quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Seja um detetive

Fran Chirsty
Você sabe como detetives investigam crimes que aparentemente não têm solução? Eles acham "fios soltos" e começam a puxá-los. Uma informação leva à outra.

Nem tudo é claro e compreensível à primeira vista com informações incompletas. Esse fato leva muita gente a argumentar que já leu tantos livros, já fez tantos cursos sobre determinado assunto e não conseguiu obter êxito.

A primeira razão é que informação, apesar de importante, é apenas uma parte do quebra-cabeça. Nem todo o conhecimento do mundo sobre emagrecimento faz com que uma pessoa desmotivada e indisciplinada perca peso! Informação não faz com ela tenha força de vontade para evitar aquele pedaço de bolo! A segunda razão é que o quebra-cabeça para se compreender uma área qualquer pode estar incompleto. Ler um ou dois livros (ou dez com o mesmo ponto de vista) pode não fornecer insight suficiente para acompreensão de um determinado assunto. É por isso que a mentalidade de detetive deve sempre estar ativa. Mantenha acessa a sensação de que você está simplesmente puxando o fio solto de informações sobreo assunto em que você deseja se aprofundar e jamais assuma que já sabe tudo.

Há casos em que a informação que você desconhece e de que precisa saber para ter êxito está além do seu campo de visão, ou seja, você não sabe que precisa saber o que não sabe! A informação está em seu ponto cego, você não sabe sequer que ela existe, então você não sabe que precisa descobri-la! Para chegar até essa informação você precisa seguir pistas, "puxar os fios soltos" e, aos poucos, uma informação leva a outra e você vai descobrindo coisas que no início nem desconfiava que estivessem disponíveis ou que sequer existissem!

À primeira vista, se você tem a mente fechada e o hábito de fazer suposições e assumir verdades rapidamente, você pode acreditar que precisa só de mais um pouquinho de informação para saber "alguns poucos detalhes" que você desconhece. Ao manter essa mentalidade, você se fecha para informações que você nem desconfia que existam. A impressão quando não sabemos que desconhecemos algo é realmentede que não há nada a se aprender. É diferente de saber que não se sabe chinês - é como não saber que chinês é uma língua e pode ser aprendida; é ignorar totalmente que a língua chinesa existe! Dentro dessas condições, é preciso manter a mente extremamente aberta para não perder os sinais que mostram essascoisas que não sabemos que não sabemos para que possamos, então, começar a puxar mais um fio.

Nem sempre tudo o que você precisa saber pode ser encontrado em um livro (ou dois, ou quatro, oumesmo dez!), em um curso ou conversando com um especialista. Você precisa desenvolver a mentalidade de um investigador, de um pesquisador, sempre deixando a porta aberta e a dúvida de que há mais para se saber. Se você está estudando como escrever e publicar um livro de sucesso, por exemplo, a pesquisa nãopara quando você começa a escrever o livro, mas continua à medida que você vai concretizando os passos para concluir o objetivo final - a publicação - e ainda continua à medida que você trabalha na publicidade e na divulgação de sua obra.

Em objetivos como administrar seu próprio negócio, a investigação não acaba nunca, pois sempre há novas ideias, novos pontos de vista e abordagens, novas estratégias de negócios e marketing, enfim, o empresário que para de aprender acaba ficando para trás.
Fonte:Fran Christy - Excellence Studio Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário