quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

OPINIÃO DE PRIMEIRA

CONFÚCIO TENTA DE TUDO PARA TENTAR
CONSERTAR A SAÚDE PÚBLICA NO ESTADO
Na área da saúde pública, o governador Confúcio Moura está tentando de tudo para conseguir acertar as coisas. É, pelo menos até agora, o seu calcanhar de Aquiles. Mas está buscando alternativas. Primeiro, para sanear a Sesau, infectada pelas ações inescrupulosas de um grupo que acabou sendo denunciado pela Operação Termópilas. Depois, para tentar fazer a complexa estrutura do setor funcionar a pleno vapor. Confúcio nomeou, essa semana, o seu quarto secretário de saúde. Começou com Alexandre Muller, seguiu com Orlando Ramires, buscou o jovem delegado de polícia Ricardo Rodrigues e agora designou Gilvan Ramos de Almeida para a duríssima missão. Todos os três que saíram continuam na equipe de governo, mas agora em outras funções. O primeiro titular da Sesau, Alexandre Muller, considerado um técnico sério e honesto, pediu demissão quando detectou que estava envolvido por uma máfia dentro da Secretaria. Estava certo, tanto que pouco depois estourou a Operação Termópilas, que teve, entre os principais acusados, o então adjunto de Muller, José Batista. Muller jamais teve envolvimento com os rolos e saiu na hora certa. Hoje, faz parte da assessoria especial de Confúcio.

Orlando Ramires, também ileso em todas as denúncias, foi secretário e depois passou a adjunto, quando assumiu a Sesau o delegado Ricardo Rodrigues, que ficou muito pouco tempo no posto. Também pediu para sair, indo assumir uma delegacia especializada. Durante o pouco tempo em que esteve no posto, Ricardo ajudou a fazer uma limpeza na estrutura sob suspeita da Sesau, ainda com resquícios da Termópilas. Seu nome foi indicado por Gilvan Ramos de Almeida, amigo muito próximo do Governador e que agora toma à frente da mais complexa secretaria de Estado. Há ainda um longo caminho a percorrer e desafios imensos a serem transpostos. Mas não se pode dizer que Confúcio não está buscando alternativas, caminhos, atalhos, mudando sempre que necessário. Se não der certo como ele quer, não se poderá dizer que foi por falta de esforço. O que se espera é que, com tantas mudanças e planos em andamento, as coisas melhorem e a saúde pública, como um todo, dê um salto de qualidade em Rondônia.

ECONOMIZOU, PAGOU MAIS...
Consumidor porto-velhense gastou 840 KWh e pagou 402 reais, sobre sua conta referente a dezembro passado. Exigiu, dentro de casa, esforço de toda a família para diminuir o consumo, controlou o que deu. E conseguiu diminuir para 777 KWh. Não adiantou nada. Foi surpreendido com um aumento de mais de 20% na sua conta. Sobre o consumo, mesmo menor em janeiro do que em dezembro, teve que pagar 844 reais. E está se sentindo um otário.

TEM QUE EXPLICAR
Notas nos sites, reproduzidas centenas de vezes nas redes sociais, anunciam que ainda haveria deputados na Assembleia, defendendo com unhas e dentes a volta do então presidente Valter Araújo. Se houver um pingo de verdade nessa história – e os nomes dos que querem salvar a pele de Valter estão escritos com todas as letras, em sites e redes sociais – pode-se ter certeza que tais parlamentares também entrarão na lista negra da população. Se não for real, os alvejados precisam correr em direção aos meios de comunicação para desmentir. Senão, estarão ferrados...

CARNAVAL E SANGUE
No final de semana antes do carnaval, a mortandade em Porto Velho assustou. O trânsito e assassinato tiraram muitas vidas, sem contar os inúmeros feridos. Imagine-se como será a partir de sexta, quando começa o carnaval e os bêbados estarão a solta, tanto dirigindo como se metendo em brigas e confusões. A violência, que tanto se combate, é mantida não só pelos criminosos comum, mas também pelos eventuais, que, embalados por drogas e álcool, soltam suas feras nestes dias de festas. Infelizmente.

CADÊ O AQUECIMENTO?
Alguma coisa está errada na teoria de muitas ONGs interessadas em tomar conta das riquezas da Amazônia brasileira. Elas alardeiam que o aquecimento global é culpa do desmatamento, principalmente da nossa gigantesca floresta. Ué, mas então, porque essa onda de frio que já matou mais de 700 pessoas na Europa e em várias regiões do hemisfério norte? Será que estamos no mesmo planeta que está prestes a ser destruído pelo aquecimento, segundo os e que sobrevivem em função de previsões catastróficas?

SÓ DISCURSO
Números que circulam pelas redes sociais: mensalidade da internet no Japão, com 66 megas: 58 centavos, isso mesmo, centavos. Nos Estados Unidos, com 6 megas, 5 reais e 50 centavos. Na França, com 19 megas, 2 reais e 78 centavos. A péssima, horrorosa internet no Brasil, que enerva todos os usuários: 79 reais por 1 mega. Alguém ouviu aí alguma autoridade competente gritar contra esse abuso? Claro que não. E nem ouvirá. No país dos otários, defesa dos direitos do consumidor é só para discurso eleitoral.

ATÉ NO CARNAVAL!
Os olhos também estão voltados para o Palácio Presidente Vargas. A aprovação do financiamento de 545 milhões para obras, se vier da ALE, ajudará muito a amenizar as peadas críticas que, vindas de adversários e até do fogo amigo, tentam atingir a administração do governador Confúcio Moura. Ou seja, mesmo durante o carnaval, a política vai estar em alta em Rondônia.

TÍTULO MUNDIAL
O país campeão mundial em impostos (adivinhem qual é?), arrecadou, desde o primeiro dia deste ano, quase 200 bilhões de reais. Em pouco mais de um mês. Segundo o impostômetro da Associação Comercial de São Paulo. Nesse ritmo, chegaremos ao final de 2012 com a arrecadação, ou seja, aquilo que arrancam na marra dos nossos bolsos, superando os 2 trilhões. No ano passado, o valor chegou à incrível quantia de 1,5 trilhão. Mas o governo quer mais, muito mais...

PERGUNTINHA
Com exceção de um ou outro, alguém apostaria que esse grupo de jogadores estranhos convocados por Mano Menezes merece mesmo vestir a camisa da Seleção Brasileira?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires



Nenhum comentário:

Postar um comentário