terça-feira, 27 de outubro de 2015

OPINIÃO DE PRIMEIRA

ACIR GURGACZ E O MAIOR DESAFIO DA SUA VIDA PÚBLICA

O senador Acir Gurgacz, do PDT, está numa sinuca de bico. Entrou para o principal noticiário nacional, por ser o relator das contas e das pedaladas do governo da Presidente Dilma, tema que está no olho do furacão. Acir e seu partido são da base aliada. O PDT, aliás, emitiu nota esta semana, posicionando-se contra qualquer tentativa de impeachment da Presidente. Teoricamente, a posição em que Acir se colocou parece ser cômoda, já que ao ficar ao lado da Dilma, inclusive propondo a aprovação das suas contas, ficaria bem com o Palácio do Planalto e com seu próprio partido. Há, contudo, alguns aspectos que não se pode esquecer. Primeiro, ao ser lançado na mídia nacional com a responsabilidade de relatar tema tão controvertido, ele se torna alvo da oposição. Seus eventuais problemas com a Justiça, coisas antigas, que até hoje rolam apenas como denúncias ainda não comprovadas, já estão sendo  ressuscitadas. Mas há coisa pior: caso decida pedir a aprovação das contas de Dilma, pode ir na contramão da opinião pública e da grande imprensa. É um grande risco. Como Rondônia é Brasil e aqui também a opinião generalizada é contra a Presidente, Acir correrá também esse risco. Como principal nome até agora corrida pela sucessão de Confúcio Moura, o senador pode ser muito prejudicado perante o eleitorado da sua terra.
Acir Gurgacz é hoje um político experiente, com grande jogo de cintura, conhecedor dos meandros do poder e da importância da mídia sobre a opinião pública, Acir Gurgacz terá agora, certamente o maior teste da sua vida pública. Está entre a cruz a a espada. Se ficar contra Dilma, pode perder um espaço que conquistou com muito trabalho e dedicação, junto ao poder e dentro o seu partido. Se ficar ao lado de  Dilma, pode entrar em rota de colisão com seu eleitorado. E agora?
 DESTAQUE NACIONAL - O governo rondoniense está no caminho certo. Pelo menos no que se refere ao controle de gastos e no cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal. É um dos únicos estados da federação no azul, ou seja, não endividado. E é um dos quatro (junto com Mato Grosso do Sul, Paraná e Maranhão), que está rigorosamente dentro da LRF. A situação positiva das contas rondonienses mereceu inclusive destaque na  Folha de São Paulo, que enfatizou a série de medidas tomadas pelo governador Confúcio Moura para cortar gastos. Menos diárias, passagens e orçamento reduzido foram algumas das medidas destacadas.
O QUE IRRITA? - “Se hoje você saiu dirigindo com vontade de brigar com alguém, pense que essa pessoa poderia ser sua mãe, sua irmã, seu filho, seu avô. Ou que alguém como você, pensando a mesma coisa, poderá causar grande injustiça para uma pessoa que você gosta ou ama, apenas porque saiu hoje a fim de irritar alguém no trânsito. Então, pense que grosseria, gritaria e agressão é mais difícil e produz mais dor e doenças, do que carinho, gentileza e educação. Ah, isso, isso: a falta de educação irrita muita, mas muita gente no trânsito”. Texto faz parte da campanha. “O que mais Irrita no Trânsito”, que está bombando nas redes sociais...
 SÔNIA E O CINTO - Na reta final do ano, prefeitos estão apertando tanto os  cintos que já estão cortando as costelas, para tentar chegar ao final do no com as contas senão em dia, ao menos alguma coisa parecida. Em Jaru, a prefeitura Sônia Cordeiro decidiu reduzir seu próprio salário, do seu vice e dos secretários. Os estatutários ficarão sem função gratificada. Sônia demitiu 30 servidores, o que para uma petista é algo tenebroso.  A prefeita, que além  de tudo enfrenta um grande confronto político com  Câmara de Vereadores. Foi afastada duas vezes e duas vezes reconduzida ao cargo pela Justiça.
PRESO 34 VEZES - Há algumas coisas inacreditáveis, mantidos pela cegueira ideológica e pela burrice. O caso dos menores criminosos é um deles. Exemplos existem em todo o país e cada vez piores, sem que haja alguma posição ao menos razoável para resolver o caso. Afora os discursos e bobagens, nada mais. Um caso incrível ocorre em Cacoal, aqui mesmo, na nossa Rondônia. Um menino de 14 anos, uma criança, já foi preso nada menos do que 34 vezes. Na última, por ter praticado cinco assaltos na mesma noite. Entra por uma porta, sai pela outra. Nunca será recuperado. E os idiotas continuam dizendo que só com discurso resolverão  questão dos menores...
 APOIO AOS ÍNDIOS - Uma grande mobilização a favor dos índios Cinta Larga, da Reserva Roosevelt, em Espigão do Oeste, será realizada nesta sexta-feira, liderada pelo procurador da República Reginaldo Trindade. Uma extensa programação na aldeia vai reunir personalidades como o governador Confúcio Moura, os sendores Valdir Raupp e Acir Gurgcaz, o presidente da Assembleia, Maurão de Carvalho e representantes de todos os poderes. Com o lema “Conhecer para Ajudar”, o Ministério Público Federal  quer realizar a expedição Caravana da Esperança, para que as autoridades conheçam a verdadeira situação difícil em que vivem os indígenas.
 PERGUNTINHA - Quando os políticos brasileiros do Congresso Nacional vão criar vergonha na cara e afastar de vez o presidente da Câmara, Eduardo Cunha, acusado de receber propinas e de ter contas milionárias no exterior?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário