a relação dos dois poderes. As conversas com os sindicatos de servidores seguem no mesmo caminho. Há três anos, nenhuma greve ocorreu no Estado. Enfim, o competente secretário só parece ter adversários mesmo dentro do PMDB, seu partido. È o fogo amigo, vindo de quem teme que ele ocupe cada vez mais espaço...

HOMENAGEM A MORO - O juiz Sérgio Moro tem cada vez mais admiradores país afora. Menos os petistas e aliados, é claro! Em Rondônia, Moro vai receber a  Medalha do Mérito  Legislativo, por proposta do deputado Adelino Follador, do DEM. Follador destacou a competência com que conduz as investigações dos casos de corrupção na Petrobras. A Operação Lava Jato, segundo o parlamentar, é o melhor exemplo do trabalho de Moro em benefício do  Brasil. Aliás, o magistrado já tinha sido muito elogiado em discurso de Aelcio da TV, semana passada. Moro tem muitos fãs também no parlamento rondoniense.

CAPIXABA ABRE O VOTO - Coordenador da bancada federal, o deputado Nilton Capixaba anunciou que é favorável ao processo de impeachment da Presidente Dilma Rousseff, como, segundo ele, a grande maioria dos componentes da representação rondoniense no Congresso. Capixaba afirmou em várias entrevistas concedidas no Estado, e foi taxativo: o afastamento da Presidente é a única maneira País retornar à normalidade. O deputado do PTB destacou que Dilma perdeu o rumo da governabilidade e foi mais longe: “as gravações divulgadas nos últimos dias, mostraram a verdadeira cara do ex-presidente Lula” e. para ele, as pedaladas fiscais justificam o processo contra Dilma.

MAIS SESSENTA - Mais 60 servidores do Estado foram transpostos, nos últimos dias, paras a folha de pagamento da União.  A partir de agora, a cada semana, deve sair uma nova relação, porque os processos estão andando mais rapidamente.  Desde que o dedicado e competente Procurador do Estado, Luciano Alves, entrou no processo as coisas  começaram a andar com muito mais rapidez. Antes, os processos se arrastavam, guardados em gavetas. E lá ficariam, criando teias de aranha, não fosse ele. Quando a transposição terminar, com mais de 10 mil servidores passando à guarda financeira do governo federal, Rondônia economizará 300 milhões de reais ao ano.

PERGUNTINHA - Do que jeito que o Lula, o PT e a Presidente Dilma estão criticando a Operação Lava Jato e o Juiz que a conduz, será que eles vão conseguir convencer que nunca fizeram nada e que quem deveria ser preso é Sérgio Moro.

Fonte: Sérgio Pires - Jornalista / Porto Velho-RO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário