sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

OPINIÃO DE PRIMEIRA

TODOS OS OLHOS ESTARÃO VOLTADOS
PARA A ASSEMBLEIA E PARA SEU PRESIDENTE
Quem será o personagem principal da política rondoniense neste primeiro trimestre? Se houvesse aposta, muita gente colocaria suas fichas no nome do ainda presidente interino (que em breve se transformará em comandante definitivo) da Assembleia Legislativa, o deputado José Hermínio Coelho. Por que ele? A resposta é muito perto do óbvio. Dependerão de suas ações, de sua orientação, do seu comando, algumas das decisões mais importantes para o Estado e para a recuperação da imagem do parlamento. José Hermínio terá que ser um presidente isento, ao presidir o julgamento político dos seus companheiros de Assembleia, denunciados na Operação Termópilas, mas, ao mesmo tempo, terá que representar a mão forte da sociedade, que quer ver a política livre de suspeitos e envolvidos em rolos. A Comissão Processante, criada por decisão de Hermínio, já foi um passo importante para que as coisas andem e não se suspeite de que tudo acabará em pizza, como normalmente acontece em causas que envolvem políticos. Sua decisão de se aliar à voz do povo, com uma mídia da Assembleia voltada contra a corrupção, é outro indício de que ele não pretende ser corporativista e nem compactuar com ilegalidades.

Pressionado, principalmente pelos envolvidos na Operação Termópilas e seus aliados, José Hermínio também terá que mostrar muita coragem (coisa que já o fez várias vezes na sua vida pública), para enfrentar com sobriedade a situação e não se deixar amedrontar pelas constantes ameaças que vem sofrendo e que sofrerá ainda. Terão papel muito importante neste contexto, os deputados ficha limpa da Assembleia. Eles terão que se aliar ao seu Presidente, para que a sociedade saiba, com certeza, de que a sujeira não é da ALE, mas apenas de alguns dos seus membros. Por isso, cada passo de José Hermínio será acompanhado pela população, até, pelo menos, que a vassoura seja passada e que toda a limpeza esteja concluída.

CERTO E ERRADO
A comunidade de Vista Alegre do Abunã está cheia de razão em exigir mais segurança. Também neste quesito, está abandonada há muito tempo. É ridícula a presença da polícia no distrito e a comunidade está jogada à própria sorte. O problema é a forma de protestar: fechando a BR 364. Uma ilegalidade absurda, a que recorrem vários grupos quando querem chamar a atenção para seus problemas. Mas esquecem dos problemas dos outros. Não é possível que as autoridades permitam essa baderna. Fechar uma rodovia federal é crime. Ponto final.

DA CARTOLA
Ao apresentar o nome de Miriam Saldaña como pré-candidata do PT à Prefeitura, o grupo político do prefeito Roberto Sobrinho deu uma chave de braço na ex-senadora Fátima Cleide. Colocou Miriam, militante histórica e muito respeitada dentro do diretório municipal e, mais que isso, muito próxima ao comando nacional do partido e à presidente Dilma Rousseff. Tanto quanto Fátima.

OUTRA VANTAGEM
A turma de Sobrinho tirou, numa tacada só, o grande trunfo de Fátima, que seria vir com sua candidatura avalizada pelo comando nacional em Brasília. E por Dilma. A situação ficou complicada para os interesses da ex-senadora, adversária do grupo dominante do PT porto-velhense. Uma importante vantagem dela, contudo, continua. Fátima tem densidade eleitoral e já enfrentou as urnas com sucesso. Miriam ainda não.

DILMA VEM AÍ
Aliás, o primeiro teste para se saber como Dilma se portará no episódio do PT de Porto Velho, acontecerá no mês que vem. A Presidente poderá vir à Capital para inaugurar oficialmente a usina de Santo Antônio, no rio Madeira. Se vier, certamente será alvo de atenção especial dos dois grupos políticos que querem o aval dela para a disputa municipal. Com qual das duas companheiras – Miriam ou Fátima – Dilma aparecerá mais feliz nas fotos? É aguardar para ver...

DINHEIRO FORA
Pré-candidatos na Capital – e certamente isso se repete em cidades do interior – andam com pesquisas embaixo do braço. Cada uma delas apontando o favoritismo de quem as contratou. A meses da eleição e muito antes da população estar envolvida no debate político. Tem gente que gosta mesmo é de jogar dinheiro fora. Ou viver de ilusão. Pesquisa quente mesmo, só lá por agosto. Antes, é papo furado.

NÃO TERMINOU
Em Porto Velho, o carnaval ainda não terminou. Amanhã e domingo tem o desfile das escolas de samba. Na avenida Migrantes. Pelo menos seis escolas desfilarão e é aguardado um grande público. É a primeira vez que o desfile é realizado depois que o reinado de Momo tenha sido oficialmente encerrado. Só se saberá se foi uma medida correta ou não, depois da festa atrasada deste final de semana.

NO ESTADÃO
Dentro de alguns dias, essa coluna passa a ser diária também no Estadão do Norte, jornal respeitado em toda a Rondônia e com muitos anos de serviços prestados à comunidade. A Opinião de Primeira continuará, também, sendo reproduzida em dezenas de sites. Atualmente, ela é publicada em 35 sites de notícias na nossa terra.

MAIS TARDE
Acabou a moleza de ver filme pornô cedo e futebol começando às oito da noite. O horário de verão, que nos coloca com duas horas a menos que o sul, sudeste e parte do nordeste, acaba neste domingo. Horário de bancos, de ônibus e aviões também volta a ser apenas de uma hora de diferença. Agora, só em outubro...

PERGUNTINHA
Como chegará a ajuda aos milhares de flagelados do Acre, caso persista o fechamento da BR 364, por moradores de Vista Alegre do Abunã?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário