sábado, 18 de fevereiro de 2012

OPINIÃO DE PRIMEIRA

MIRIAM SALDAÑA, O NOME DO DIRETÓRIO
DO PT PARA ENFRENTAR FÁTIMA CLEIDE
O grupo do PT que comanda a Prefeitura de Porto Velho, sofreu perdas pelo caminho, na tentativa de encontrar um nome que pudesse ter chances eleitorais para se contrapor à força política de Fátima Cleide, que corre em raia própria e que poderia vir com apoio de cima para baixo, na disputa interna da Capital. Primeiro, Eduardo Valverde, tragicamente morto. Depois, Epifânia Barbosa, envolvida na Operação Termópilas. O terceiro nome, o do secretário Cláudio Carvalho, não decolou. E ainda está propenso a ir para a Assembleia, caso o deputado Jesualdo Pires, nome fortíssimo à Prefeitura de Ji-Paraná, se eleja. Sem um nome que unisse internamente o diretório municipal, os petistas ligados ao grupo de Roberto Sobrinho ficariam praticamente nas mãos de Fátima. Agora, pelo menos é o que dizem personagens importantes do grupo dominante no diretório municipal, a situação se modificou. Ao lançar sua chefe de gabinete Miriam Saldaña como pré-candidata, a turma do atual Prefeito avisa que o PT porto-velhense teria se unido em torno dessa possibilidade. “Depois de longo tempo, vi gente do nosso partido com os olhos brilhando”, chegou a comemorar um importante dirigente partidário.

Miriam terá amplo apoio do diretório municipal, dominado pelo grupo que comanda a administração municipal. Mas Fátima, que circula em Brasília, junto ao comando do PT nacional e esteve com a Presidente Dilma Rousseff, semana passada, sendo fotografada abraçada à Presidente, quer vir com o apoio de cima, como a única com chance eleitoralmente viável, de manter o partido no comando da maior cidade do Estado. Miriam também tem proximidade com a Presidente. Fátima já foi testada nas urnas, Miriam não. O PT municipal diz que Fátima desagrega e Miriam une, mas os partidários da ex-senadora negam tais críticas. Miriam falaria, numa campanha, em nome da atual administração. Fátima faria de tudo para se afastar dela. As duas têm história no partido, têm a simpatia do PT nacional e de Dilma Rousseff e, a diferença, poderia ser a decisão interna do partido, na Capital. A entrada de Miriam Saldaña muda muito o quadro do partido. A disputa interna dos petistas começou a ferver.

EM MARÇO
Permitam os leitores que puxemos a sardinha para nosso assado. No início de março próximo, esta coluna passará a ser publicada diariamente no jornal O Estadão do Norte, um dos mais importantes veículos de comunicação do Estado. Atualmente, leitores de 33 dos principais sites de notícias de Rondônia já nos acompanham. A coluna continuará saindo normalmente nos sites, mas também nas edições do Estadão, de terça a domingo.

HEREDITARIEDADE
Filhos, filhas, sobrinhos, esposas, netos, até cunhados: centenas de políticos que não poderão concorrer por longo tempo por causa da Lei Ficha Limpa, vão recorrer à família para os representar na disputa. Não se pense que as lideranças políticas afetadas pela nova legislação vão querer ficar longe do poder. A única forma de tirá-los, em definitivo, é a urna. Eleger a parentada é mantê-los, a todos os fichas sujas, muito perto dos cofres públicos.

MAIS GREVES
Professores anunciam greve no Estado e em Porto Velho. O Sintero, que estava muito amiguinho do poder, agora volta-se também contra seus antigos aliados. Não se sabe como ficará o ano letivo para nossas milhares de crianças e jovens que precisam aprender para ter alguma oportunidade na vida. Mas não tem problema não, porque assim como a maioria dos nossos políticos, os sindicatos também estão pouco se lixando para as necessidades da população. República sindicalista é isso aí. E vem muito mais até a eleição de outubro...

CINZAS
É só passar o carnaval e a quarta-feira de cinzas e a Assembleia começa a tratar da muito provável cassação do ainda deputado Valter Araújo e ainda, legalmente, presidente do parlamento estadual. Foragido, Valter vai ser o boi de piranha de toda a história. Será cassado, sem qualquer dúvida. Sua cabeça vai ser trocada por punições menos duras para os demais envolvidos nas denúncias da Operação Termópilas. Não haverá nenhuma outra cassação. A não ser, no futuro, pela força das urnas. O eleitor certamente não esquecerá tão cedo.

DIREITOS HUMANOS
O facínora que matou a jovem Eloá Pimentel pegou pena pesada. No total, quase um século de prisão. Mas que ninguém se engane: o condenado não pode cumprir mais de 30 anos de pena, nesse país onde os direitos humanos dos bandidos estão muito acima dos de suas vítimas. Com um sexto da pena cumprida, ou seja, em alguma coisa em torno de dez anos, Lindenberg Farias estará apto a voltar às ruas. Para a menina Eloá, não tem jeito. Ela foi condenada pelo criminoso à pena capital.

SOMOS MELHORES
O carnaval está aí, feriadão, festa e festa. O Brasil cresceu apenas 2,5% no ano passado, há uma crise mundial; o corte dos investimentos do governo chega a 55 bilhões de reais, mas quem está preocupado com isso? A hora não é de pensar em corrupção, dívidas, diminuição do emprego e nem na violência que invade os lares brasileiros, já que os bandidos agora atacam em domicílio. O importante é o samba, o batuque, a cachaçada, a farra. Somos mesmo um povo diferente. Se somos melhores que outros povos? O pessoal que ama o carnaval acha que sim.

TEM JEITO?
Órgãos de segurança e entidades governamentais fazem campanhas, algumas desesperadas, outras criativas, pela não violência no carnaval. A intenção é diminuir o banho de sangue nas estradas e rodovias federais, pelo trânsito e nas ruas, pelas brigas, tiros, facadas e múltiplos acidentes. Não se pode dizer que não há uma tentativa de conscientizar a população. O problema é que há sempre uma parcela dos que vão para a festa para infernizar, agredir, beber demais e até matar. Não tem jeito.

PERGUNTINHA
Quando começar o ano de verdade, na quarta que vem, vamos acordar do sonho assustados ou conseguiremos voltar serenos à realidade?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário