domingo, 2 de setembro de 2012

Opinião de Primeira

ÍNDIOS AMEAÇAM EXPLODIR PONTE SOBRE A BR 364
Entre Comodoro, no Mato Grosso e a divisa com Rondônia, uma ponte de concreto sobre a BR 364, sobre o rio Aricá Mirim, está correndo perigo. A ameaça é de que ela seja explodida. E foi feita por um líder indígena do Mato Grosso, que disse, com todas as letras, numa entrevista divulgada pela TV Candelária, que se as reivindicações dos índios não forem atendidas, a ponte irá pelos ares. E pode acontecer logo, segundo Genilson Kezomay, um dos líderes do movimento, no próximo dia 17 de setembro, quando haverá uma manifestação nacional dos indígenas. Eles já paralisaram o tráfego na BR 364 em Ji-Paraná e depois em Vilhena. Dessa vez, isolaram durante longas horas os estados de Rondônia e Acre com o restante do Brasil. Centenas de caminhões, ônibus e veículos leves tiveram que parar antes do bloqueio, para não serem atacados pelos grupos indígenas que realizam o protesto. O que eles querem? Que não seja cumprida lei já aprovada no Congresso e orientada pela Advocacia Geral da União, que impede que o Incra – e só ele – continue determinando as áreas indígenas e entregando terras ao seu bel prazer.

Normalmente, os pleitos dos indígenas merecem ser olhados com carinho e atenção pelas autoridades. Em sua grande maioria, as tribos estão abandonadas à própria sorte, com exceção de caciques que andam de caminhonetas zero e bolsos cheios de grana, por negociarem com madeireiros e garimpeiros ilegais. Mas, agora, as ameaças começaram a ficar mais sérias. Está na hora de acabar com essa esculhambação, liberar a BR, porque é crime fechá-la e, ao mesmo tempo, colocar soldados do Exército a fiscalizar a ponte no rio Aricá Mirim. Porque os índios podem mesmo cumprir suas promessas, já que fizeram muita baderna até agora e sequer foram admoestados. Hora de agir, portanto.

INDECISÃO
Faltando 35 dias para a eleição à Prefeitura da Capital, no primeiro turno, nem o horário eleitoral gratuito pode tirar a dúvida de quem serão mesmo os dois concorrentes que chegarão à reta final. Dos nove candidatos, pelo menos cinco continuam com grandes chances. Lindomar Garçon, Mauro Nazif, Mariana Carvalho, Fátima Cleide e Mário Português são apontados na pesquisa do Ibope como os cinco primeiros. Dos demais, provavelmente só o nome do médico José Augusto, do PMDB, pode crescer um pouco. Não há indícios claros, até agora, que o eleitorado já se decidiu.

PROBLEMÃO
As investigações do Ministério Público na Emdur, são mais uma pedra em cima da candidatura de Mário Sérgio em Porto Velho. Com grande aparato policial, o MP foi até o órgão antes comandado por Mário Sérgio, levantar informações sobre várias irregularidades, ainda na fase de investigações.O prefeito Roberto Sobrinho, que nada tem a ver com o problema, recentemente demitiu toda a diretoria da Emdur, o que aponta para a existência de problemas há mais tempo. Nos próximos dias, se saberá mais...

MANUTENÇÃO
Depois de grande confusão, quando tentou culpar as obras das usinas pela falta de água em Porto Velho (e obviamente não deu certo), a Caerd anuncia que normalizou o abastecimento. Na área de captação, no rio Madeira, mesmo sem ter nada a ver com o peixe, o pessoal da Santo Antonio Energia ajudou de todas as formas, para que a população não fosse prejudicada. O que se espera é que a Caerd resolva seus problemas, dê a necessária manutenção nos equipamentos, alguns há 20 anos sem serem consertados e faça seu trabalho corretamente. É pedir demais?

INCHAÇO
O Brasil já tem mais de 750 mil servidores públicos, embora os números reais não sejam divulgados. A obesidade mórbida do serviço público, que engole grande parte dos recursos que o país produz, não é suficiente para quem está no poder. O negócio é inchar cada vez mais. Prova disso é que a governo incluiu no orçamento do ano que vem, recursos para a contratação de nada menos que 49 mil novos empregados. Desses, 21 mil serão para universidades e área da educação. Os outros 28 mil, não se sabe para onde irão. Só se sabe que quem paga tudo é o contribuinte.

SEM SUSTO
Não se sabe se o custeio do governo rondoniense cresceu muito, já que os anúncios de que os cofres estaduais estariam com dificuldades de cumprir todos os seus compromissos são constantes. A verdade é que a arrecadação tem crescido bastante em relação ao ano passado. Um exemplo: no mês de julho deste ano, a arrecadação cresceu quase 17%. Foram 354.688.279,77 arrecadados no ano passado e 414.982.315,61 neste 2012. Há, claro, muitas despesas e compromissos, mas pelo menos por enquanto, a situação não está tão complicada quanto parece.

CORPO E ALMA
O que parecia quase impossível está acontecendo. O prefeito Roberto Sobrinho entrou de corpo e alma na campanha de Fátima Cleide, em Porto Velho. Os dois estavam bastante distantes, para não dizer coisa pior e ninguém acreditava que as arestas, que eram profundas, seriam aparadas em tão pouco tempo. Os dois parecem que deixaram as diferenças de lado e Sobrinho segue a orientação do PT nacional, integrando-se totalmente na tentativa de eleger sua companheira de partido.

PERGUNTINHA
Quantos dos condenados pelo STF no caso do Mensalão vão realmente cumprir pena na cadeia e devolver o dinheiro público que desviaram
Fonte: Jornalista Sérgio Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário