sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

POR DENTRO DO MERCADO - Consumidores em alerta pela falta de autopeças

O desabastecmento no setor de reposição continua alarmante. Assistimos cada vez mais novos casos de consumidores em situações gravíssima, que aguardam há mais de um mês o carro na oficina, ou concessionária, pela falta de peças. Mesmo assim, algumas poucas montadoras, Fiat, Ford e Volkswagem, continuam impendindo os consumidores dos seus veículos de terem alternativa no momento de repor uma peça avariada, inviabilizando a produção e comercialização de peças similares.

"Visam elimninar a concorrência no setor de reposição de autopeças visuais dos veículos, como para-choque, retrovisores, lanternas  capôs, que compôem o segmento de colisão. O problema recai totalmente sobre o consumidor, que acaba refém da situação, em tamanha fragilidade", diz Roberto Monteiro, diretor executivo da Anafre - Associação Nacional dos Fabricantes de Autopeças.  Segundo o executivo, "não conseguem abastecer o mercado de reposição, mas não querem que outras empresas o façam".

O problema será agravado ainda mais se toda a cadeia  de produção e comercialização de peças similares for eleiminado  por estas montadoras, o que acabará não apenas com os fabricantes, mas até mesmo com o mecânico de confiança do consumidor. Nesta situação, os consumidores terão, inevitavelmente, que recorrer às concessionárias.

As dificuldades também afeta as seguradoras, pois caso o mercado de reposição com peças similares seja completamente eliminado para veículos Ford, Volks e Fiat, certamente o custo dos seguros destes automóveis seria em muito majorado. Há muitos fabricantes independentes sérios, que atuam neste mercado há mais de 40 anos, possuem qualidade, marca própria, garantia e seguem rigorosos padrões de excelência, o que é muito diferente da imagem que as montadoras tentam propagar sobre as empresas independentes.

Segundo Roberto Monteiro, "o consumidor não pode ser ingênuo e deve obter maioresinformações com seu mecânico de confiança, fazendo uma compra consciente de sua peça de reposição, analisando custo e qualidade", explica.
Fonte: Autos Na  Folha/Cuiabá/MT

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