segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Pesquisadores descobrem nova molécula anticancerígena

Uma nova molécula anticancerígena e antimetástase que abre caminhos para novos tratamentos alternativos contra o câncer acaba de ser descoberta por uma equipe internacional de pesquisadores. A molécula, batizada de "Liminib", impede o movimento e a multiplicação das células cancerígienas, em particular as resistentes a tratamentos de quimioterapia, explicou naterça-feira o Centro nacional de Pesquisa Científica da França (CNRS) em comunicado.

A principal característica da "Liminib", resultado de uma década de trabalho e testes em mais de 30 mil moléculas, é sua capacidade de inibir a enzima quinase, cuja presença excessiva favorece a multiplicação das células e propagação do câncer. Esta enzima regula a dinâmica do esqueleto in terno da célula, formado por uma rede de fibras cujos filamentos permitem ela se movimentar e reproduzir. A molécula "Liminib" estabiliza e bloqueia essa rede de fibras, impedindo sua multiplicação.

Os resultados de um estudo piloto, realizado em ratos, são "encorajadores", segundo o CNRS, que participou da pesquisa junto a outras instituições francesas e cientistas da Autrália e do Reino Unido. No estudo, ficou constatado que a nova descoberta "não tem apenas boa eficácia, mas que os animais tratados apresentaram boa tolerância à substância".
Fonte: Revista Médica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário