quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Brasileiros com pedidos de visto para os EUA terão atendimento ampliado

A embaixada dos Estados Unidos enviou mensagem à Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) do  Senado informando que passará a fazer entrevistas para a concessão de visto em dois turnos e também aos sábados. A nova rotina será adotada igualmente pelos consulados daquele país no Rio de Janeiro e São Paulo, de acordo com o comunicado, lido na manhã de quinta feira (9) em reunião da CRE pelo presidente da comissão, senador Fernado Collor (PTB-AL).

A intenção da medida é diminuir o tempo de espera dos viajantes brasileiros pela permissão para entrar nos Estados Unidos. A embaixada informou ainda que desde o fim de agosto do ano passado tem feito mutirões para tornar mais ágil o atendimento. E anunciou a nomeação de 57 novos oficiais consulares para o Brasil nos próximos meses, além da realização de obras de reforma, ampliação e modernização das sedes dos consulados, de mo a atender melhor o público.

A mensagem à CRE foi uma resposta a oficio enviado em dezembro de 2010 pelo então presidente da comissão, o agora ex-senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG), que pediu a abertura de um consulado dos Estados Unidos em Belo Horizonte. Até hoje os mineiros têm que se deslocar ao Rio, São Paulo ou Brasília para entrevistas e entrega de documentos. A embaixada informou que essa reivindicação foi encaminhada ao Departamento de Estado, órgão responsável pela política externa.

Empregos
Em 19 de janeiro, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, fez um discurso na Disney (Flórida), deixando clara a intenção do governo de simplificar e acelerar o processo de visto para os turistas. "Quanto mais gente visitar a América, mas americanos voltarão ao trabalho", afirmou na ocasião. No mesmo dia, ele assinou uma ordem executiva para um pácote de medias para fortalecer o turismo  no país. Entre elas, está a nomeação de mais de l00 cônsules para o Brasil e a China.
Fonte: Agência Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário