sábado, 1 de setembro de 2012

Opinião de Primeira

MINISTROS DO STF SÃO UNGIDOS PELO PODEROSO DE PLANTÃO
Não tem mais como dizer que o Mensalão não existiu, como chegou a declarar mais de uma vez o ex-presidente Lula e comentaram vários líderes do partido dele. Ao julgar os denunciados no primeiro “pacote” o STF, em alguns casos por unanimidade, o que é raro, condenou a todos, menos um. Inclusive ao deputado João Paulo Cunha, a quem o PT e seus líderes tentaram, de todas as formas, fazer escapar do caso do Mensalão. Este o aspecto dos mais positivos: o Supremo tratou o assunto com todo o cuidado, mas deixou bem claro que os denunciados cometeram sim uma série de delitos e por eles devem responder. Mas houve também o lado triste e negativo. O ex-presidente Lula, que não pára de falar e agir como se ainda estivesse no poder, reclamou que esperava que os ministros indicados por ele, votassem a favor dos petistas. Um absurdo, uma declaração infeliz, que jamais deveria ter sido proferida, ainda mais por um personagem como Lula. Se a declaração não tivesse repercutido imediatamente no país, poderia soar como invencionice da imprensa, tal o absurdo que ela representa. Lula misturou o PT, o poder e o Supremo, última instância do judiciário brasileiro e que deve ter toda independência.

É por essas e outras que a forma de escolha dos ministros do STF precisa mudar. Indicados em listas tríplices e ungidos pelo Presidente da República, os ministros escolhidos parecem ficar devendo esse “favor” ao governante de plantão. Daí para Lula, que adora misturar as coisas e colocar o PT, o poder e os outros poderes como se fossem uma coisa só, fazer uma declaração descabida como a que fez, é um passo. O país poderia ter sido poupado desse “lamento” de Lula. E ele próprio perdeu um pouco da sua dignidade ao fazer tão infeliz declaração. Deveria ter se calado.

LAMENTÁVEL
A legislação eleitoral e decisões individuais de magistrados, apoiados pelo Ministério Público, estão cada vez criando mais empecilhos para que os candidatos tenham acesso ao eleitor. As exigências e proibições são tantas, que só resta mesmo a distância da TV e do rádio, no horário eleitoral gratuito. Praticamente todas as demais manifestações ou estão supercontroladas ou são proibidas. Desse jeito, a população vai ficar cada vez mais distante da política. O que seria uma tragédia para um país que quer aperfeiçoar sua democracia

SOBE E DESCE
Em São Paulo, maior eleitorado do país, Celso Russomano só cresce na intenção de votos. Estaria hoje com 31% da preferência do eleitorado paulistano. José Serra só despenca. De uma pesquisa para outra caiu 5 pontos: de 27% para 22%. Corre o risco de não ir para o segundo turno, já que Fernando Haddad, com o apoio do ex-presidente Lula, já está em 14%. Há grande risco que os tucanos percam feio na maior cidade brasileira. Até porque Serra tem 45% de rejeição. O ninho está ruindo?

MAIS DOIS
O Pastor Aluizio, do PSOL e Lindomar Garçon, do PV, são os entrevistados deste sábado do Papo News, na TV Candelária. A série de entrevistas começou com Fátima Cleide. Todos os postulantes à Prefeitura da Capital participarão do programa, que vai ao ar todos os sábados, a partir das 12h30. Sérgio Mello comanda a atração, com Léo Ladeia, Domingues Júnior e Sérgio Pires, fazendo as perguntas aos convidados. No próximo sábado, participarão José Augusto, do PMDB e Mauro Nazif, do PSB.

LIMPEZA
De vez em quando, decisões judiciais concluem que não dá mais para suportar tantos criminosos andando pelas ruas, atacando os cidadãos comuns. Daí, saem ordens para que a polícia civil e militar vão às tocas onde se escondem as ratazanas, envolvidas com o tráfico de drogas, homicídios e roubos. A última corrida contra o crime, apelidada de “Operação Limpa Trilhos”, aconteceu nesta semana. Mais de uma centena de suspeitos de envolvimento em vários tipos de crimes foram presos. Bem que tais operações poderiam acontecer todas as semanas...

NOVAS CIDADES
O senador Ivo Cassol voltou a pedir que seja transformada em realidade o desejo de emancipação de vários distritos no Estado. Disse, por exemplo, que “na Ponta do Abunã, existem vários distritos fortes, mas a população vive na miséria, com pires na mão dependendo de Porto Velho, sem ter posto de saúde que funcione e sem ter máquinas para arrumar as estradas”. Cassol pediu que sejam emancipados os distritos de União Bandeirante, Vista Alegre do Abunã e Extrema, entre outros. O caso se arrasta há duas décadas e as populações destas áreas continuam sem ter aval da União para emanciparem-se.

E AGORA?
Professores de universidades, policiais federais e outras categorias de servidores federais que decidiram manter a greve por tempo indeterminado, vão ficar a ver navios. O governo da presidente Dilma Rousseff encerrou as negociações e enviou ao Congresso, para inclusão no orçamento de 2013, somente os reajustes das categorias que aceitaram as propostas governamentais. Ou seja, os professores, que estão em greve há mais de 100 dias e dizem que vão continuar assim e a PF, entre outros, não terão suas reivindicações atendidas e ainda ficarão sem qualquer aumento no ano que vem. E agora?

PERGUNTINHA
Até quando os candidatos a vereador vão pagar mico em programas eleitorais inodoros, insalubres e incolores, no horário gratuito?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário