quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

SAÚDE - Butantan cria teste rápido para achar causa de diarreia

Cerca de 30% das diarreias são causadas por bactérias, como a E. e a salmonela, por exemplo. O restante dos casos acontecem por infecção viral.

Um teste simples e rápido, desenvolvido no Instituto Butantan, pode ajudar a diagnosticar a diarreia de forma mais precisa e orientar o médico na hora de escolher o tratamento adequado. O exame se parece com os testes de gravidez vendidos em farmácias. Um papel é inserido em uma amostra das fezes do paciente a cada traço que aparece nele indica um entre três tipos de Escherichia coli, a principal bactéria causadora de diarreias.  Cerca de 330% das diarreias são causadas por bactérias, como a E. coli e a salmonela, por exemplo. O restante dos casos acontecem por infecção viral. As diarreias bacterianas, com origem em alimentos e água contaminados, são comuns no verão. Quando o culpado é um vírus, o tratamento consiste em evitar a desidratação, segundo o infectologista Juvêncio Furtado, professor da faculdade de Medicina do ABC.

Já no caso das bactérias, geralmente são usados antibióticos. Mas  é preciso tomar cuidado especial com um tipo de diarreia, diagnosticado no teste e causado por toxinas liberdas pela E. coli.  A bactéria produtora de toxina shiga causaou a morte de mais de 50 pessoas na Europa no ano passado, a origem da contaminação foi atribuída primeiro ao pepino espanhol e depois ao broto de feijão alemão.

Segundo Letícia Barboza Rocha, que desenvolveu o teste como pesquisa de doutroado no Instituto Butantan e na USP, o uso de antibióticos nesse caso pode romper a bactéria e provocar uma liberação maior de toxinas. Se não for tratado, o problema pode causar falência renal. Esse tipo de bactéria não é muito comum no Brasil  -- há  apenas casos esporádicos.

Segundo Roxane Piazza, bioquímica do Laboratório de Bacteriologia do Instituto Butantan e orientadora da pesquisa, um estudo da Escola Paulista de Medicina apontou que, só no Hospital São Paulo, ligado à universidade, houve 13 casos desse tipo de diarreia entre 2001 e 2004. "Se os surtos acontecerem, queremos estar preparados para  reconhecer a causa imediatamente e controlá-los".

RAPIDEZ
Para Furtado, é importante determinar de forma rápida a causa da doença. "O exame de fezes demora alguns dias e a tomada de decisão precisa ser rápida. Se eu souber se a toxina ou bactéria, posso pensar em administrar ou não antibióticos. "Ele afirma no entanto, que há outras bactérias causadoras de diarreia que não foram englobadas pelo teste.

Sandra de Oliveira Lopes, professora de infectologia pediátrica da Unifesp, diz que saber o que casua a infecção é essencial. Hoje, a identificação do agente causador da doença é feita pela análise dos sintomas, bactérias, causam febre mais alta e prostração. Mas a confusão pode levar a tratamentos errados.

"Quando há uma dificuldade de fazer o diagnóticos e diferenciar a causa, muitos pacientes acabam tomando antibióticos e nem sempre é o caso", afirma Furtado. A expectativa é que o produto esteja disponível em até dois anos, segundo Piazza.

DIAGNÓSTICO RÁPIDO
Identificação da causa da diarreia pode melhorar tramento

A diarreia se caracteriza por  um aumento do número de evacuações e pela perda consistência das fezes.

70% são causadas por vírus
As diarreias virais não têm tratamento específico. A cura é espontânea e deve-se evitar a desidratação. Podem causar uma febre baixa e não levam a mal estar.

30% por bactérias
As bactérias em geral necessitam de tratamento com antibióticos. Causam febre alta e prostação.

DIAGNÓSTICO HOJE
  • É feito com base nos sintomas.
  • Há casos em que esse reconhecimento é mais difícil e pacientes com diarreias causadas por vírus são tratados erroneamente com antibióticos.
  • Pode se feito em exame de fezes, mas o resultado demora dias.
O NOVO TESTE
  1. Uma amostra das fezes é colocada em um meio de cultivo bacteriano para aumentar a qualidade de bactérias e aumentar a eficiência do teste.
  2. Um papel é inserido no tubo e a detecção é feita pór meio de traços que vão surgindo no material, semelhante a um teste de gravidez.
  3. Cada nova linha que aparece representa um tipo de diferente da doença.
VANTAGENS
Como oferece um diagnóstico rápído, pode orientar a tomada de decisão do médico em relação ao tratamento.
O Kit idenfica três tipos de bactéria Escherichia coli:
  • Enterotoxigênica e Enteropatogênica: geralmente necessitam de tratamento com antibióticos.
  • Produtora de toxina shiga: pode não precisar de antibióticos e a princípio e levar à falência renal, se não for tratada corretamente.
Fonte: Revista Médica.


Nenhum comentário:

Postar um comentário