quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Opinião de Primeira

ATÉ QUANDO VAMOS SUPORTAR A IMPUNIDADE?
Quando se diz que é a impunidade a maior incentivadora do roubo, do crime, dos desvios do dinheiro público, das sacanagens contra a população pobre e carente, há quem considere um exagero. Mas é só acompanhar o noticiário, para tentar descobrir onde não há mutretagens. Nesse último final de semana, as duas maiores redes de Tv do país (Globo e Record), mostraram reportagens denunciando médicos, que cobram dos seus pacientes consultas e cirurgias pagas pelo SUS. E de clínicas que inventam internações de crianças para cobrar por tratamentos jamais feitos. Nas obras públicas, são raras as que não têm algum rolo, algum desvio, alguma mutreta. A fiscalização no geral é pífia e em muitos casos, são as denúncias da imprensa que trazem à público toda a sujeira escondida. Enquanto isso, quantos desses vagabundos estão presos? Quantos devolveram o dinheiro público que afanaram? Quantos destes médicos-ladrões tiveram seus registros cassados e estão atrás das grades? A triste resposta é: nenhum. Nada. Zero. Mesmo com todas as denúncias, com todas as provas, com depoimentos e farta documentação, todos têm direito a uma infinidade enorme de recursos judiciais que, quando sair a sentença, muitos deles estão idosos ou mortos. Jamais pagarão pelo que fizeram.

O caso do Mensalão poderia servir de exemplo para o país. O STF tem condenado todos os envolvidos, pelo menos até agora e, certamente, aplicará duras sentenças. Não dá mais para suportar tanta impunidade, tantos recursos judiciais, tanta demora em aplicação da Justiça, principalmente nesses casos mais graves, denunciados e de conhecimento de todo o país. Está na hora de acabarmos com o jeitinho, a mutretagem, a safadeza. E só vamos conseguir isso se os criminosos forem punidos exemplarmente. Afora isso, não há solução.
 
SONHO OU CHANCE REAL?
Nesta quarta-feira, anuncia-se mais uma reunião entre sindicalistas, representantes da bancada federal e a ministra chefe da Casa Civil, Gleyce Hoffman.Na pauta, mais uma tentativa de conseguir avanços na questão da transposição dos servidores do ex-território para a folha de pagamento da União. Haveria uma nova proposta do governo federal para atender o pleito rondoniense. Não se sabe que termos são esses. Os sindicalistas só aceitam negociar se forem incluídos os servidores contratados até 1991. Sonho ou possibilidade real?

DIREITOS IGUAIS?
Ouve-se protestos em todo o país em função dos inúmeros direitos dos presos, ao contrário do cidadão comum, que é vítima e tem que ficar trancado dentro de casa. Um dos que mais irritam é o fato de detentos terem direito a receber, da previdência social, um salário de 915 reais, para sua família, enquanto milhões de trabalhadores brasileiros ganham apenas o salário mínimo de 622 reais. Em Rondônia, pelo menos 600 presos tem direito a esse benefício. Não adianta chiar. Esses direitos dos presos estão na Constituição de 1988.
 
PARA O MUNDO
O Arraial Flor do Maracujá sai das fronteiras de Rondônia e pode ser assistido em todo o Brasil e em pelo menos meia centena de países. A Record News e a Record News Internacional estão transmitindo a maior festa do calendário rondoniense diretamente de Porto Velho para todos os quadrantes. Uma equipe da emissora, destacando-se o apresentador William Leite, mostra para o Brasil e o mundo o maior destaque do nosso folclore. A emissora tem recebido mensagens de pessoas em vários estados e também no exterior, que estão acompanhando tudo pela TV.

FUX FALA
“ A cada desvio de dinheiro público, mais uma criança passa fome; mais uma localidade fica sem saneamento; mais um hospital fica sem leito. Estamos falando de dinheiro público. O dinheiro público é destinado à Ciência, à Saúde e à Educação”. As frases, simples mas que retratam uma realidade brasileira, foram pronunciadas pelo ministro Luiz Fux, do STF, durante o julgamento do caso do Mensalão. Precisa dizer mais?

MANGABEIRA
Mangabeira Unger, assessor especial do governo de Rondônia, é personagem de um filme produzido pela direita americana, criticando o liberal Barak Obama. No documentário, que estreou em quase dois mil cinemas e foi prestigiado pelo eleitorado ultraconservador, Mangabeira Unger é citado como esquerdista e um dos cinco mentores da ideologia do Presidente americano que busca a reeleição. Diz trecho do filme: “Unger Unger é um socialista que deixou Harvard para se unir ao governo socialista do Brasil”.Ataque gratuito e obviamente sem qualquer fundo de verdade.

COMEÇANDO
O senador Acir Gurgacz anuncia que, a partir de hoje, começam as obras de restauração do primeiro trecho da BR 364, já autorizada pelo Dnit. Ao custo de 88 milhões de reais, serão recuperados 122 quilômetros da nossa principal rodovia, no trecho de Alto Paraíso até a entrada de Porto Velho.Além do recapeamento asfáltico e o fim da buraqueira, a obra prevê eliminação de curvas perigosas; ampliação do acostamento; criação de uma terceira faixa e outros benefícios. O trabalho começa agora e dificilmente ficará pronto antes do inverno amazônico, quando serviços como esse são quase impossíveis de realizar.
 
PERGUNTA
Depois de completar 110 dias de greve, quando os professores da Universidade Federal de Rondônia vão voltar ao trabalho?
Fonte Jornalista Sérgio Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário