quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

OPINIÃO DE PRIMEIRA

PORQUE A PROPOSTA DE BOICOTE À COMPRA
DE CARROS ZERO NÃO DARÁ CERTO NO BRASIL
Quando o então presidente Collor de Mello, nos anos 90, disse que os carros vendidos no Brasil eram carroças, acertou em cheio. Passados tantos anos da polêmica declaração do então Presidente e da abertura do mercado brasileiro às importações de veículos, algumas informações precisam ser do conhecimento de todos: ainda somos o único país do mundo, que ainda fabrica carros 1.0; o único onde todos os veículos novos não têm direção hidráulica; nem todos tem ar condicionado; que ainda entrega carros sem air bag e freios Abs; o único que tem investimento zero em veículos elétricos. Além disso, os impostos abusivos cobrados sobre o preço final dos carros zero, coloca o mais simples dos veículos vendidos no Brasil, um Celta, no mesmo patamar de preço do que custa, por exemplo, um carrão Honda City nos Estados Unidos, completo, com todos os avanços tecnológicos em sua fabricação.

Na internet circula uma campanha para que os brasileiros não comprem carro zero por um ano, como protesto não só à qualidade duvidosa dos veículos que adquirimos, como, também, dos preços abusivos, como um Ford Focus, que na Argentina custa 40 mil reais; na Itália, menos de 32 mil; nos Estados Unidos, 31 mil e que, no Brasil, já está cotado em mais de 60 mil reais. É claro que a campanha não dará certo, porque brasileiro adora carro, não importa quanto ele custe e ainda mais os zero quilômetro. E porque há uma verdade absoluta, como disse um executivo da Mercedes Benz, recentemente: “porque baixar o preço se o consumidor paga?”. Um boicote seria uma forma clara dos consumidores darem um recado aos fabricantes e ao governo que não aceitam mais pagar tão caro por carros que evoluíram muito pouco, depois que Collor os chamou de carroças. Mas, nesse país onde cada um quer mesmo é se dar bem e comprar um carro zero é sinal de status, não se pode esperar nada parecido. Mas, pelo menos pela internet, ficamos sabendo que há sim, uma maneira simples de protestar. Pena que tão poucos vão segui-la.

PROTESTO
Normalmente avesso a falar mais grosso, o governador Confúcio Moura, em seu blog, deu um puxão de orelhas nos que, segundo ele, inventam notícias e criam falsas informações. Escreveu: “Rondônia é um Estado maravilhoso. De gente boa. Trabalhadora. No entanto, especializou-se neste ofício, infelizmente, da plantação de notícias sem fontes seguras e sem verdades”.

INFERNIZAÇÃO
Confúcio prossegue seu protesto sobre notícias que ele diz serem inventadas:” E vai soltando. Criando a infernização de pessoas. Nada disto condiz à realidade do Estado. Não me venha colocar no meu colo, o filho feio. Eu não o pari. Estas coisas todas de escândalos, Termópilas, praticamente já chegaram ao fim.”

APENAS ILAÇÃO
Depois de longo tempo, voltou a boataria relacionada com a transposição. Não se sabe ainda como tudo será feito, há mais dúvidas do que certezas. E agora aparece uma informação, não confirmada, que será o Estado que terá que bancar os salários dos aposentados. Se isso tiver um pingo de verdade, não servirá para nenhuma economia aos cofres públicas a passagem do pessoal do Estado para a União. Mas, como se destacou, tudo é apenas ilação. De certeza, não se tem nada.

É UMA MARAVILHA!
Nem parece que a Universidade de Rondônia está atravessando uma crise imensa. A eleição para a escolha do novo reitor tem cinco candidatos, todos peso pesados, todos com currículo para a função. Vão disputar a reitoria Júlio Rocha, José Militão, Berenice Tourinho, o ex-reitor Ene Glória e a atual vice-reitora e Reitora em exercício, Maria Cristina Victorino. Parece que a Unir é uma maravilha, tal a correria de nomes quentes querendo comandar nossa universidade federal.

POLÍTICA, POR TRÁS...
Há poucos meses, se anunciava que a Unir estava prestes a implodir, tal a sucessão de problemas. Uma greve que se arrastou por longo tempo acabou obrigando o então reitor Ene Glória a renunciar. Ele é candidato de novo ao cargo. A disputa é acirrada e, além dos interesses da Universidade, correm por trás também interesses político-partidários. A decisão sobre o escolhido será anunciada dia 15 de março, daqui a pouco mais de um mês.

PERIGOSA VERGONHA
Toucas ninjas cobrindo o rosto, mulheres, crianças e até bebês na linha de frente; armas nas mãos e ofensas aos seus companheiros do Exército: não se pode dizer que a Polícia Militar não aprendeu nada com os grupos radicais de sem terra, inclusive os que usam táticas de guerrilha. Na greve da Bahia, o país assiste, atônito, a uma série de provas concretas do que um Congresso venal e um governo fraco podem fazer contra as leis e a Constituição. Uma vergonha. Uma perigosa vergonha.

ARTICULAÇÃO
A força tarefa do governo já começou a agir, em defesa da aprovação do financiamento de 545 milhões para obras de infraestrutura. Nessa semana, secretários têm ido à imprensa, falar da posição do governo Confúcio Moura sobre o assunto, enquanto negociações de bastidores tratam de buscar forte apoio na Assembleia. Parece que, pela primeira vez, a atual administração está agindo de forma articulada. Daí, funciona!

E A FICHA LIMPA?
“Todas as causas de inelegibilidade contidas na lei contêm importante conteúdo de reprovação social. A liberdade individual de se candidatar não supera os benefícios socialmente desejados em termos de moralidade e probidade de exercício do cargo público. Ademais, não estão em ponderação à moralidade de um lado e os direitos políticos do outro. Ao lado da moralidade está a própria democracia”. Quem escreveu isso? Foi o ministro Luiz Fux. Sobre a Lei Ficha Limpa, que está emperrada no STF.

PERGUNTINHA
Será que com a privatização, nossos aeroportos com cara de rodoviária, ficarão realmente em condições de receber milhões de visitantes para a Copa do Mundo?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires



Nenhum comentário:

Postar um comentário