sábado, 19 de março de 2016

OPINIÃO DE PRIMEIRA

FUMAÇA BRANCA NO PLANALTO: HABEMUS PRESIDENTE?

Habemus Presidente?  Sairá a fumaça branca  do chaminé” do Planalto?. Depois de mais de um ano sem comando, o país poderá voltar às mãos do brasileiro mais honesto, mais querido, mais decente, mais líder, mais tudo de bom e mais modesto da nossa História?  “No Brasil, quando um pobre rouba vai para a cadeia”, dizia Lula, em discurso de 1988. Mas continuava: “quando um rico rouba, vira ministro!”. Não deu outra. Enrolado com denúncias de falcatruas, uso do dinheiro público em beneficio próprio, lavagem de dinheiro, bens que estão em nomes de terceiros e outras denúncias (ele as nega a todas, é claro!), o provável  novo mandatário da Nação, que pode assumir um Ministério, mas, na verdade, vai mandar e desmandar, como se Presidente fosse, teve que correr para os braços do Supremo. Senão poderia ser levado à cadeia por Sérgio Moro. Se tiver  foro privilegiado, Lula  escapa da prisão e, de quebra, ganha um mandato Presidencial, já que a escolhida para sucedê-lo, já não manda mais nada. É a última chance da esquerda no poder. Lula, com seu discurso populista, pode ressuscitar um partido que está prestes a ser morto e sepultado. Afinal, com a qualidade da maioria do eleitorado brasileiro, ele bem que pode ser elevado à condição de santo, caso não seja preso antes.

Será que o Brasil amadureceu a tal ponto de não se deixar mais enganar por essa conversa mole de que quem foi às ruas são os ricos e milionários e que os pobres amam o PT e seus líderes? Lula está prestes a subir ao poder novamente. Vamos ver se ele vai usar as armas da demagogia e do confronto entre brasileiros, jogando uns contra os outros, para se manter no poder. A História o julgará, mas julgará também a todos os que mantém a ele e outros tipos como ele, de todos os partidos, mandando no nosso país há tantas décadas!

COMEÇA A ANDAR - A transposição dos servidores para a folha da União anda, mas ainda com muito menos rapidez do que o Governo estadual gostaria. Até o momento, apenas 535 servidores foram transpostos, com seus nomes publicados pelo Diário Oficial e outros 4.065  já foram deferidos, faltando apenas um ou outro detalhe, para que toda essa gente comece a receber dinheiro federal, já com seus salários adaptados (bem maiores, em boa percentagem dos casos), do que os que ganham hoje dos cofres rondonienses. A boa notícia é que a partir de agora análise dos casos seja cada vez mais rápida. A má: 3.697 pedidos de transposição foram rejeitados, por não cumprirem os critérios exigidos pela legislação.

RALLY DA MORTE - Rally das motos no trânsito poderia ser chamado de Rally da Morte! Motoqueiros andam sempre em alta  velocidade; muitos  não sabem pilotar, não desviam,  fazem zigue zague entre os carros e ainda se acham cheios de razão. O que estão nos hospitais com as pernas quebradas e os que foram para o cemitério, também poderiam  ter tido razão. Mas baterem num carro, num caminhão ou num ônibus. Muitos desses pilotos se acham, mas parecem ignorar o enorme perigo das ruas. Esquecem que podem morrer numa simples colisão ou ficar aleijados para o resto de  suas vidas. Mesmo que tenham razão quando são cortados ou fechados por motoristas irresponsáveis, só eles saem perdendo.

MULHERES EM CACOAL - A disputa pela sucessão do Padre Franco, em Cacoal, começa a esquentar. O PMDB está cooptando a deputada Glaucione Nery, hoje no PSDC, que é o nome mais forte na disputa. Mas o PR traz  outra mulher, que tem se destacado na política local e regional. Ninguém, menos do que a principal adversário do Padre Franco, a vereadora Maria Simões.  Ela ingressou no partido, em solenidade concorrida, com a presença do presidente regional Cláudio da Agricultura e da presidente regional do PP, Jaqueline Cassol. Os dois partidos vão caminhar juntos por lá. Ainda não se sabe se o PT de Franco terá candidato na disputa em Cacoal.

CONTRA A CORRUPÇÃO - O tema corrupção está mexendo com todo o país. E o assunto polêmico será tema de debate nessa sexta, dia 18, pela manhã, na Assembleia Legislativa. Proposta pelo deputado Ribamar Araújo, o cara da ficha limpa na política há duas décadas e meia, haverá uma audiência pública para tratar exatamente do combate à corrupção. Ribamar convidou representantes do Ministério Público; da OAB; de escolas, lideranças políticas e servidores públicos. Será sem dúvida uma audiência das mais quentes, num momento em que a corrupção mexe com toda a estrutura do pais.   

CONTRA OS “COXINHAS”! - Por coincidência, será nesse sexta, o mesmo dia 18, a mobilização pró Governo Dilma; Pró Lula e contra os “coxinhas”. O PT quer mobilizar simpatizantes em todo o país, para dar uma demonstração de força de que não está morto. Com a possível ascensão do ex Presidente Lula ao ministério e, mais ainda, com ele comandando a mobilização nacional, a esquerda quer mostrar sua força. Chamando o movimento de sexta de “Dia de Defender as Democracia!” e     “Não ao Golpe!”, governistas e seus (ainda) aliados pretendem levar milhões para as ruas, em contraponto às gigantescas manifestações de rua do domingo. Conseguirão?

PERGUNTINHA - Será que o Supremo vai mesmo proteger o ex Presidente Lula, como esperam o Palácio do Planalto e todos os que ainda acham que a esquerda pode continuar no comando do país?

Fonte: Sérgio Pires - Jornalista / Porto Velho-RO.





Nenhum comentário:

Postar um comentário