quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

OPINIÃO DE PRIMEIRA

PREPAREMO-NOS: ESTÁ FALTANDO
POUCO PARA A CHEGADA DO ANO NOVO
Dentro de uma semana, mais ou menos – com exceção da Bahia, onde a festa ainda vai longe – o Brasil abre oficialmente o ano de 2012. Há décadas é assim: as coisas só começam a funcionar, mesmo, depois que param os tambores, em fevereiro. Talvez devêssemos mudar a data do Ano Novo, nesse país incomparável. Só começaríamos de novo depois da festança, da bebedeiras, das meninas buchudas, das múltiplas mortes pela violência do trânsito e das armas. Daí, poderíamos começar tudo de novo. Mas 2012 está chegando de verdade, com muito pela frente. Tem as eleições municipais, em outubro. Tem um rosário de escândalos a estourar, tanto dentro do Congresso quanto do Governo. Tem ainda mais impostos, para nós, que já pagamos a maior carga tributária do mundo, porque o poder central precisa alimentar sua voracidade de dinheiro e sua obesidade mórbida. Tem as greves, que devem aumentar; tem a preparação para a Copa das Confederações, no ano que vem e a Copa do Mundo em 2014, onde estamos mais atrasados do que o cara que amanheceu na farra e está cheio de compromissos às sete da manhã. Mas, para esse Brasil em que as coisas são feitas nas coxas, o importante é que no fim, tudo dará certo, porque se ainda não deu certo é porque não chegou ao fim.

Aqui em Rondônia, as coisas também vão esquentar depois do carnaval. As relações do governo com a Assembleia e com a oposição podem amenizar ou ferver, dependendo do andar da carruagem. Na própria Assembleia, a Operação Termópilas será um fantasma a perseguir nosso parlamento até a próxima eleição. Na disputa municipal, principalmente em Porto Velho, prevê-se uma campanha de ataques e baixaria. Mas, no final, teremos uma “ótima notícia”: a Câmara de Vereadores, que a maioria não sabe muito bem para o que serve, aumentará o número de cadeiras de 16 pra 21 representantes. Enfim, depois do carnaval, quando o Brasil começa mesmo a viver a sua verdade, saberemos exatamente o que nos espera. Até lá, só o som dos tamborins e a alegria, como abrigo ilusório dos viajantes, que só acabará quando pisarmos no mundo real, de novo.

VENCEDORES
Os principais resultados da audiência pública nesta terça à tarde, na Assembleia, foram claros: saíram vitoriosos a própria instituição e seu presidente, José Hermínio Coelho. Num momento em que a ALE estava sob fogo cruzado, distante da opinião pública, por causa da Operação Termópilas, a audiência lotou suas dependências, para tratar de um assunto do maior interesse para Rondônia. Hermínio teve sensibilidade e visão política: tirou o foco do negativo e colocou-o sob a prisma de uma agenda positiva. Foi gol no ângulo, por cima da barreira...

O QUE VEM POR AÍ...
Pelo governo, falaram secretários e técnicos, defendendo o financiamento, como o chamam os governistas, de 545 milhões para realizar um grande pacote de obras. Pela oposição, o senador e ex-governador Ivo Cassol falou durante longo tempo, dizendo do porquê o empréstimo (já na sua linguagem), não deve ser aprovado pelos deputados. Debates fortes, entusiasmados e, por trás de tudo, é claro, todos, situação e oposição, de olhos voltados para o futuro: o alvo é 2014.

DECISÃO
Dia decisivo, esta quarta-feira, para o Brasil inteiro. O Supremo decide, mais uma vez, se a Lei Ficha Limpa vai valer ou não, na sua íntegra, para as eleições municipais deste ano. O assunto, que já deveria ter sido definido há muito tempo, ficou parado longo tempo, sempre enrolado num emaranhado de interesses. Se fizer valer o que a população exige, o STF dará guarida à voz rouca das ruas. Se não topar, é porque prefere que a polícia nacional continue sendo um lixão. Esperemos pelo bom senso...

COMEÇA HOJE
Enfim, nesta quarta-feira, começa oficialmente o ano legislativo. A Assembleia volta às suas atividades normais, com enormes desafios pela frente. A maior delas, sem dúvida, é dar uma resposta à altura do que exige a população, em relação aos envolvidos na Operação Termópilas. Os deputados que nada tiveram a ver com os rolos, terão que agir. Se não o fizerem, podem ir para a vala comum, perante a opinião público.

TRIO DECISIVO
Além do presidente José Hermínio, que ficará com a missão mais complexa e pesada, dois outros deputados terão papel importante, a partir destes próximos dias, na questão da investigação da Termópilas: José Lebrão, corregedor geral e Valter Araújo, ouvidor. Os dois vão ter missões vitais no encaminhamento do caso. Dependerão dos votos dos demais deputados, mas, ao que parece, se depender deles, as punições a serem pedidas serão exemplares.

THE END
Não se sabe se foi só por decisão pessoal ou se ouviu os muitos conselhos dos seus assessores. A verdade é que o governador Confúcio Moura colocou o The End no blog que vinha assinando há anos. Expunha-se demais, como chefe de governo, mesmo quando emitia apenas opiniões pessoais sobre assuntos amenos. Não tinha nada a ganhar, como homem público, a não ser tornar-se alvo dos adversários. Ao encerrar seu mandato, não se sabe se em 2014 ou 2018, ele pode retornar às escritas na net. No poder, só teria mais prejuízos a computar...

QUEM NOS DEFENDE?
A Eletrobras Rondonia, aquela que mudou de nome, mas piorou seus serviços, continua aprontando em Porto Velho. No domingo, várias áreas da cidade ficaram ser energia. Na avenida Rio de Janeiro, mais de três horas. O Cemetron ficou horas a fio no escuro. E os pobres coitados que se aventuraram a ligar para o 0800, que fica no Rio de Janeiro, se sentiram de novo enganados. Os cariocas da Eletrobras não sabem nada do que está acontecendo a mais de 3 mil quilômetros. Pobres de nós, que dependemos de tanta incompetência.

PERGUNTINHA
O carnaval, que faz o país parar, conseguirá amenizar um pouco o clima de tensão com tantas greves, denúncias e confusões que estão atingindo políticos de todas as matizes?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires


Nenhum comentário:

Postar um comentário