quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Opinião de Primeira

UNIR: NA RABEIRA DO RANKING NACIONAL DE UNIVERSIDADES
Estamos muito distantes do que se pode chamar de ensino superior de qualidade. Levantamento nacional, feito Folha de São Paulo, analisou, sob vários critérios técnicos, quais as universidades brasileiras são as melhores e quais as piores. Num total de 190 instituições, infelizmente a nossa Unir ficou na posição de número 111. Perdemos feio para universidades até de cidades menores, no interior paulista ou do interior do Rio Grande do Sul. Ficamos atrás de faculdades no Espírito Santo, no Mato Grosso, no interior de Minas, do Amazonas, de pequenas instituições lá no interiorzão mineiro ou baiano. Ficarmos em 111° lugar, à frente apenas de entidades como a Santa Cruz do Sul, no interior gaúcho, não nos dá nenhuma esperança de que, a curto e médio prazo, nossa Unir possa ocupar uma posição de destaque entre as universidades brasileiras, sejam privadas ou públicas.

O Ministério da Educação diz que Universidades são instituições com graduação e pós-graduação, em diferentes áreas do conhecimento. E devem ter pelo menos 33% dos professores com o título de doutorado e também algum tipo de produção científica. Em nenhum desses critérios a nossa Unir chegou a um patamar pelo menos médio, em termos nacionais. E isso que se fala que em Rondônia, temos alguns mestres que não estação da Caerd., com capacidade para atender uma cidade de meio milhão de habitantes. Hoje, Porto Velho tem em torno de 450 mil. E a água encanada não chega nem a metade da população. Portanto, é importante que fique claro quem não cumpriu seu papel e quem está investindo pesado para apoiar a perdem para nenhum outro estado brasileiro. Se isso é verdade, como ficamos no posto 111? A Unir, com seu corpo docente em greve há mais de 115 dias, precisa melhorar muito, avançar muito mais, receber pesados investimentos e qualificar seus professores, para poder se comparar a algumas das melhores faculdades do país. Porque, com essa colocação tão ruim, só podemos nos considerar mesmo como um estado periférico em termos de qualidade da nossa única universidade pública.

SUPER ADUTORA
A Caerd tentou empurrar para o Consórcio que constrói a hidrelétrica de Santo Antonio, problema de captação de água no rio Madeira, que é única e exclusivamente dela, Caerd. Mas, mesmo assim, o consórcio vai investir pesado, para não prejudicar a população da Capital e, pelo contrário, ajudar a resolver um problema que não é seu. O consórcio vai construir uma adutora entre o reservatório e a coletividade porto velhense.

E DAÍ?
Não soma nada a informação de que Mariana Carvalho está ganhando votação nacional para a candidata à Prefeitura mais bonita do Brasil. E daí? O eleitor não dá prioridade à beleza, mas à eficiência, seriedade, competência e ficha limpa. Mariana tem tudo isso. Daí porque poderia dispensar essas firulas que nada somam na sua campanha, que, aliás, está indo bem, segundo se ouve em todos os cantos da Capital. Falar em concurso de beleza é dar prioridade a uma bobagem periférica, enquanto há tantos temas sérios a serem debatidos.

DE LADO
Os marqueteiros do candidato do PMDB José Augusto estão utilizando um esquema na propaganda eleitoral gratuita que não se entende muito bem. Ao invés de falar sobre suas propostas (muitas delas de qualidade), olhando para o vídeo e falando diretamente ao eleitor/telespectador, o candidato só aparece de lado, como se estivesse olhando para o vazio. Ou é um método revolucionário, em que o candidato não olha no olho do eleitor ou é uma tática errada, que pode prejudicar o candidato. Lá na frente vamos ver...

DOIS NOMES
Na única pesquisa séria que apareceu até agora, a do Ibope, Lindomar Garçon e Mauro Nazif aparecem na frente, seguidos de Mariana Carvalho, Fátima Cleide (empatadas tecnicamente) e Mário Português. Nos últimos dias, apareceram outras pesquisas, dando números diferentes, mas é bom o eleitor não se enganar. Pesquisa quente é a feita por instituto independente, que não tem ligação com ninguém do Estado. Afora isso é conversa prá boi dormir.

EM OUTRA ÁREA
O governo do Estado vai gastar mais de 3,3 milhões de reais para recuperar o estádio Aluizio Ferreira. Vistorias feitas por engenheiros e bombeiros praticamente condenaram as instalações atuais. Só o muro da avenida Farquar, que está caindo, custará mais de 270 mil para ser reconstruído. O que não se entende é porque não se pensa em trocar a área do Estádio, hoje praticamente no centro da cidade, por outra mais distante e começar a construir um estádio novo, de qualidade. O bom senso indica que esse caminho seria melhor e mais lógico.

PARADA GAY
O próximo dia 16 marca a realização de mais uma Parada Gay em Porto Velho. O grupo LGBT. O lema será “Preconceito e Exclusão, Fora de Cogitação”. Será a décima edição da parada na Capital rondoniense. Espera-se a participação de milhares de pessoas e de dezenas de candidatos à Câmara de Vereadores. Dos nove que disputam a Prefeitura, pelo menos meia dúzia estará lá. A petista Fátima Cleide, que é adorado pelo público LGBT, certamente vai participar da festa.

PERGUNTINHA
Há um sentimento de patriotismo para comemorar o 7 de Setembro ou a data é considerada apenas mais um começo de feriadão?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires



Nenhum comentário:

Postar um comentário