segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Opinião de Primeira

A PRESIDENTE DÁ UMA BOA NOTÍCIA E A ANEEL NOS IGNORA
Há notícias boas e ruins, para os rondonienses, em relação à energia elétrica. A boa vai beneficiar o país inteiro. A presidente Dilma Rousseff vai anunciar um pacote de medidas para diminuir a conta de luz em torno de 10% para as residências e entre 10% e 20% para a indústria. Para isso, o governo vai cortar um ou outro imposto, embutido nas contas e repassar o benefício à população. Mas para Rondônia, há o outro lado, a notícia ruim. A Aneel, agência reguladora das ações das distribuidoras de energia do país, decidiu intervir em empresas de nove estados. Infelizmente, para nós, rondonienses, a Eletrobras Rondônia, antes Ceron, não está entre elas. Mesmo com os desmandos, mesmo com a incompetência, mesmo com os preços abusivos das contas absurdas cobradas do consumidor e mesmo com o péssimo atendimento ao consumidor, a Aneel ainda não acha que a estatal rondoniense não deva sofrer intervenção. Ou seja, o consumidor continuará refém de uma empresa que fatura alto e pouco dá de retorno à população.

Veja-se só um exemplo, porque se poderia enumerar vários, em que a Eletrobras Rondônia é totalmente incompetente. Quando falta energia em áreas da cidade, principalmente nos finas de semana, o morador pode esperar sentado. Como as equipes terceirizadas são em número ridículo em relação às necessidades de uma Capital com mais de 400 mil habitantes, uma simples religação num transformador em que caiu uma fase, pode levar no mínimo quatro horas. Há quem espere dez, doze horas. E os atendentes, falando com o rondoniense direto do Rio de Janeiro, à beira mar, não sabem como explicar esse absurdo. Enfim, dona Dilma nos dará uma boa notícia. Mas a Aneel já deixou claro que não está dando bola para a população rondoniense. Aliás, como já faz a Eletrobras Rondônia.

AGRESSÃO
Lamentável, condenável sob todos os aspectos, a violenta agressão sofrida pelo jornalista Rubens Coutinho, atacado pelo médico Sérgio Mello, que é faixa preta em artes marciais e sabe muito bem que jamais deve usar sua técnica para bater em alguém. Espera-se que Rubinho se recupere logo e que o agressor responda na forma da lei. Bater em jornalista não muda a história. O agressor, descontrolado, deve ser chamado inclusive no Conselho Regional de Medicina e ali também ser punido. Um médico tem é que salvar vidas, não tentar matar alguém. Justiça nele!

OUTRO ATENTADO
A violência se amplia na área rural, sem que polícia e Justiça investiguem e punam os culpados. O líder dos produtores rurais do Estado, Sebastião Conti, sofreu mais um atentado, quando chegava à sua fazenda, invadida há anos. E de onde os que se dizem sem terra retiram madeiras nobres e as vendem, lotando caminhões, sem que qualquer autoridade tome providências. Depois de muitas denúncias, o Ibama apreendeu dois caminhões carregados de madeira nobre, roubada da fazenda de Conti. Pode ser sido em represália às denúncias que o atentado ocorreu.

NÚMEROS QUE ASSUSTAM
Os números preocupam. Se em Rondônia ainda há 6% do eleitorado de analfabetos, no Acre esse número salta para 13%, o que é assustador. E isso que esses percentuais não incluem os analfabetos funcionais, aqueles que só sabem escrever o nome, mas não lêem corretamente e muito menos conseguem interpretar qualquer texto. Se os parâmetros fossem esses, o índice de analfabetismo saltaria, em todos os estados brasileiros. Há gente que sai do segundo grau sem saber nada.

OS MESMOS DE SEMPRE
Malandros, safados, irresponsáveis, na época pré eleição, começam a cooptar algumas famílias mais pobres (junto com elas oportunistas, que querem levar vantagem e depois vender seus imóveis) para invasão de terras. Dias atrás, mais de 200 pessoas foram retiradas de uma aérea na Estrada da Areia Branca, a maioria de gente enganada por essa corja, que pouco se importa com a desgraça alheia, mas quer sim cooptar eleitores. A Polícia Federal á está investigando e procurando quem coordenou as invasões ilegais.

MAIS PROTESTOS
Coordenador da Frente Parlamentar de Apoio aos Povos Indígenas, o deputado federal rondoniense Padre Ton (PT-RO), que dedica seu mandato a tratar desse tema, quer que o Governo atenda todas as reivindicações dos indígenas de Rondônia, que estão fechando BRs e até ameaçando derrubar pontes. No próximo dia 17, índios de todo o país vão fazer um grande protesto nacional, interromper rodovias e praticar outros atos, inclusive de vandalismo, como vem sendo denunciado, porque não aceitam que as leis do país sirvam para eles.

NÃO VÃO LEVAR
Padre Ton disse a autoridades do governo que os protestos acontecem porque os índios não aceitam a Portaria 303, que suspende os processos de demarcação de terras indígenas em curso. A lei prevê a revisão de demarcações concluídas e exclui a necessidade de consultar os povos indígenas sempre que o governo brasileiro considerar necessária construção de estradas, hidrelétricas, pontes e outras obras. Dessa vez, tanto o Padre Ton quanto a sua turma e as ONGs internacionais, que mandam na Amazônia, não vão levar. O Congresso vai tomar para si a decisão de criar ou não novas áreas indígenas.

PERGUNTINHA
Quando o governo e o Judiciário vão tomar medidas duras contra falsos sem terra que estão destruindo a floresta e vendendo madeira ilegal?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário