sábado, 18 de fevereiro de 2012

Dicas: sobre transpote de passageiros na motocicleta

Usar roupas adequadas e equipamentos obrigatórios, como o capacete, além de adotar uma postura segura são regras que valem também para o garupa.

Para desfrutar de todo o prazer proporcionado por uma motocicleta, é necessário realizar uma série de procedimentos, passando pela utilização de equipamentos e vestuário adequados até a adoção de uma postura correta na pilotagem. Essas regras, porém, não se aplicam somente ao piloto.

O passageiro, ou garupa, também deve permanecer atento a uma série de detalhes fundamentais para a sua segurança e o bom desempenho do veículo.

Segundo os instrutores do CETH (Centro Educacional de Trânsito Honda), os primeiros cuidados devem ser tomados antes mesmo de a motocicleta entrar em movimento. Devido às características de cada modelo e suas diferentes reações ao peso extra do garupa, é preciso estar atento às recomendações sobre os limites constantes no Manual do proprietário. Também é importante que a motocicleta esteja com as revisões em dia, de forma a garantir a durabilidade de seus componentes e mais segurança aos usuários.

O condutor e o passageiro devem usar os equipamentos de segurança: capacetes e proteção para os olhos, roupas claras que facilitem a visualização por outros motoristas, além de calças e jaquetas confeccionadas com tecido grosso, como jeans ou couro. Botas, luvas e capa de chuva também são aconselháveis.

Atenção redobrada
No caso de um passageiro inexperiente, é importante que o piloto reserve alguns minutos para destacar as peculiaridades da condução de uma motocicleta, o que poderá evitar possíveis reações bruscas durante a pilotagem. Chegada a hora de trafegar nas ruas, é importante que o garupa ajuste as pedaleiras traseiras assim que subir no veículo, e mantenha-se o mais próximo possível do condutor, com as duas pernas fixas firmemente no banco.

Para manter a estabilidade do veículo durante a pilotagem, o passageiro tem de permanecer com seu ângulo de visão ao lado da cabeça do piloto, de forma que possa se antecipar às manobras e acompanhar os principais movimentos – inclusive as inclinações necessárias durante as curvas.

Na frenagem da motocicleta, quando o corpo do garupa é projetado para frente, é necessário que ele pressione seu quadril de encontro ao piloto, para que este não sofra a transferência de peso e perca o equilíbrio. Quando a motocicleta parar, o passageiro deve manter os pés nas pedaleiras traseiras até avisar o condutor de que já está pronto para saltar.
Fonte: Moto Esporte


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