terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

OPINIÃO DE PRIMEIRA

O PERIGO PARA NOSSA ILHA DE
DEMOCRACIA VEM DOS VIZINHOS
Estamos mal de vizinhos! Na Bolívia, o governo autoriza que cocaleiros invadam a faixa de fronteira, mesmo em terras onde brasileiros trabalham e produzem há anos, para que as plantações tradicionais sejam transformadas em áreas de plantio da folha da coca. Na porta da nossa casa, haverá grande produção da base da cocaína, droga que nos inferniza, pelo aumento absurdo no tráfico. Nosso governo prometeu intervir, conseguir áreas para os produtores defenestrados, mas até agora, como é normal acontecer, tudo só ficou na conversa fiada. No Paraguai, nossos irmãos, alguns trabalhando na terra há décadas, estão sendo ameaçados constantemente de perder tudo o que levaram a vida para construir. Com o aval, por enquanto velado, do governo paraguaio, os sem terra de lá querem tirar, na marra, o que os brasileiros conseguiram com grande esforço. Em relação à Venezuela, as eleições se aproximam e Hugo Chávez, mesmo com câncer, quer ganhar de novo, mesmo que na marra. Dali, se pode esperar muito pouca coisa boa. E, mais longe um pouco, mas também não menos preocupante, o Equador finge viver uma democracia, enquanto ameaça multas milionárias a qualquer veículo de imprensa que critique o governo. Com o aval da Justiça.

Há também os argentinos, que nos chantageiam constantemente, tentando brecar nossas exportações e uma Presidente com sonhos de ditadura peronista, inclusive impondo silêncio à imprensa, sob pena de não fornecer papel da imprimir jornais adversários. Estamos cercados pelo perigo. A Colômbia respira um pouco melhor, agora que as Farc, sem apoio de Chaves e outros governos próximos, desistiu da guerrilha e dos sequestros. Ainda somos, no Brasil, uma ilha de democracia plena, cercados por essa confusão geral dos nossos vizinhos. Tomara que continuemos assim e não sigamos os aprendizes de ditadores. O risco está à nossa volta. Fiquemos de olho, pois...

“ENROLATION”
Amanhã, o diretor geral do Dnit, Jorge Fraxe, vai à Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado para falar sobre a BR 364. Ele foi convocado oie requerimento do senador Acir Gurgacz. Mais uma grande oportunidade que o Dnit terá para a tradicional “enrolation”, promessas vazias, garantia de milhões e milhões em investimentos. Que, é claro, jamais se tornam realidade. Para o Dnit, a 364 está bem como está.

DECISÃO PETISTA
Está chegando a hora da decisão para o PT. Há duas alas claramente divididas, rachando o partido. Numa delas, está a ex-senadora Fátima Cleide com seu grupo de aliados, esperando ser o nome ungido pelo comando nacional do partido. De outro, os petistas ligados ao prefeito Roberto Sobrinho, hoje maior adversário político de Fátima. Dessa turma, ligada à administração, é que sairá a decisão sobre o nome do candidato, porque domina o diretório municipal. A militância e o diretório não aceitam de forma alguma que alguma candidatura seja imposta de cima para baixo.

CHANCE MENOR
É neste quadro que entra a atual chefe de gabinete Miriam Saldaña, por enquanto a novidade na relação de pré-candidatos petistas. Mas o grupo ainda tem outros dois nomes: Cláudio Carvalho e Tácito Pereira. Fátima, por sua vez, está lançando, nesta sexta, sua pré-candidatura e chamando aliados para a festa. A disputa será dura, mas não há, em qualquer fonte do PT porto-velhense, um só militante que aceite uma candidatura que não seja eleita pelo diretório. Se isso for real, as chances de Fátima diminuem.

ESTREIA
A coluna Opinião de Primeira, passa também a ser publicada, a partir de amanhã, nas páginas do jornal O Estadão. Originalmente lançada na Folha de Rondônia, com outro nome, durante oito anos, esse texto jornalístico diário transfere-se para o noticiário de um dos veículos de comunicação mais respeitados de toda a região norte do Brasil. Além disso, permanece sendo editada, simultaneamente, em 35 sites de notícias de Rondônia.

DECISÃO FINAL
O STF definiu para amanhã a decisão final sobre o caso do deputado federal Natan Donadon. Condenado a 13 anos de prisão em sentença de segunda instância, no TJ de Rondônia, o parlamentar de Vilhena tem sua última chance nesta quinta, quando seu caso deve ser julgado em definitivo. Caso seja mantida a sentença da corte rondoniense, ele perde o mandato e em seu lugar entra o ex-senador Amir Lando. Se a pauta for mantida, até o final do dia de amanhã se saberá o resultado da decisão do STF.

TODOS OS OLHOS
Mesmo com a votação secreta na Assembleia, no caso dos envolvidos na Operação Termópilas, ignorar as dezenas de provas contra o líder dos acusados, Valter Araújo e seus principais seguidores, seria uma espécie de suicídio político para todos os parlamentares rondonienses. Há um rito legal a ser seguido, mas a coletividade está de olho e exige medidas duras contra o esquema de corrupção envolvendo vários deputados. Os ficha limpa da ALE sabem muito bem disso e, certamente, vão agir sabendo que todos os olhos de Rondônia estarão voltados para eles.

PERGUNTINHA
Até quando teremos que ouvir políticos dando entrevistas falando da “perca” disso; “perca” daquilo? Será que essa maioria que fala tão errado não aprendeu na escola que não é “perca”, mas sim perda?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário