domingo, 12 de fevereiro de 2012

Quiropraxia - A arte de viver saudável sobre duas rodas!

2012 está começando e não poderíamos deixar de dar algumas dicas de como se manter bem ao longo ano. A coluna vertebral é formada por músculos, tendões e diversos ossinhos empilhados que garantem nosso equilíbrio e flexibilidade. Mas como ela suporta muita pressão no dia-a-dia, pode acabar sendo sobrecarregada e causar torções ou pinçamentos nos nervos, provocando fortes dores. Seguem então, algumas dicas de como se manter bem:

- Se for praticar exercícios, evite impactos muito fortes que possam provocar uma desidratação dos discos entre as vértebras, para isso, utilize tênis com amortecedores e diminua o ritmo quando sentir muito cansaço ou dor. Tome bastante água, um corpo bem hidratado corre menos risco de sofrer lesões e mantém a flexibilidade articular saudável. Inclua em suas refeições alimentos que contenham carboidratos (massas), magnésio (hortaliças de folhas verdes), ferro (carnes e espinafre), cobre (peixes e frutas secas) e vitamina C (laranja, morango, brócolis e tomate).

- Nunca deixe de fazer alongamentos antes e depois de qualquer atividade e lembre-se de que ele deve ser passivo, isto é, não pode sobrecarregar demais a musculatura e os tendões e, e para quem já está num nível de atividade avançado, deve fazer também um pré- aquecimento de 20 minutos, correndo e mantendo a respiração normal.

- Para proteger a coluna, evite torções exageradas do tronco e levantar peso a mais do que está acostumado, pois a sobrecarga pode acabar deslocando algumas vértebras. Caso levante algum peso, abaixe todo o tronco e levante o peso com a força das suas pernas e nunca com a coluna. Sempre utilize materiais de acordo com o seu tamanho e condicionamento físico, por exemplo: ao jogar tênis, escolha uma raquete adequada a sua altura, sua mão deve envolver o cabo de modo que o polegar encontre com os outros dedos. Caso contrário, você pode sofrer lesões no punho, cotovelo e ombros, chegando até a atingir a coluna.

Lembre-se sempre: caso você se machuque ou sinta alguma dor, não se auto-medique. Procure o pronto-socorro mais próximo e orientação médica. Na volta às atividades, retorne às consultas com seu Quiropraxista e tenha um ano 100% saudável. Feliz 2011!

 Fonte:Priscila Frietzen
 Diretora Regional da Associação Brasileira de Quiropraxia





Nenhum comentário:

Postar um comentário