sábado, 11 de fevereiro de 2012

OPINIÃO DE PRIMEIRA

QUAL O FUTURO DO PT, O PARTIDO QUE
REVOLUCIONOU A POLÍTICA NO BRASIL?
O PT completou ontem 32 anos, muito diferente daquele que Lula criou, dentro do movimento sindical, nos idos de 1980. Eram outros tempos e o Brasil exigia democracia. Lula, um operário, transformou-se numa luz, cada vez mais forte, que o país enxergava, na direção de novos rumos, de mais justiça social, da diminuição do abismo entre ricos e pobres. Era, em síntese, a voz de uma democracia que precisávamos para recomeçar, depois da escuridão do um regime militar e da ditadura. Até chegar ao poder, o PT foi um brilho de esperança no imaginário dos brasileiros. Obrigou aos poderosos de plantão a rever conceitos, cobrou novos rumos nas políticas sociais, exigiu um duro combate à corrupção, foi voraz nas denúncias contra os que não cumpriam com suas funções públicas corretamente. Quem não era do PT, temia o PT, se escondia, tentava não ser atingido pelas duras lanças dos discursos arrasadores dos seus representantes. Mas daí, o PT chegou ao poder. Então...

Começou uma nova fase. Lula chegou à Presidência. Sabia que não conseguiria governar sem amplas alianças. Teve que mudar o discurso e se aliar a quem combatera durante anos a fio. Talvez por ingenuidade, imaginando que os políticos profissionais, acostumados a viver encastelados junto aos cofres públicos e deles arrancar tudo o que podiam, poderiam mudar, Lula não teve escolha. Se endurecesse, poderia levar o país a uma crise e até a coisas piores. Como não o fez, teve que abaixar a cabeça e conviver com essa amálgama de interesses. Lula conseguiu fazer o país avançar, tanto na economia como nas questões sociais. Seu duplo mandato levou o PT às alturas, mas hoje tão mesclado, tão misturado com gente que nada tem a ver com a filosofia inicial do partido, que já não se sabe mais quem é petista de raiz e quem está nele apenas para benefício próprio. O Brasil avançou muito com Lula e o PT, mas chegou agora num momento inusitado: não se sabe qual será seu rumo daqui para a frente. Terá que decidir, provavelmente: ou volta às suas raízes, ou se transforma em definitivo num partido igual aos que combateu lá no início, quando começou...

CLAREZA E TRANSPARÊNCIA
Artigo assinado pelo presidente da Assembleia, José Hermínio Coelho e distribuído na noite desta sexta, merece ser destacado. Ele explica suas decisões e nega que tenha feito demissões por qualquer interesse que não fosse o público ou para enxugar a folha de pagamento do parlamento. Acaba, com isso, com a fofocalhada que circulava sobre os motivos pelos quais tomou suas decisões. Fez bem o Presidente, orientado por sua assessoria, em esclarecer as coisas. Quanto mais transparente, melhor.

VEM QUENTE
Miguel de Souza não está para brincadeira. Sua pré-candidatura a prefeito de Porto Velho tem se fortalecido. Ontem, anunciou mudanças no diretório municipal, apresentou nomes de pré-candidatos à Câmara e vem trabalhando duro. Seu nome já anda sendo citado constantemente em rodas de formadores de opinião, como plenamente viável para tentar chegar lá. O ex-deputado federal e ex-vice governador vem com tudo...

FOGO AMIGO
Já não bastam ao governador Confúcio Moura ter que refutar críticas de seus conhecidos adversários políticos. Ele enfrenta também uma saraivada de balas do chamado “fogo amigo”, ou seja, de correligionários de dentro do seu partido, o PMDB, angustiados por estarem distantes do poder, já que ajudaram a eleger Confúcio. Não são só porta-vozes eventuais que sentam a lenha no companheiro-governador: dentro do partido, ouve-se até discursos inflamados. Do contra.

DITADURA
As graves estouram por todo o país. A bagunça começa a se institucionalizar. A quem interessa esse clima de terror, com as polícias ignorando ordens e alguns dos seus representantes se voltando para a população? Será que tudo isso é armação para prejudicar o governo de Dilma Rousseff? Ou será, como já aconteceu antes, a ante sala da derrubada da democracia? Tem gente torcendo para que fique pior. E vem fazendo de tudo para isso. Querem é mesmo a ditadura.

PT VERSUS HERMÍNIO
Nessa segunda, dia 13, a Justiça Eleitoral julga ação do diretório do PT rondoniense, que pede o mandato do agora presidente da Assembleia, José Hermínio Coelho, que foi eleito pela legenda, mas a trocou pelo PSD. Hermínio e a administração municipal petista estão em rota de colisão há meses. O Ministério Público Eleitoral, a princípio, teria considerada a troca de partido legal. O caso está na pauta do TRE para o início desta próxima semana.

MAIS GREVE
Em Rondônia, depois de uma longa greve dos policiais militares, agora é a vez dos professores. As propostas do governo não foram aceitas e tudo está se encaminhando para uma grande paralisação da categoria. Há, claro, razões importantes para que os professores exijam melhores salários. Mas é também claro o viés político da greve. Muitas lideranças gostariam que houvesse mais confusão e mais baderna. Não se sabe onde tudo isso vai parar.

PALANQUE
É incrível como a voracidade político-partidária se imiscui em tudo o que pode. Na eleição para novo reitor da Unir, onde se esperava uma campanha de alto nível, com debates de ideias e propostas (há local melhor do que uma Universidade para se dar lição de como uma campanha deve ser conduzida?), o que se vê é troca de ofensas, baixaria, pauleira pura. É que os reais interesses estão muito distante dos do mundo acadêmico. O buraco é mais embaixo. Literalmente.

PERGUNTINHA
O Congresso vai se apressar, de novo, para criar mais uma lei para anistiar policiais que participaram de atos de vandalismo e violência contra a população aterrorizada?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires



Nenhum comentário:

Postar um comentário