sexta-feira, 7 de setembro de 2012

MEIO AMBIENTE - Mais de 90% da mata Atlântica está destruída

A biodiversidade da Mata Atlântica é semelhante à biodiversidade da Amazônia

A Mata Atlântica coupa uma área de 1.110.182 Km², corresponde 13,04% do território nacional e que é constituída principalmen te por mata ao longo da costa litorãnea que vai do Rio Grande do Norte ao Rio Grande do Sul., cortando os territórios dos estados do Espírito Santo, Rio de Janeiro e Santa Catarina, e parte do território do estado de Alagoas, Bahia, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, São Paulo e Sergipe.

Ela apresenta uma variedade de formações, engloba um diversificado conjunto de ecossistemas florestais com estrutura e composições florísticas bastante diferenciadas, acompanhando as características climáticas da região onde ocorre. Cerca de 70% da população brasileira vive no território da Mata Atlântica, as nascentes e mananciais abastecem as cidades, esse é um dos fatores que tem contribúido com os problemas de crise hídrica, associados à escassez, ao desperdício, à má utilização da água, ao desmatamento e à população.

A biodiversidade da mata Atlântica é semelhante á da Amazônia. Os animais mais conhecidos da Mata-Atlântica são: Mico-Leão-Dourado, onça pintada, bicho-preguiça e capivara.

Paisagem
Nas regiões onde ainda existe, a mata Atlântica caracteriza-se pela vegetação exuberante, com acentuado higrofitismo. Entre as espécies mais comuns encontram-se algumas briófitas, cipós e orquídeas. A fauna endêmica é formada principalmente por anfíbios (grandes variedade de anuros),  mamíferos e aves das mais diversas espécies. É uma das áreas mais sujeitas a precipitação no Brasil, as chuvas são orográficas, em função das elevações do planalto e das serras.

A biodiversidade da mata Atlântica é semelhante à biodiversidade da Amazônia. Há subdivisiões do bioma da Mata Atlântica em diversos ecossistermas devido a variações de latitude e altitude. Há ainda formações pioneiras, seja por condições climáticas, seja por recuperação, zonas de campos de altitude e enclaves de tensão por contato. A interface com estas áreas cria condições particulares de fauna e flora.

AVida é mais intensa no estrato alto, nas  copas das árvores, que se tocam, formando uma camada contíunua. Algumas podem chegar a 60 m de altura. Esta cobertura forma uma região de sombra que cria o microclima típico da mata, sempre úmido e sombreado. Dessa forma, há uma estratificação da vegetação, criando diferentes habitats nos quais a diversificação fauna vive. Conforme a abordagem encontram-se de seis a onze estratos na mata Atlântica, em camadas sobrepostas.
Fonte: O Estadão do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário