quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Como desenvolver a persistência

“Se eu tivesse que escolher uma qualidade, uma característica pessoal que eu reconheço como a mais relacionada ao sucesso, em qualquer área, eu escolheria a persistência. O desejo de lutar até o final, ser nocauteado 70 vezes e se levantar do chão dizendo: ‘Aí vem a 71ª vez!’”
Richard M. Devon

Não existe sucesso barato. Se queremos ser bem sucedidos, temos que pagar o preço. E a estrada para o sucesso é longa e cheia de obstáculos. Não é de se espantar que a maioria das pessoas pare em algum momento depois de se deparar com os obstáculos. Apenas algumas pessoas têm a persistência de seguir em frente e essas são as poucas pessoas de sucesso.

A persistência é essencial. Na verdade, a persistência é uma das características mais importantes que as pessoas bem sucedidas têm em comum. Não há outra maneira de ter sucesso que não desenvolvendo a persistência em sua vida e eu gostaria de partilhar sete maneiras de desenvolvê-la aqui.

Aqui vão:
1. Aprenda a vida das pessoas bem sucedidas.
Compreender que as pessoas bem sucedidas precisam ser persistentes para atingir o sucesso vai inspirá-lo a ser persistente também. Então, descubra e leia as histórias de vida das pessoas bem sucedidas ao longo da história. Apesar de as pessoas as reconhecerem somente por suas conquistas, ao ler suas histórias você entenderá a persistência de que elas precisam no caminho para o sucesso.

2. Espere um caminho difícil, não um fácil.
Um dos principais motivos pelos quais as pessoas desistem cedo é ter expectativas erradas. Elas esperavam que o caminho fosse fácil e se surpreenderam quando descobriram que a realidade era oposta. Seu entusiasmo rapidamente se esvai e elas se desmotivam.
Então, comece sua jornada com as expectativas certas. Como eu disse acima, não existe sucesso barato. Espere um caminho difícil, não um fácil, e você estará mentalmente preparado quando se deparar com a realidade.

3. Não subestime o tempo necessário.
Assim como você não deve subestimar a dificuldade do caminho que você está prestes a seguir, também não subestime seu comprimento. É claro que todos querem atingir sucesso instantâneo. Mas isso, infelizmente, não é realista. A jornada rumo ao sucesso é uma maratona, não os 100 metros rasos, então se prepare para isso.

4. Tenha um grande porquê.
Para manter a persistência, você precisa de uma grande fonte de motivação. De que outra maneira uma pessoa poderia continuar tentando e tentando sem tamanha motivação? E tal motivação forte vem de seu propósito. Em primeiro lugar, você precisa saber por que você quer conquistar aquele objetivo. E o seu porquê tem que ser maior que os obstáculos. Quanto maior o seu porquê, melhor.

5. Aprenda a lidar com o fracasso.
Como o fracasso é uma certeza no caminho para o sucesso, saber lidar com ele é essencial. Ao saber lidar com o fracasso, você conseguirá manter sua persistência. Por outro lado, não saber lidar com ele logo vai sugar sua energia mental. Então arme-se com as melhores táticas para superar o fracasso.

6. Encontre parceiros.
As coisas serão muito mais fáceis se você arranjar parceiros que possam encorajar uns aos outros. Eles podem encorajá-lo quando você está em tempos de vacas magras e você pode fazer o mesmo por eles. Além disso, seus parceiros podem ensiná-lo lições valiosas a partir de suas experiências, de modo que você não precisará aprendê-las da maneira mais difícil.

7. Minimize seu estresse.
Para conseguir manter sua persistência por bastante tempo, você deve minimizar os ralos de sua energia mental. O estresse é um dos ralos que você precisa aprender a administrar. Se você não o fizer, você não conseguirá se manter na linha por muito tempo. E mesmo que você consiga, você não conseguirá dar o seu melhor depois de ter perdido tanta energia. Então arme-se com táticas para minimizar o estresse e preservar sua energia.
Fonte: Lumos Traduções/Excellence Studio

3 comentários:

paulo disse...

Grandes textos como este, e que me faz ser um leitor asíduo, deste blog. parabéns grande Chaddad.

paulo disse...

Grandes textos como este, e que me faz ser um leitor asíduo, deste blog. parabéns grande Chaddad.

Anônimo disse...

Amigo Chaddad...Desculpa, posso te chamar de amigo ne?
Parabens pelo texto, vc não sabia mas nesse momento estava precisando dessas sabias palavras.
Muito obrigada.

Postar um comentário