quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

OPINIÃO DE PRIMEIRA

DEVÍAMOS 45 MILHÕES, PAGAMOS 2 BILHÕES E
AINDA TEMOS 18 ANOS DE DÍVIDAS PELA FRENTE

A dívida começou com pouco mais de 45 milhões de reais. Meses depois, num passe de mágica, saltou para 540 milhões. Já foram pagos mais de 2 bilhões. E ainda há mais ou menos 3,5 bilhões a serem pagos. Que magia matemática foi essa, que multiplicou por 80 vezes uma conta? Até hoje não há qualquer explicação plausível para que Rondônia tenha sido vítima dessa manobra. Quando o Banco Beron quebrou – há quem use outro palavreado mais sofisticado, mas a verdade nuna e crua é que quebrou – o levantamento inicial chegava a um passivo de 45 milhões de reais, o que já era uma fortuna, quase um absurdo. O Banco Central então mandou sua equipe de interventores para sanear o que tinha que ser saneado e liquidar o banco, fazendo com que o Estado de Rondônia assumisse o passivo e o fosse pagando aos poucos. Pois, quando a intervenção terminou, pouco depois, o passivo tinha sido multiplicado por 12 vezes. A dívida já era de mais de 540 milhões. E foi essa dívida que Rondônia assumiu, sem oestanejar, na época em que Valdir Raupp era o governador. Desde lá, passou-se uma década. Todos os meses, em valores corrigidos, perto de 10 milhões de reais são retidos do Fundo de Participação dos Estados (FPE), para abater essa conta vergonhosa.

Durante dez anos, já pagamos algo em torno de 2 bilhões de reais. Ou seja, quase quatro vezes o valor inicial da conta. Fosse num país sério, houvesse responsabilidade, não pagássemos no Brasil as maiores taxas de juros do mundo, com apoio integral dos nossos governos, a dívida já teria sido considerada quitada. Mas, nada disso. Por mais 18 anos, ou seja, até 2.030, teremos que continua pagando essa conta obscena. O Senado já terminou que a conta fosse recalculada, mas o governo ignorou a decisão. A dívida já foi paga, mas o governo não aceita sequer conversar sobre o assunto. Então, em resumo, nós, rondonienses, continuaremos, por mais uma geração, perdendo milhões de reais todos os meses, apenas para cumprir um acordo empurrado goela abaixo e que, ao final, vai multiplicar por mais de uma centena de vezes, o que devíamos originalmente. Uma vergonha que vai durar quase mais duas décadas.

MENOS, MENOS...
Os governantes e parlamentares têm que começar a conter o entusiasmo, ao anunciarem obras em profusão. A maioria delas não sai do papel ou, se saem, é em ritmo de cágado, arrastando-se. O último episódio vem da própria presidente Dilma Rousseff. Ela prometeu construir, até 2014, nada menos do que 6.420 novas creches no país. Para cumprir tal promessa, teria que inaugurar 178 creches por dia, até o último dia do mandato. Pegou pesado, Sua Excelência.

HADDAD: ZERO
Só para se ter uma ideia, no primeiro ano de governo, nem 15% do programa foi cumprido. Mesmo com a liberação de mais de 383 milhões de reais. Outro dado assustador: Fernando Haddad deixou o Ministério da Educação, depois de vários anos, sem entregar uma só creche do vultoso programa anunciado por sua Presidente. Portanto, devagar com o andor. Desse jeito a coisa acaba virando motivo de piada.

TÊM RAZÃO
O competente e atento jornalista Eliânio Nascimento discorda da coluna, que publicou ontem que o deputado foragido Valter Araújo poderia se apresentar, para tentar salvar o mandato. Eliânio está coberto de razão e apresenta argumentos fortes e razoáveis. A verdade, contudo, é que a coluna apenas retratou a forte boataria que ocorria dentro da ALE, no início da semana, sobre o assunto. Até agora, como a lógica avisava, Valter continua em lugar incerto e não sabido.

CADA VEZ PIOR
Eliânio lembra que, para reconquistar o direito do mandato, Valter teria também que derrubar a liminar que não permite que ele se aproxime da Assembleia e, ainda outra, que o afastou do mandato, ao menos temporariamente. Alega, também com razão, que só quem poderia tomar essa decisão seriam seus pares, no parlamento. A verdade verdadeira é que a situação de Valter Araújo está cada vez pior e não há quem aposte um centavo de que ele tem ainda alguma chance de voltar a ser deputado.

DIREITOS DOS BANDIDOS
Agora virou rotina, em Porto Velho e também em cidades do interior. Bandidos armados entram nas casas, deixam em estado de pânico famílias inteiras, inclusive crianças e , fortemente armados, quando chega a polícia, não têm qualquer problema: eles saem atirando nos policiais. No último caso, um dos bandidos foi baleado por um PM. Só falta agora o pessoal dos direitos humanos reclamar que a polícia está usando de violência. Para essa gente, PM morto não tem problema. Já bandidão...

ESTÁ BEM VIVO
 Não se acredite em tudo que se lê nas redes sociais. No início da semana, espalhou-se, em poucos minutos, a notícia de que o ator Roberto Bolaños, o famoso Chavesv, que encantou três gerações de crianças e adultos, teria morrido. A informação correu o mundo e deixou milhões de pessoas enternecidas. Tudo mentira. Bolaños, aos 83 anos, continua bem vivo, no México.

POLÍTICA PARTIDÁRIA:
O Sintero está louquinho para criar um fato político, em ano eleitoral, como é normal fazer. Exige aumento de 35% para os professores e outras vantagens. Claro que o pedido é impossível de ser atendido pelo governo, daí o clima está sendo preparado para mais uma greve político-partidária.

RAZOÁVEL
O Estado diz que só pode pagar 6%, o que é razoável nesses tempos difíceis. Vamos ver se a categoria embarca, de novo, nessa aventura que tem como pano de fundo questões políticas e, em nenhum momento, os interesses da população. É isso que dá transformar o Brasil numa República Sindicalista...

PERGUNTINHA
Até quando continuarão sendo criadas leis no Congresso Nacional que protegem os criminosos e ajudam a colocar a sociedade brasileira como refém do crime?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires





Nenhum comentário:

Postar um comentário