quinta-feira, 6 de setembro de 2012

BMW R 80 GS

Lançada em 1980, a ousada BMW R 80 GS inaugurou o segmento big trail no mundo e venceu difíceis competições fora de estrada com soluções utilizadas até hoje pela fabricante alemã. Até o final da década de 70 as opções de motos trail resumiam-se a monocilíndricas de baixa cilindrada, com exceção da Yamaha XT 500 lançada em 1976, também com motor de 1 cilindro. Parecia inviável uma motocicleta trail de alta cilindrada que não tivesse sua ciclística prejudicada até a BMW provar que isso era possível com o lançamento da R 80 GS, em 1980, com motor boxer de 2 cilindros opostos de 800cc e transmissão por eixo-cardã. Com o modelo, a fabricante alemã venceu quatro edições do Rally Paris Dakar e as soluções empregadas, que evoluíram ao longo dos anos, tornaram-se tradicionais da marca, agregando milhares de apaixonados pelo mundo.

A BMW R 80 GS nasceu com a inédita transmissão batizada de monolever, que agregava transmissão por eixo-cardã a um monobraço oscilante da suspensão traseira. O resultado era uma transmissão mais durável que a corrente por não estar exposta a água, terra e areia, além de um visual exótico, com a roda fixada apenas por um lado. A primeira GS também inaugurou um novo segmento por ser a trail com a maior cilindrada do mundo na época. Com 2 cilindros opostos de 798cc, 2 válvulas por cilindro, comando no cabeçote e carburadores de 32 mm, o motor da R 80 GS rendia 50 cv de potência a 6.500 rpm e 5,78 kgf.m de torque a 5.000 rpm.

A confiabilidade da R 80 GS foi comprovada com a vitória do piloto francês Hubert Auriol nos 12.000 km do Rally Paris Dakar de 1981, que foi a primeira edição com a participação direta de fabricantes de motocicletas. O piloto francês repetiu o feito em 1983 e nos dois anos seguintes a BMW venceu novamente a competição com a R 80 GS, nas mãos do piloto belga Gaston Rahier.
Fonte: Revista Duas Rodas


Nenhum comentário:

Postar um comentário