quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

A experiência é um farol...


Confúcio

Ao longo dos meus 54 anos, conquistei muitas coisas boas, tanto no campo material como no espiritual. Porém também não consegui muitas coisas, também no campo material como no espiritual. A conquista faz parte de nossa caminhada nesta vida.

Sempre escutei as pessoas dizerem que a experiência é um fator importante na vida de cada um. Que é algo importante, enfim.. Nada contra. Mas eu tenho uma definição, posso dizer uma tese sobre a experiência, digo sempre:

“A experiência é um farol virado para trás, a gente aprende, mas o tempo não volta.”

Sempre defendi está máxima, se assim posso dizer. Ao longo do tempo, tive oportunidade de ver pessoas que concordam com o meu pensamento e ao mesmo tempo pessoas que não concordam. Porém sou ciente que cada um tem o direito de interpretar estas coisas a sua maneira. Mas eu sempre “defendi” esta minha “tese”.

Como tudo na vida tem que ser fundamentado em algum experimento, estudo de algum especialista no que se defende eu ao longo do tempo procurei fazer a minha defesa em relatos de acontecimentos de minha vida, experiências também.

Mas hoje, ou seja, nesta quarta-feira (29), finalmente achei alguém que pensa como eu. E esta pessoa é nada mais nada menos que Confúcio o filosofo chinês, o mesmo veio confirmar a minha “tese”, ele disse:

“A experiência é uma lanterna dependurado nas costas que apenas ilumina o caminho já percorrido."

Simplesmente maravilhoso, pois às minhas palavras, ou seja, à minha frase, tese, ou o que quiserem chamar é exatamente o que Confúcio afirma, ou seja, a “experiência” ilumina o passado. Hoje estou mais convicto do meu modo de pensar, pois como um filósofo como o Confúcio dizendo exatamente o que eu penso, é simplesmente maravilhoso; não no sentido de se conformar com as coisas, mas sim pelo fato de aceitar e administrar as mais variadas situações da vida.

                                                                     José Carlos Chaddad

2 comentários:

Anônimo disse...

Desculpe,a autoria dessa frase não é sua.É do grande Pedro Nava que a pronunciou numa entrevista à repórter que fez a seguinte pergunta : Dr, Pedro Nava, o senhor com toda a sua vivência ,sabedoria e cultura, me diga o que o sr, acha da experiência. E ele respondeu com essa fase.

Blog do Chaddad disse...

Com relação ao seu comentário (anônimo) acima, tenho a dizer o seguinte: respeito as suas palavras, o seu pensamento. Porém, independente de ler Pedro Nava, eu já construí está frase de acordo com a minha experiência de vida e vi algo semelhante nos escritos de Confúcio. Fico grato com a sua observação e fico sempre a sua disposição e de outros leitores do Blog, os quais eu prezo muito. Obrigado e um fraternal abraço.

Postar um comentário